Comprar dólar parcelado no cartão de crédito vale a pena?


Será que vale a pena comprar dólar parcelado no cartão de crédito? Confira a resposta para essa questão no decorrer do artigo.

O dólar é a moeda utilizada na taxa de câmbio da maioria dos países, servindo como referência econômica mundial. Aposto que você já viu por aí diversas discussões acerca da moeda estadunidense, não é mesmo?
Seja para viajar ao exterior ou realizar investimentos em médio prazo, o dólar é o mais cotado por economistas e especialistas em finanças.
Por conta disso, veja, abaixo, se vale a pena ou não comprar dólar parcelado no cartão de crédito.

Por que parcelar dinheiro estrangeiro no cartão de crédito?

Ainda como uma novidade oferecida por poucas empresas nacionais, a compra de moedas estrangeiras – em especial o dólar – já é possível ser feita no cartão de crédito. Plataformas especializadas em câmbio, como a Câmbio Store já oferecem esse tipo de serviço para o consumidor, e ainda permitem o parcelamento da compra em até 12x.
O motivo é simples: a maioria das casas de câmbio só aceita pagamentos em dinheiro vivo ou transferência bancária. Se você precisa viajar daqui a 3 dias, por exemplo, e não tem um centavo no bolso, o cartão de crédito seria uma opção.
Sendo assim, você conseguiria aproveitar a viagem tranquilamente, fazer as compras que deseja e só começaria a pagar no próximo mês. Não é incrível?
No caso da Câmbio Store, existe uma facilidade ao comprar dólar parcelado no cartão: a taxa de câmbio fica travada na hora do compra. Ou seja, não tem aquele famoso problema de taxa flutuante!

Na Câmbio Store a taxa de câmbio fica travada na hora da compra, não havendo a temida taxa flutuante | Foto sob licença Creative Commons.

“Usar o cartão de crédito lá fora não é a mesma coisa?”

Não, pois a taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) aplicada na compra com o cartão de crédito internacional do seu banco é maior. Agora, se você comprar o dinheiro em espécie, com o mesmo cartão de crédito, a taxa fica muito menor. Confira:

· IOF aplicado em compras com cartão de crédito internacional: 6,38%
· IOF aplicado em compras com cartão de crédito na Câmbio Store: 1,10%

Outro ponto em questão é que ao comprar dólar parcelado aqui no Brasil, o valor é lançado diretamente na fatura, e você já fica sabendo na hora o quanto tem que pagar. Quando o cartão é usado no exterior, a fatura só chegará no próximo mês, com juros altíssimo.

Qual é o limite de compra?

Em virtude das normas vigentes para operações de câmbio, o limite máximo para comprar moedas estrangeiras parceladas no cartão de crédito é de R$ 10.000,00 por dia. Já quebra um galho, não acha? Se você deseja comprar mais do que este limite, basta dividir o montante total em tranches de até R$ 10 mil por dia.

Pontos negativos de parcelar dólar no cartão de crédito

Nem tudo são mil maravilhas, não é? Comprar a moeda estadunidense parcelada no cartão de crédito implica em alguns custos adicionais. Se a compra for paga no crédito à vista, por exemplo, a taxa de juros seria de 5,7% na Câmbio Store.
À primeira vista, pode até ser um ponto negativo se for comparar com a compra tradicional, com dinheiro em espécie ou TED. No entanto, assim como foi mencionado no tópico acima, se a pessoa precisa urgentemente do dólar e não tem nenhuma opção cabível, usar o cartão de crédito no Brasil para adquirir sua moeda estrangeira pode ser a melhor saída.
O trabalho realizado por algumas empresas, como a Câmbio Store, por exemplo, consiste em facilitar o contato entre o cliente e as corretoras/casas de câmbio. Com isso, fica muito melhor ter acesso a valores melhores e condições especiais de pagamento.

Afinal, vale a pena comprar dólar parcelado?

Levando em consideração os fatores tempo e necessidade, vale muito a pena adquirir a moeda estrangeira parcelado no cartão de crédito. No entanto, a dica principal é PLANEJAMENTO. Consulte as melhores cotações na Câmbio Store, faça uma simulação do quanto vai custar e faça a sua viagem com a cabeça tranquila.

Este é um publieditorial.
Texto: Equipe Câmbio Store.


Deixe um comentário

Log in

Esqueceu a senha?

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Enviando Arquivo…