Companhia aérea quer levar passageiros em pé

A companhia low cost VivaColombia anunciou que podem vir a levar seus passageiros em pé. Segundo o jornal El País o CEO da companhia, William Shaw, afirmou em uma entrevista à Caracol Radio que “muitas pessoas gostaria de pagar bem barato para ir a Cartagena e não importariam de fazê-lo em pé”. Acrescentando que se aguentam “uma horinha” em pé em um ônibus do transporte público metropolitano poderiam ficar também no avião.
Sobre emergências e turbulências ele disse que “as freadas nos ônibus podem ser bastante fortes e as pessoas aguentam”.

vivacolombia01
Aeronave da VivaColombia | Foto: Reprodução Facebook.

Proposta descartada

A Aeronáutica Civil (Aerocivil) colombiana já descartou a proposta da VivaColombia por considera-la desumana.
À RCN Radio, o diretor da Aerocivil, Alfredo Bocanegra afirmou que a modalidade de levar passageiros em pé [no avião] está proibida. “Uma pessoa deve ir como um ser humano. Nós que utilizamos o sistema integral de transporte massivo público sabemos que quem viaja em pé não viaja da melhor forma possível. A condição idônea é viajar sentado, oferecendo [ao passageiro] o mínimo de comodidade”.
Ele seguiu comentando que contingencias meteorológicas, algumas delas bem estremecedoras poderiam ocasionar lesões aos que viajassem em pé.
Disse ainda que o país quer uma aviação inclusiva e que isso se consegue com tarifas mais acessíveis, mas antes de tudo deve haver a garantia de segurança e conforto aos passageiros. Segundo Bocanegra, a medida, a partir de uma perspectiva social prestaria-se a fomentar o bullyng já que um pai de família por 20.000 pesos menos levaria seu filho de pé e outro com mais poder aquisitivo levaria sua família comodamente sentada.

Com informações de El País e RCN Radio.
A foto (da home) que traz até este post está sob licença Creative Commons.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário