Conecte com a gente

Mapas

Conheça um dos maiores e mais antigos mapas do mundo

Mochileiros.com

Publicado

em


Um enorme e colorido mapa da Terra foi criado pelo cartógrafo, Urbano Monti, em Milão na Itália em 1587. Agora passados mais de 430 anos, o especialista em cartografia, David Rumsey com a ajuda de seu sobrinho, montou uma versão digital do do que segundo eles seria o maior e mais antigo mapa-múndi: ele teria 10 ‘foot square’ de diâmetro quando com suas 60 partes reunidas.
São incríveis os desenhos apresentados no mapa. A beleza do documento mescla arte, história e ciência exibindo além de informação geográfica (a que se tinha na época), dados climáticos, da fauna, flora e até sobre a arquitetura de cada país. Leões e camelos por exemplo, podem ser vistos na África Central, pássaros exóticos na América do Sul, além de retratos de reis e guerreiros adornando o mapa.
O responsável pela versão digital do icônico mapa é presidente da Cartography Associates, editora sediada nos Estados Unidos. Sua coleção conta com mais de 150 mil mapas e é uma das maiores de mapas particulares do país.

Foto: davidrumsey.com

Foto: davidrumsey.com

Nesta parte do mapa, um pedacinho de Argentina e Chile | Foto: davidrumsey.com

Parte da Europa | Foto: davidrumsey.com

Figuras de reis e imperadores adornam o mapa | Foto: davidrumsey.com

Você pode saber mais sobre este mapa, conferir seus detalhes e suas 60 partes clicando aqui.
Há outros incríveis mapas antigos também no https://www.oldmapsonline.org/

Votar

1 ponto
Upvote Downvote

Comentários do Facebook

comentários

O Mochileiros.com foi criado em 1999 e recebe todos os meses mais de um milhão e meio de visitantes. Nossa comunidade é formada por viajantes experientes e iniciantes buscando informações sobre viagens independentes e econômicas em um verdadeiro circulo virtuoso de compartilhamento de informações gratuitas sobre destinos de todo o mundo.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Mapa permite que você conheça seu endereço na Terra milhões de anos atrás

Mochileiros.com

Publicado

em


Quem seriam nossos países vizinhos se os continentes ainda estivessem juntos? A gente já se perguntou isso por aqui, quando mostramos um mapa (que circulou bastante pela internet) do que seria a Pangeia com os países que conhecemos hoje mas o mapa criado pelo engenheiro de software Ian Webster, vai além: no http://dinosaurpictures.org/ancient-earth#240 você pode digitar por exemplo, o nome da cidade onde mora e ver onde ela estava há milhões de anos atrás e porque não, saber que tipo de habitantes havia por ali.
O site faz parte do DinosaurPictures.org, um banco de dados destinado a estudantes, professores, crianças e ou curiosos sobre os dinossauros. É construído com o PaleoDB, um banco de dados científico especializado em paleobiologia formado por centenas de profissionais da área.

Esse pontinho vermelho no mapa é São Paulo há 240 milhões de anos (você pode escolher entre 20 e 750 milhões de anos, no topo da tela do mapa interativo | Foto: Reprodução.

Esta é a representação de um Aeolosauro, que viveu em Sampa (seus fósseis foram encontrados em alguns lugares da Argentina e em São Paulo) há 240 milhões de anos | Foto: Reprodução.

Pensamos num destino que queremos conhecer: as (hoje) ilhas Phi Phi, na Tailândia | Foto: Reprodução.

Com informações do OpenCulture.


Comentários do Facebook

comentários

Continue lendo

Comidas Típicas

Mapa mostra o que comer em cada ponto do planeta

Mochileiros.com

Publicado

em


A identidade de um país passa por inúmeros bens e dentre suas riquezas, sua comida. E você há de concordar que  explorar a culinária local é um dos muitos grandes prazeres de uma viagem. Estamos na torcida para que eu e você experimentemos vários pratos mundo afora de preferência nos seus lugares de origem. Até lá a gente pode ir matando a curiosidade através de um mapa interativo bastante interessante, que mostra os pratos típicos comentados, fotos, receitas e indica os lugares nos quais você pode prová-lo. É o Taste Atlas.
Dá pra ficar navegando horas, exceto se você estiver com fome – risos.

Comidas Típicas

Algumas delícias do Brasil | Foto: Reprodução.

Quanto mais zoom, mais detalhes e pratos | Foto: Reprodução.

A Coxinha por exemplo, recebeu (CLARO) nota máxima na avaliação | Foto: Reprodução.

Aproveite e confira o post que fizemos sobre as melhores coxinhas de São Paulo!

Foto: Reprodução

Alguns pratos típicos da costa oeste do continente africano | Foto: Reprodução.

Alguns pratos de parte da Europa | Foto: Reprodução.

Ficou curioso(a)? Você pode navegar pelo mapa ou fazer a busca por países no https://tasteatlas.com/search


Comentários do Facebook

comentários

Continue lendo

Mapas

Pesquisa mostra os melhores e piores países para fazer amigos

Mochileiros.com

Publicado

em


Segundo pesquisa realizada pela rede social InterNation, uma espécie de “Linkedin para expatriados”,  a Costa Rica é o melhor país do mundo quando o assunto é fazer amigos; o pior é a Suécia.

A pesquisa entrevistou 12.500 expatriados sobre a vida no exterior, classificando os melhores e piores lugares com base em tudo, desde qualidade de vida, facilidade de acomodação, vida familiar e finanças pessoais.

Arte: The Independent

O país da América Central teve um bom desempenho em várias categorias e foi o vencedor isolado quando se trata de fazer amizade com os locais. O México ficou em segundo lugar, seguido pela Argentina, Uganda e Malta.

No outro extremo da lista, a Suécia foi eleita o lugar mais difícil do mundo para conseguir um amigo. Ocupando também as últimas posições da lista de 65 países estão outros duas nações da Escandinávia: Noruega e Dinamarca. A Suíça também integra o clube dos países mais difíceis do mundo para se fazer um amigo local.

 

O Brasil ficou um pouco acima da média amigável ocupando a 22ª posição do ranking. Em 2016 o país ocupava a 11ª posição.
(Parece que estamos nos tornando pessoas mais chatas, vide Facebook :D)

Segue o ranking completo:

  1. Costa Rica
  2. México
  3. Argentina
  4. Uganda
  5. Malta
  6. Barém
  7. Omã
  8. Camboja
  9. Filipinas
  10. Colômbia
  11. Equador
  12. Portugal
  13. Malásia
  14. Romênia
  15. Taiwan
  16. Chipre
  17. Vietnã
  18. Nova Zelândia
  19. Quênia
  20. Indonésia
  21. África do Sul
  22. Brasil
  23. Espanha
  24. Grécia
  25. Peru
  26. Israel
  27. Irlanda
  28. Cazaquistão
  29. Nigéria
  30. Ucrânia
  31. Turquia
  32. Tailândia
  33. Panamá
  34. EUA
  35. Rússia
  36. Índia
  37. Canadá
  38. Mianmar
  39. Emirados Árabes Unidos
  40. Itália
  41. Austrália
  42. Cingapura
  43. Hungria
  44. Hong Kong
  45. República Checa
  46. Luxemburgo
  47. China
  48. Polônia
  49. Reino Unido
  50. Chile
  51. Coreia do Sul
  52. França
  53. Holanda
  54. Bélgica
  55. Japão
  56. Arábia Saudita
  57. Finlândia
  58. Áustria
  59. Alemanha
  60. Qatar
  61. Kuwait
  62. Suíça
  63. Noruega
  64. Dinamarca
  65. Suécia

Comentários do Facebook

comentários

Continue lendo

Blog

Mapa mostra o significado literal do nome de cada país

Mochileiros.com

Publicado

em


O nome de um país é geralmente a primeira pista que temos sobre sua cultura e história. Este mapa criado por um site australiano mostra a tradução literal do nome de cada país, sugerindo seus significados originais. Como fonte os criadores usaram o “The World Fact Book da CIA, o Oxford Dictionaries e outros meios que você pode conferir nessa planilha. O nome de cada país foi traduzido do idioma nativo para o inglês e nós vamos traduzir aqui (os mais curiosos) para o português .

As lógicas de batismo são muito parecidas, alguns países são nomeados em homenagem aos seus primeiros habitantes, ao ambiente físico ou à localização. A Macedônia por exemplo é a “Terra do Povo Alto”, a Islândia obviamente é a “Terra do Gelo”. Outros países recebem o nome de sua história específica ou observações sociais feitas por exploradores pioneiros. Papua Nova Guiné se traduz como “Homens de cabelo crespo” na língua malaia – um nome que foi dado pelo explorador marítimo espanhol Yñigo Ortiz de Retez depois que ele visitou a ilha em 1545 e notou a aparição dos habitantes locais.

Confira abaixo os mapas divididos por continente:

 

Europa

A Europa tem uma longa história de exploração, e muitos dos nomes dos países refletem as terras e aqueles que as exploraram. A França leva o nome de uma coalizão de tribos germânicas, os francos. O nome Frank vem da palavra alemã antiga franka, que significa “feroz”, tornando a França a terra dos ferozes.  A Noruega significa simplesmente ‘The Way North’, ou ‘The Northern Way’, fazendo referência a uma antiga rota Viking.

A Espanha é de longe o mais curioso, a “Terra dos muitos Coelhos”. A origem do nome vem de  “ilha dos hiraxes”. Os colonizadores fenícios encontraram coelhos em abundância por lá e os confundiram com hiraxes (pequeno mamífero do norte da África), nomeando a terra no dialeto canaanita. Os romanos, que falavam latim, adaptaram o nome para “Hispania”.

África

A África é conhecida como o berço da civilização – o lugar de onde vem toda a vida humana. Seus nomes de países revelam uma história de culturas tribais e colonização. Por exemplo, Malawi significa “Terra das Chamas”, que é pensado para refletir o hábito local de queimar grama morta para preparar a terra para o cultivo.

O explorador português Fernão do Pó viajou ao longo do rio Wouri em 1472, encontrando uma abundância de camarões ao longo do caminho. Ele descobriu e nomeou o Rio dos Camarões, batizando assim a atual República dos Camarões.

O Sudão vem do árabe “bilad as-sudan” que significa “terra dos negros”.

Ásia

A Ásia ocupa um terço da área total do mundo e é o continente mais populoso do planeta. Sua rica diversidade de cultura e história se reflete em seus nomes de países.

A dinastia Koryŏ governou seu reino de 935 a 1392 AC, supervisionando um país que estava formando suas próprias tradições culturais distintas. Esse país é agora conhecido como Coréia, que pode ser traduzido como “alto e bonito”. Também podemos aprender sobre a geografia da região. O nome do Iraque se refere à sua localização nos rios Eufrates e Tigre. Ele vem do árabe al-‘irāq, que se traduz como ‘ao lado da água’.

 

América do Norte

Os nomes dos países norte-americanos contam a história da colonização européia. O nome ‘America’ provém das “habilidades marqueteiras”  do explorador italiano Américo Vespúcio, uma história muito interessante que você pode conferir aqui.   O México, colonizado pela Espanha, é a tradução simplificada em espanhol da palavra “mexxica” da língua náuatle  que significa “No umbigo da lua”.  Os exploradores espanhóis também chegaram a grande parte da América Central e do Caribe, onde encontraram gemas como a “Terra pela Água” e a “Praça das Romãs” – conhecidas hoje como Nicarágua e Granada.  Já os Estados Unidos é o que tem o nome praticamente auto explicativo.

 

América do Sul

A América do Sul possui alguns dos ecossistemas mais diversos do planeta. Também abriga o maior rio do mundo: o Amazonas.  Não deve ser uma surpresa então, que muitos dos nomes dos países reflitam essa realidade: a abundância de água. A Guiana é derivada de uma língua indígena ameríndia e significa “Terra de muitas águas”, enquanto a vizinha Venezuela tem o nome da cidade dos canais, a “Pequena Veneza”.

Três países da América do Sul têm o equador passando por eles, e este é, de fato, onde o Equador recebe seu nome. A palavra espanhola para equador é, você adivinhou, Equador. O Brasil como estamos cansados de saber vem da madeira de uma árvore que é a “red like an amber” ou em bom português, “vermelha como brasa”, o Pau Brasil.  Argentina é derivado do latim “argentum”, que significa “prata”, em alusão ao Rio Prata,  pois então é a “Terra ao lado do Rio Prateado” ou a “Terra da Prata”.  A Bolívia leva no nome uma homenagem ao libertador da América, Simón Bolivar, ou seja a “Terra do Bolívar”.

O exato significado por trás da palavra “Peru” é obscuro: a teoria mais popular a deriva da palavra nativa “biru” que significa “rio”, portanto no mapa é a “Land of The River” ou a “Terra do Rio”.  Já a Colômbia é uma homenagem ao descobridor da América, Cristóvão Colombo.

Chile é o lugar “Where the land ends”  proveniente da palavra mapuche “chili/chilli” que significa “onde a terra termina/onde a terra vai embora/limite do mundo”

Oceania

A Oceania pode ser o menor continente, mas suas diversas paisagens – desde a floresta tropical até os vulcões e as pastagens – fascinam as pessoas há séculos.

Foram os gregos que criaram o nome Terra Australis Incognita, que significa “Terra do Sul Desconhecida”, quando sonhavam com terras desconhecidas no hemisfério sul.  Alguns mitos locais acreditam que essas terras  deram origem a todo o universo. Samoa se traduz em “Centro Sagrado”, e a lenda diz que é aqui que o Deus samoano Tagaloalagi dos Céus criou o mundo.  A Nova Zelândia é a “Aotearoa” que na língua maori significa “terra da grande nuvem branca”.

Curtiu?  Então confira aqui uma versão ampliada e navegável do mapa e aqui uma lista completa da Etimologia dos nomes dos países.


Comentários do Facebook

comentários

Continue lendo

Blog

14 mapas que irão mudar seu jeito de enxergar o mundo

Mochileiros.com

Publicado

em


Já estava passando da hora de atualizar nosso catálogo de posts sobre mapas e neste iremos trazer uma segunda compilação com dados bastante curiosos sobre o mundo e sobre o Brasil.  Pra quem ainda não viu a primeira, ela está no post “23 mapas que irão fazer você enxergar o mundo por outra perspectiva“.  Partiu mapas!

01 – Mapa dos países mais corruptos do mundo

Pelo menos até 2016, no último mapa divulgado pela ONG Transparência Internacional,  nós ainda estávamos bem longe de conseguir o título desse “campeonato”.  Estamos em 79º lugar numa lista de 176 países. No ranking, quanto mais próximo do primeiro lugar, menos corrupto aparenta ser o país.  Em primeiro lugar está a Nova Zelândia, considerado então o país menos corrupto do mundo.  Em último está a Somália.  O mapa é interativo, você pode passar o mouse e ver a posição de cada país. (Se não está aparecendo aí em seu navegador clique aqui pra ver.)

02 – Mapa dos países mais corruptos da América Latina

O povo brasileiro é o vice campeão da honestidade no ranking dos países latino americanos. O primeiro lugar ficou para as ilhas de Trinidad e Tobago.  Os números do mapa tem como base uma pesquisa da ONG Transparência Internacional,  que entrevistou 22 mil pessoas em 20 países da região e mostra a porcentagem de cidadãos de cada país que dizem ter pago algum tipo de propina para ter acesso à serviços básicos nos últimos 12 meses (incluindo escolas, hospitais, funcionários do governo, policiais e juízes).

 

03 – Mapa dos países onde está presente o Exército Americano

Segundo o mapa que tem como fonte dados do Defense Manpower Data Center, as maiores concentrações de soldados americanos fora dos EUA estão no Japão, Alemanha, Coréia do Sul, Itália, Afeganistão, Reino Unido, Iraque e Guam.

04 – Mapas dos Países que dominam a indústria automobilística

O mercado de exportação de automóveis representou mais de US $ 700 bilhões em atividade econômica em 2016, de acordo com os números do WorldsTopExports.com. No mapa abaixo estão os países que dominam essa indústria.  O Brasil é o 23º país do ranking com apenas 0.7% da fatia deste mercado.  (Você pode ver o ranking completo clicando aqui)

 

05 – Mapa das redes sociais mais utilizadas no mundo

Parece que o plano de dominação mundial de Mark Zuckerberg está indo de vento em popa…

 

06 – Mapa dos países onde a economia mais depende do Turismo

Quanto mais vermelho, mais dependente é o país…

07 – Mapa dos países mais empáticos do mundo

Pela primeira vez, cientistas classificaram países pela empatia de sua população e, de acordo com dados coletados de 104.365 pessoas em 63 países , o Equador é o país mais empático do mundo, seguido pela Arábia Saudita e o Peru.  Conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan,  o estudo, que mediu a compaixão dos habitantes locais e a sua tendência para se colocar no lugar de outra pessoa,  apontou a Lituânia como o país menos empático dos 63 pesquisados.

O Brasil aparece entre os países menos empáticos do mundo. (Isso explica muita coisa… :D)   Parece que fazemos parte do time da  Legião da Má Vontade como profetizaram os humoristas do grupo Hermes & Renato: “Cada um com seus problemas! ” :D)

Cada um com seus problemas!

08 – Mapas dos países com mais unidades do MC Donalds no mundo

 

 

09 – Mapa dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo

O mundo desperdiça uma quantidade enorme de alimentos todos os anos. De acordo com as Nações Unidas são 1.3 bilhões de quilos por ano.

 

10 – Mapa de homicídios no Brasil em relação ao mundo

Sim… O número de homicídios no Brasil em 2015 foi maior que todos os países em azul JUNTOS. Mas não paramos por aí, em 2016 batemos o recorde e chegamos ao primeiro lugar do ranking com o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Mas os números gritantes, comparados ao resto do mundo não são novidade, como mostra o gráfico abaixo. O estudo sobre a falta de empatia parece que acertou na mosca.

 

11 – Mapa da felicidade

O Relatório Mundial da Felicidade é uma medição da felicidade publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. O relatório é publicado desde 2012.  No site do cientista Alexander B. Fry, você pode navegar em um globo interativo com dos dados da última pesquisa.

Segundo o último relatório, o país mais feliz do mundo é a Noruega. O Brasil fica no 22º lugar. No último lugar no tal de 155 países  a República Centre-Africana.

12 – Mapa dos melhores filmes do mundo

Esse mapa traz os 250 melhores filmes do mundo segundo o ranking do IMDB. (Para ver em tamanho maior clique no mapa)

13 –  Mapa do separatismo na Europa

O mapa mostra as regiões e a porcentagem da população que apoia a independência.

14 – Mapa da receptividade com estrangeiros

Em 2013 o Fórum Econômico Mundial compilou dados de uma pesquisa produzida em 140 países estimando a atitude da população de cada país em relação a visitantes estrangeiros. De acordo com os dados, os três principais países mais acolhedores para estrangeiros são: Islândia, Nova Zelândia e Marrocos.  Outros países do alto escalão da receptividade incluem os ricos e pacíficos do mundo ocidental (Irlanda, Canadá, Áustria), alguns paraísos turísticos (Tailândia, Emirados Árabes Unidos) e também alguns países da África Ocidental: Mali e Senegal.  Os menos receptivos segundo o mapa são por ordem: Bolívia, Venezuela e Rússia. O Brasil é um dos países considerados bastante receptivos de acordo com o estudo.

 

 


Comentários do Facebook

comentários

Continue lendo

Blog

Ideias de decoração com mapas para quem ama viajar

Mochileiros.com

Publicado

em


Dia 25 de julho é Dia do Viajante! Para você, apaixonado por esse mundão, a gente preparou 3 dicas legais de como decorar sua casa com adesivos mapas-múndi.

Use o Adesivo Mapa-múndi com países destacáveis da Viagema como ponto central em uma parede especial da sua casa.

1- No quarto: para sonhar com mais viagens (e logo, realizá-las!)

Dá pra usar em cima da cabeceira no quarto e ir destacando os países visitados

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

2- Na sala

A sala fica moderna e elegante com o mapa centralizado com o sofá

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

3- Composição leve em um cantinho especial

Uma outra sugestão é destacar todos os países do mapa e colocar fotos de viagem emolduradas ao redor, para uma composição mais leve e com muita lembrança boa

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Além dos adesivos, disponíveis em 4 cores e 2 tamanhos diferentes, a Viagema também tem vários outros produtos de decoração com tema viagem. Confira no site, na página no Facebook e no Instagram e aproveite o Dia do Viajante para decorar a sua casa!

Arte: Divulgação.

Alguns outros itens para decoração da sua casa ou escritório disponíveis no Viagema:

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Texto e fotos: Divulgação.
Este é um publieditorial.


Comentários do Facebook

comentários

Continue lendo

Blog

Mapa mostra melhores destinos para viajar de acordo com o clima

Mochileiros.com

Publicado

em


A ferramenta “The best time to visit anywhere in the world” (A melhor época para visitar qualquer lugar do mundo) criada pelo nômade digital, Ryan Whitaker é um mapa interativo que informa quais são os melhores destinos para viajar de acordo com o clima que o viajante espera encontrar.
No mapa é possível que o usuário insira as temperaturas máximas, mínimas e médias desejadas para um determinado período, além do número de dias chuvosos que está disposto a “enfrentar” durante a viagem. Depois disso o mapa apresentará quais lugares no mundo oferecerão tais condições.
Ao portal Travel+Leisure, Whitaker contou que o mapa foi criado depois dele descobrir que não havia dados suficientes relacionados ao tema que pudessem ajudar um viajante a escolher um lugar para conhecer de acordo com sua preferência climática.
Ele reconhece que o mapa ainda tem algumas limitações como por exemplo, não reportar dados de precipitação.
A ferramenta foi elaborada com base em dados do National Oceanic And Atmospheric Administration (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) com informações de 2007 a março de 2017.

Confira o mapa e obtenha mais informações sobre ele (e como utilizá-lo) no site.

Foto: Reprodução.


Comentários do Facebook

comentários

Continue lendo

Blog

Mapa mostra quanto deixar de gorjeta em cada país

Mochileiros.com

Publicado

em


O “Tip advisor” (tip, gorjeta em inglês) é um mapa interativo no qual é possível saber quanto se deve deixar de gorjeta em cada país do mundo. Criado pelo site britânico Go Compare por enquanto o mapa traz dados sobre as ‘tips’ em 49 países, além de informações básicas que podem ajudar o viajante a entender um pouco da cultura local.

São informações sobre o quanto deixar em um restaurante, hotel ou para o taxista.
E você, costuma deixar gorjeta por aí?

Foto: Reprodução.

Para acessar o mapa e navegar por ele clique aqui.

Ao clicar sobre o respectivo país, aparecem as dicas. Abaixo, como exemplo o Brasil:

No Brasil, mapa fala sobre os 10% padrão já incluso e sugere deixar entre 10 e 15% do valor da conta em restaurantes; arredondar o valor gerado no taxímetro; 10% e 5% nos hotéis por exemplo | Foto: Reprodução.


Comentários do Facebook

comentários

Continue lendo

Blog

37 mapas que irão fazer você enxergar o mundo por outra perspectiva

Mochileiros.com

Publicado

em


O mundo é bastante surpreendente e complexo com todos os tipos de pessoas e lugares à espera de serem descobertos. Um simples mapa pode ser uma ótima maneira de nos mostrar como estamos conectados ou desconectados. De que países consomem determinados tipos de bebidas alcoólicas até aqueles que mais fazem sexo aos que possuem o passaporte mais poderoso, esses mapas irão fazer você enxergar o mundo por outra perspectiva. Dá uma conferida!  (Alguns dos mapas estão com link e basta clicá-los para abrir uma versão maior em outra janela do navegador.)

1 – Sabe quando você está na praia olhando para a linha do horizonte, imaginado qual país está do outro lado? Esse mapa vai te ajudar nessa “viagem”!

Fonte: Reddit

 

2 – Se a América do Norte fosse “retirada” da Terra e “colada” em Marte ou Júpiter ficaria mais ou menos assim:

Fonte: Reddit

3 – Esse mapa mostra a porcentagem de pessoas que fazem sexo semanalmente (acho que alguém andou mentindo na pesquisa) hahahaha!

Fonte: Reddit

 

4 – Já esse mostra a idade em que as pessoas fizeram sexo pela primeira vez…

© Chartsbin.com / Imgur

 

5 – Esse mapa mostra (em amarelo) onde moram 2% da população da Austrália. Os demais (98%) vivem nas áreas em branco.

Fonte: Imgur

 

6 – Esse mostra a idade média dos habitantes em cada país. O Brasil é um país de trintões!

Fonte: © Simran Khosla / Global Post

 

7 – Esse mapa mostra o quão poderoso é o passaporte de cadas país, ou seja, o quanto ele “abre portas”. Até que não estamos tão mal assim!

Fonte: Imgur

 

8 – Esse mostra os diferentes sistemas de escrita do mundo. Em azul estão os países com alfabeto latino, como o Brasil, onde “Wikipedia”, se escreve Wikipedia!

 

9 – Neste estão os países que não adotaram o Sistema Métrico : EUA , Mianmar e Libéria

10 – Este mostra como alguns países (e estados americanos hahaha!) possuem o desenho territorial muito parecido.

11 – Esse mostra como é a camuflagem militar de cada país

12 – Os cabos de fibra ótica que conectam o mundo

13 – O tipo de bebida alcoólica mais consumida em cada país.

14 – Os produtos de exportação que mais trazem divisas para cada país.

© Khosla / Global Post

15 – O mapa dos bilionários do mundo e o quanto eles acumulam em bilhões de dólares em cada país.  Parece que na casa dos bilhões o Brasil vai muito bem… agora só falta se transformar em um país! 

Fonte: Forbes 2016

 

16 – Em quais cidade estão concentrados os bilionários…

17 – Países em que o número de pessoas que se dizem “sem religião” está crescendo em porcentagem em relação ao total da população. Esse grupo inclui ateus e agnósticos.

18 – Países em que o cristianismo está crescendo em porcentagem em relação ao total da população.

19 – Países em que o islamismo está crescendo em porcentagem em relação ao total da população.

 

20 –  Mapa com a porcentagem de pessoas com a acesso à internet em cada país.

21 – O sistema operacional mais usado em cada país.

 

 

22 – Mapa com o ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês: Programme for International Student Assessment – PISA)  – Melhores avaliações em verde, piores em vermelho!

 

23 –  Mapa com o “Índice de fragilidade do Estado”  da ong “The Fund for Peace” que avalia a vulnerabilidade dos Estados em relação à conflitos ou colapsos. O mapa é de 2017 e nos coloca na mesma posição do Cazaquistão.

24 – Mapa dos países mais corruptos do mundo

Pelo menos até 2016, no último mapa divulgado pela ONG Transparência Internacional,  nós ainda estávamos bem longe de conseguir o título desse “campeonato”.  Estamos em 79º lugar numa lista de 176 países. No ranking, quanto mais próximo do primeiro lugar, menos corrupto aparenta ser o país.  Em primeiro lugar está a Nova Zelândia, considerado então o país menos corrupto do mundo.  Em último está a Somália.  O mapa é interativo, você pode passar o mouse e ver a posição de cada país. (Se não está aparecendo aí em seu navegador clique aqui pra ver.)

25 – Mapa dos países mais corruptos da América Latina

O povo brasileiro é o vice campeão da honestidade no ranking dos países latino americanos. O primeiro lugar ficou para as ilhas de Trinidad e Tobago.  Os números do mapa tem como base uma pesquisa da ONG Transparência Internacional,  que entrevistou 22 mil pessoas em 20 países da região e mostra a porcentagem de cidadãos de cada país que dizem ter pago algum tipo de propina para ter acesso à serviços básicos nos últimos 12 meses (incluindo escolas, hospitais, funcionários do governo, policiais e juízes).

 

26 – Mapa dos países onde está presente o Exército Americano

Segundo o mapa que tem como fonte dados do Defense Manpower Data Center, as maiores concentrações de soldados americanos fora dos EUA estão no Japão, Alemanha, Coréia do Sul, Itália, Afeganistão, Reino Unido, Iraque e Guam.

27 – Mapas dos Países que dominam a indústria automobilística

O mercado de exportação de automóveis representou mais de US $ 700 bilhões em atividade econômica em 2016, de acordo com os números do WorldsTopExports.com. No mapa abaixo estão os países que dominam essa indústria.  O Brasil é o 23º país do ranking com apenas 0.7% da fatia deste mercado.  (Você pode ver o ranking completo clicando aqui)

 

28 – Mapa das redes sociais mais utilizadas no mundo

Parece que o plano de dominação mundial de Mark Zuckerberg está indo de vento em popa…

 

29 – Mapa dos países onde a economia mais depende do Turismo

Quanto mais vermelho, mais dependente é o país…

30 – Mapa dos países mais empáticos do mundo

Pela primeira vez, cientistas classificaram países pela empatia de sua população e, de acordo com dados coletados de 104.365 pessoas em 63 países , o Equador é o país mais empático do mundo, seguido pela Arábia Saudita e o Peru.  Conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan,  o estudo, que mediu a compaixão dos habitantes locais e a sua tendência para se colocar no lugar de outra pessoa,  apontou a Lituânia como o país menos empático dos 63 pesquisados.

O Brasil aparece entre os países menos empáticos do mundo. (Isso explica muita coisa… :D)   Parece que fazemos parte do time da  Legião da Má Vontade como profetizaram os humoristas do grupo Hermes & Renato: “Cada um com seus problemas! ” :D)

31 – Mapas dos países com mais unidades do MC Donalds no mundo

 

 

32 – Mapa dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo

O mundo desperdiça uma quantidade enorme de alimentos todos os anos. De acordo com as Nações Unidas são 1.3 bilhões de quilos por ano.

 

33 – Mapa de homicídios no Brasil em relação ao mundo

Sim… O número de homicídios no Brasil em 2015 foi maior que todos os países em azul JUNTOS. Mas não paramos por aí, em 2016 batemos o recorde e chegamos ao primeiro lugar do ranking com o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Mas os números gritantes, comparados ao resto do mundo não são novidade, como mostra o gráfico abaixo. O estudo sobre a falta de empatia parece que acertou na mosca.

 

34 – Mapa da felicidade

O Relatório Mundial da Felicidade é uma medição da felicidade publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. O relatório é publicado desde 2012.  No site do cientista Alexander B. Fry, você pode navegar em um globo interativo com dos dados da última pesquisa.

Segundo o último relatório, o país mais feliz do mundo é a Noruega. O Brasil fica no 22º lugar. No último lugar no tal de 155 países  a República Centre-Africana.

35 – Mapa dos melhores filmes do mundo

Esse mapa traz os 250 melhores filmes do mundo segundo o ranking do IMDB. (Para ver em tamanho maior clique no mapa)

36 –  Mapa do separatismo na Europa

O mapa mostra as regiões e a porcentagem da população que apoia a independência.

37 – Mapa da receptividade com estrangeiros

Em 2013 o Fórum Econômico Mundial compilou dados de uma pesquisa produzida em 140 países estimando a atitude da população de cada país em relação a visitantes estrangeiros. De acordo com os dados, os três principais países mais acolhedores para estrangeiros são: Islândia, Nova Zelândia e Marrocos.  Outros países do alto escalão da receptividade incluem os ricos e pacíficos do mundo ocidental (Irlanda, Canadá, Áustria), alguns paraísos turísticos (Tailândia, Emirados Árabes Unidos) e também alguns países da África Ocidental: Mali e Senegal.  Os menos receptivos segundo o mapa são por ordem: Bolívia, Venezuela e Rússia. O Brasil é um dos países considerados bastante receptivos de acordo com o estudo.

 


Comentários do Facebook

comentários

Continue lendo

Os 10 + vistos do Mês

Log in

Or with username:

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Enviando Arquivo…