Desfrute das férias passando vários dias em Cabo Frio

Cabo Frio é uma das cidades turísticas mais visitadas do Rio. Recebe seu nome porque está localizado em uma península, daí “Cabo”, e “Frio” refere-se ao fato de que a temperatura de suas águas é muito mais baixa do que a das cidades vizinhas. Entre as características que fazem sobressair esta localidade, a qualidade da areia é muito agradável. Isto se deve ao fato de que é fina, é branca e não tem mica, portanto não esquenta e qualquer um pode andar sobre ela sem ter que pular para evitar queimar os pés.

Como se isso não fosse suficiente, a água turquesa cria o cenário ideal para tirar uma passagem Cabo Frio e visitar este local paradisíaco, a fim de aproveitar seus benefícios e tirar muitas fotos. A seguir comentaremos sobre as suas praias mais famosas: Praia do Forte, do Peró, das Conchas e Praia Brava.
A vida noturna na alta temporada é super ativa em termos de atividades e movimento em geral, podendo visitar suas casas noturnas para dançar, sair para saborear pratos típicos da região e muito mais. É perto de Búzios e Arraial do Cabo, outras cidades turísticas com praias belíssimas.

Foto: Carlos Erbs/MTur.
Foto: Carlos Erbs/MTur.

Praias

Praia do Forte – É uma das praias mais amadas pelos moradores locais, sendo uma das centrais da cidade de Cabo Frio. Sua areia é branca e na área de pedestres você encontrará banquinhos, quiosques e restaurantes onde poderá saborear pratos para todos gostos e bolsos, como peixe frito fresco ou aquela porçãozinha de camarão, entre outros. Na própria praia está o Forte de São Mateus, um edifício que data de 1650. Esta atração consiste em um forte construído pelos portugueses para defender a praia dos navios europeus.

passagemcabofrio02
Detalhe do Forte de São Mateus. Ao fundo, mar claro e as areias brancas da Praia do Forte, além dos prédios que formam o bairro homônimo e também os vizinhos de Balneário das Dunas, Algodoal e Braga | Foto: Carlos Erbs/MTur.

Praia do Peró – Esta praia fica muito próxima ao centro de Cabo Frio e, junto com o Forte, é uma das maiores. Tanto surfistas experientes quanto amadores adoram a qualidade das ondas, por isso, quando você chegar, provavelmente verá várias pessoas tentando surfar com estilo.
Tem um pequeno canal que o separa da próxima praia.

passagemcabofrio03
Praia do Peró/Morro do Vigia | Foto: Carlos Erbs/MTur.

Praia das Conchas – Se você está no Peró então não terá que caminhar muito para chegar aqui. Fica a cerca de 7km do centro e a linha costeira tem mais de 500 metros de comprimento. É uma praia bastante frequentada. Por lá é possível a prática de pesca e caiaque. Possui muitos quiosques e restaurantes servindo variados pratos, a maioria, frutos do mar.

passagemcabofrio04
Foto: Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA 3.0.

Praia Brava – Esta é a mais escondida da lista e por isso pegar uma passagem Cabo Frio e ir visitá-la é uma excelente ideia, pois é uma praia de difícil acesso e intacta.
Com águas claras e agitadas é bastante procurada por surfistas e bodyboarders. Por lá também pratica-se o nudismo.
A Praia Brava fica entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete (Ogiva). O percurso final até a praia é feito a pé, por uma trilha de pedra em terreno em declive. Também é possível chegar até ela em o mar de barco ou táxi boat.

passagemcabofrio05
Foto: Carlos Erbs/MTur.

Clima

O clima de Cabo Frio tende a ter temperaturas mínimas anuais que variam entre 20 e 25°C, com máximas entre 25 e 30°C. Os meses chuvosos são de novembro a março, mas isso não é motivo de preocupação, pois duram apenas algumas horas e esfriam o ambiente.
A alta temporada vai de dezembro até o final da Páscoa, quando os cariocas visitam Cabo Frio por estar a cerca de 3 horas do Rio e aproveitam a oportunidade para passar suas férias ou feriados na cidade.
Se você está em busca de paz e tranquilidade cercado por poucas pessoas, então você terá que visitar a cidade de abril a novembro. Os preços são um pouco mais baratos e o clima das praias é mais harmonioso.

O que fazer

Mergulhar – Há uma grande variedade de esportes aquáticos, sendo o mergulho, a vela e a pesca esportiva os mais populares. Entretanto, a atividade mais popular é a primeira mencionada porque a profundidade pode variar entre 6 e 40 metros e a transparência de suas águas fazem de Cabo Frio um dos melhores lugares do Brasil para mergulhar até o anoitecer. Os barcos geralmente partem do Porto dos Anjos (que fica na vizinha Arraial do Cabo) e em uma questão de 15 minutos levam os turistas aos pontos de exploração, que acabam sendo nos mares de uma cidade e outra (Cabo Frio e Arraial do Cabo).
Os mergulhos são divididos de acordo com a dificuldade, com alguns para iniciantes e outros para especialistas com vários anos de experiência. Se você for um do primeiro grupo, é recomendável contratar os serviços de guias profissionais para garantir que tudo corra bem.

Passear de barco – As praias não são a única atração, embora sejam uma das mais visitadas. Quando você quer ver o pôr-do-sol na sua plenitude, pode ir ao Canal de Itajuru, na Lagoa de Araruama são organizados passeios de catamarã. As ilhas de Papagaios e Do Japonês possuem trilhas de
trekking onde é possível caminhar por um tempo em contato com a natureza. Consulte os receptivos locais.

Visitar o Parque das Dunas – Aqui você encontrará as mais belas dunas de todo o país, formando paisagens fascinantes que são uma atração em si mesmas. Para entrar no parque, pegue a estrada para Arraial do Cabo e você estará lá em questão de minutos. Lembre-se de colocar seu lixo nas lixeiras porque, além de ser uma coisa básica a ser feita em qualquer destino, esta é uma área protegida por lei.

Gastronomia e vida noturna – Na gastronomia local, os pratos de frutos do mar se destacam e eles podem ser encontrados em praticamente todos os restaurantes. Você pode encontrar bons restaurantes nos bairros de Passagem e Praia do Forte, mais precisamente na avenida do Canal.
Embora seja verdade que o ambiente em Cabo Frio é muito mais relaxado e menos animado do que, por exemplo, na vizinha mais famosa, Búzios, não será difícil encontrar o lugar ideal para beber um drinque, dançar ou curtir shows de música ao vivo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário