Como pegar carona durante mochilão sozinha


Por Kamila Queiroz*

Primeiramente quero deixar claro que: Eu não tenho garantias nenhuma, sobre viajar sozinha de Carona, é algo que a estrada vai te ensinando e mostrando para cada um: o que e como fazer.
Cada viagem é consigo mesmo e, é única.
Fé cega, olho vivo, faro fino e principalmente: Use a intuição. Sinta!

Como pegar carona durante o mochilão sozinha?

Onde pegar carona?

Posto de Gasolina: é um ponto legal para abordar as pessoas, com sorriso e respeito no espaço do outro. Nem todos entenderão que você esta numa grande aventura, louca para dizer tudo e dizer que é uma boa pessoa para eles levarem, porque as pessoas estão vivendo a viagem delas, curta ou da vida normal, estão lá vivendo. Então, chegue na boa, com boa vibração. Fique, se precisar, muito tempo observando quem chega, abastece e para, ou quem você sinta que vai continuar. No posto é um bom lugar para abordar caminhão também e várias pessoas estão dando pausa, câmeras, caminhoneiros conhecidos, etcs.

Rutas, Estrada: sempre fora ou saída da cidade. Não adianta muito, pedir carona, dentro da cidade porque, maioria das vezes, as pessoas estão indo perto, ou dentro da própria cidade (ai fazem gestos que você pode demorar meses para entender)

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por S.O.S MOCHILEIRXS™ (@sosmochileiras) em

Couchsurfing, Blablacar ou Grupos de caronas Facebook: sim, existem várias pessoas viajando de carro, motorhome ou simplesmente querendo compartilhar informações sobre caronas.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por S.O.S MOCHILEIRXS™ (@sosmochileiras) em

Com quem pegar carona?

Caminhoneiros: Fora Temer e viva os caminhoneiros. Sim, existem muitos caminhoneiros “maneiros”, gente boa e respeitador. E eles viajam sozinhos, tem muita histórias, são praticamente Mochileiros levando a vida na costas também, mas através de carga pesadas dos seus caminhões.
Casais: Dependente, pode ser que tenha alguns com filhos, é mais difícil, mas existem muitos casais que são aventureiros e gostam de levar outros aventureiros com eles.
Senhores/Senhoras: esses aí têm mesmo feeling do caminhoneiros, e também têm muita histórias boas. Vale muito a pena.
Qualquer outro tipo de pessoa: ABRA A MENTE E O CORAÇÃO e CONFIA que AINDA tem muita gente BOA nesse mundo. Acredite.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por S.O.S MOCHILEIRXS™ (@sosmochileiras) em

DICAS ÚTEIS DURANTE E ANTES DA CARONA:

– Quando um carro parar: pergunte primeiro o destino da carona, não fale onde você vai antes de saber onde vai a carona. (vai que o caroneiro muda a rota por causa de você, né?)
– Ir cedo para Rutas: sempre ir cedo, mas observe o comportamento da cidade durante o tempo que você ficar, observe as saídas. Cada lugar muda a rotina. Mas geralmente cedo, as pessoas estão transitando entre os povoados para trabalho ou algo do tipo. Mas não é regra. Observe!
– Pergunte o nome das pessoas: quando entrar no carro, seja educado, pergunte o nome das pessoas de dentro do automóvel;
– Quando sentir medo ou algo errado: Se você sentir que tem medo ou um ar estranho(você vai sentir), digite no celular algo e finja tirar uma foto com a pessoa e enviar para alguém e diga: “ah que legal que consegui, obrigada, estou enviando que estou bem para meu amigo aqui da cidade(onde saiu)”.
– Segurança e instinto: de verdade, se sentir medo, escreva para seus amigos/hosts do destino que você deixou e avise que esta bem, carro/caminhão tal e pessoa tal.
– Placas de informações para o motoristas: Faça uma PLACA para onde você quer ir ou simplesmente: Até a Próxima Cidade. Ás vezes avançar 30,50km para frente pode mudar muitas coisas.
– Equipamentos de mochileira sempre: Tenha sua barraca sempre, pode ser que você durma nela, caso ninguém te leve. Dúvidas de equipamentos, tenho aqui algumas soluções para seu dilema: Mochila Cargueira, Check-list básico, O que é um Mochileiro.
– Conversação: Fale o necessário e principalmente escute, aprenda o idioma e observe o caroneiro! Se sentir boa vibe, torne-se uma pessoa receptiva e aproveite a amizade.

Qualquer informação que eu escrever, pode ser útil ou não, e eu não tenho garantias de nada, por isso meninas usem seus instintos femininos e sentidos.
Eu fiz muitas amizades e, uma grande amizade na Carretera Austral que me levou por mais de 1.000KM junto. Abra mente que boas caronas surgem.
Força! E voem!
Buenas Rutas. Suerte.

*Kamila Queiroz é viajante, fotógrafa, embaixadora Worldpackers e autora do blog S.O.S Mochileiras.
Você pode saber mais sobre ela e suas viagens no site, página do Facebook e Instagram.


Deixe um comentário

Log in

Esqueceu a senha?

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Enviando Arquivo…