Viagem para Colômbia: 10 destinos para você querer ir agora

Fazer uma viagem para Colômbia pode ser uma boa opção já que atualmente é um dos países que menos exigências faz dos viajantes para que ingressem em seu território a Turismo. Brasileiros por exemplo, podem entrar somente com o RG e não precisam de visto.

Mas muito mais do que isso, você terá chance de conhecer um povo hospitaleiro, ricas cultura, gastronômica e história além de incríveis paisagens. Na Colômbia você poderá visitar montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes, destinos da Floresta Amazônica e as tão sonhadas praias do Caribe tudo em um só país. 

Nós já viajamos por lá, nos tempos em que a guerrilha ainda era um impeditivo que afastava muitos viajantes e pode acreditar,  o país é realmente sensacional, vale uma viagem completa por todo seu território. É aquele lugar que você fica com aquela “sensação de quero mais” e basta ler uma pequena mostra que está neste post para você entender o porquê.

Trekking no Parque Nacional Natural El Cocuy

14898447240 4614809a23 k 1024x768
Foto: Rafcha

O Parque Nacional Natural El Cocuy está localizado no centro-leste da Colômbia e possui uma área de 3.060 km². Em seu território há 23 picos nevados , 15 deles acima dos 5. 000 m. O parque também conta com cachoeiras, lagoas e é habitat de espécies como a anta, o urso de óculos, o condor andino, a águia e o veado. As trilhas são feitas a partir dos povoados de El Cocuy e Guicán.  Há duas principais opções de se fazer caminhadas pelo parque, uma delas é fazer caminhadas diurnas partindo de madrugada da praça central do vilarejo de El Cocuy.  O transporte do vilarejo até o local de início das caminhadas é feito pelo caminhão do leiteiro. Sim! Não é um “trekking comercial”…  Há também a opção do trekking de 6 dias  partindo do vilarejo de Guican e terminando em El Cocuy.

Mais informações: www.pnncocuy.com

Caño Cristales

Caño Cristales é um rio colombiano localizado na serra de La Macarena. Algas de diversas cores se reproduzem no fundo do rio o que dá a impressão de ele ser multicolorido, tanto que também é conhecido por “Rio de cinco cores” (vermelho, amarelo, verde, azul e preto) ou o “Mais belo rio do mundo”.  Além do espetáculo natural de cor, a beleza cênica do rio fica ainda mais completa pelos vários poços e pequenas cascatas que se formam em suas transparentes águas, que além das algas abrigam corais.

Para chegar ao Caño Cristales é necessário ir até a cidade de La Macarena, no departamento de Meta e de lá pegar uma lancha para atravessar o rio Guayabero; depois um carro e fazer uma caminhada de 3Km até a entrada do parque.

Lagunas de Siecha – Parque Nacional Chingaza

3377493789 6c8282faab b
Foto: Luis Alejandro Bernal

Local sagrado para os Muiscas, os indígenas que viviam nas montanhas da Colômbia até a conquista espanhola no século 16. São três lagos que fazem parte do Parque Nacional Chingaza.

A área é um belo santuário natural de montanha que serve como um refúgio para diversas espécies de animais como veados, coelhos, águias e uma população crescente de ursos de óculos.

Quebrada Las Gachas de Guadalupe

“Quebrada” é um termo usado em muitos países latino-americanos para se referir a um córrego ou rio pequeno.  Na Quebrada las gachas há vários poços com diâmetro e profundidade diferentes que se transformam em verdadeiras jacuzzis naturais. Em algumas é possível até mergulhar. O local fica a 45 minutos da cidade de Guadalupe, departamento de Santander.

Como você pode observar no vídeo acima, para conseguir curtir o lugar com tranquilidade é melhor encaixá-lo no seu roteiro em um dia de semana.

Cartagena

36hours cartagena replacement photo videoSixteenByNine1050 v3
Foto: Fritzie Andrade

Cartagena foi fundada em 1533 e é um dos principais destinos turísticos da Colômbia, a cidade que foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984, possui um dos mais belos e preservados conjuntos arquitetônicos da América do Sul.

Nós ficamos alguns dias por lá e quando você chega na cidade,  já percebe logo de cara que está em um lugar diferente. A música tocando no rádio do táxi, o jeito de falar e se comportar do taxista, a roupa das pessoas, o vento que bate forte e refresca o calor de quem está tomando a segunda margarita em um dos bares sobre a muralha que contorna e protege o centro histórico da cidade.  Você não só entende, mas sente que aquela América do Sul da Cordilheira, e do altiplano ficou pra trás, você está no Caribe!  

E as praias de água azul, cristalinas? Estão ali por perto e os principais passeios de barco são para a Playa Blanca e Islas del Rosario. Há algumas agências que fazem a reserva do passeio pela web, mas o melhor mesmo é comprar lá e pesquisar muito bem, pois o preço varia muito de agência para agência e os barcos são sempre os mesmos e saem diariamente todas as manhãs.  Pechinche sem dó.

Cartagena é uma cidade que dá pra passar 1 semana fácil sem enjoar, vai depender de quanto tempo você tem. A região turística é pequena e se você não estiver com muita pressa a dica é fazer tudo a pé. Pra facilitar você pode ficar hospedado no Bairro Getsemani que fica próximo de tudo.

Em um dia da pra sair bem cedo e percorrer o Centro San Diego que é a parte interna da Muralha. Tem vários museus e restaurantes. Percorra rua por rua pois vale muito a pena, e depois volte por fora da muralha e termine a noite em um dos bares da Plaza de Los Coches.  Em um terceiro dia você pode ir a pé de manhã até Bocagrande pela orla e voltar pela avenida San Martin,  e a tarde ir ao Castillo de San Felipe de Barajas.

playa-blanca
Playa Blanca – Cartagena – Foto: cartagenatourguides.com

Ilhas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina

103 SanAndres
Foto: colombia.travel

São aproximadamente 40 lugares para mergulhar e praias com areia branca e mar azul, daquele jeito que você imagina quando falam de Caribe, sem mais, nem menos. As atrações se dividem pelas ilhas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina.  No Mochileiros.com há uma verdadeira bíblia com informações sobre a região, pois é um dos locais mais visitados por viajantes brasileiros na Colômbia.

sheyllas-place-photos-exterior
O lugar realmente é inacreditável – Foto: Sheylas Place Hostel

Trilha Cuchillas de Bocagrande

4903555630 3bcb34bd59 o

Cuchillas de Bocagrande é uma formação rochosa situada no Parque Nacional de Sumapaz na Colômbia e fica apenas a 30 quilômetros de Bogotá .

A formação de rocha se estende por dois quilômetros e dá ao caminhantes belas vistas sobre o vale, de onde se pode ver falésias, lagos e prados úmidos – e em dias claros, é  possível ver Bogotá.   Não encontrei no Google relatos de brasileiros que estiveram por lá, portanto, se você for o primeiro, depois avisa pra gente aqui.

Trekking Paramillo del Quindio – Parque Nacional Los Nevados

Trekking Colombia Los Nevados Paramillo del Quindio JCG 1310x650
Foto: Juan Carlos Gonzalez

O Paramillo de Quindio é um dos picos mais altos do Parque Nacional Los Nevados (4.750m). Esta montanha era conhecida como Nevado del Quindio, mas devido às alterações climáticas, ao longo das últimas duas décadas perdeu consideravelmente a neve. É uma caminhada de 50 km feita em 3 dias.

Trekking Ciudad Perdida

Ciudad Perdida
Foto: Casal 100 / Membros de honra da comunidade Mochileiros.com

Buritaca 200 ou Ciudad Perdida foi descoberta em 1976 por uma equipe de arqueólogos colombianos e é o mais preservado sítio arqueológico entre os mais de 250 encontrados na região da Serra Nevada de Santa Marta, na Colômbia.  A pequena cidade construída e habitada pelos índios Taironas entre os anos de 800 e 1600 d.C, hoje recebe viajantes de todo o mundo. O acesso à cidadela se dá por trilhas que cortam o vale do Rio Buriticá em um trekking que tem duração média de 5 dias (ida e volta). 

dsc02871-copy
Piscina Natural no Caminho da Trilha para Ciudad Perdida –  Foto: John & Heather / Roaming Around The World

Parque Nacional Natural Tayrona – Santa Marta

1024px 116 Tayrona Cabo San Juan Colombia
Cabo San Juan – Parque Nacional Natural Tayrona | Foto: David Shankbone/CC 3.0

O Parque Nacional Tayrona é um refúgio do Caribe Colombiano e talvez seja o segundo destino mais visitado por viajantes brasileiros na Colômbia (o primeiro é San Andrés). O local fica a 34 km da cidade de Santa Marta é um dos mais importantes parques naturais colombianos, pois é o habitat de um grande número de espécies. Dos 15.000 hectares que compõem o parque, 3.000 são de área marinha.

Entre as atrações do lugar estão, o Sendero Los Naranjos, a Playa del Muerto, também conhecida como “Crystal Beach” (Playa Cristal) por conta das águas cristalinas, o Cabo San Juan de Guia, (que é este da foto acima), o Pueblito Chairama, uma das cidadelas perdidas da Colômbia, antigo lar dos índios Tayronas e há também uma praia de nudismo “não oficial”.

Playa Cristal - Foto: turkiis.com
Playa Cristal – Foto: turkiis.com

Perguntas frequentes sobre viagem para Colômbia

Qual é a melhor época para visitar a Colômbia?

A melhor época para visitar a Colômbia é durante os meses de dezembro a janeiro e de julho a agosto. Considerados períodos de “Estação Seca”, época de menor incidência de chuvas no país, são ótimos para curtir as belas praias colombianas (como San Andrés e Cartagena) e seus parques nacionais.
De qualquer forma, o clima não é o mesmo em todo o país e por ter uma grande diversidade topográfica você vai encontrar lugares com climas mais quentes, como nas áreas a costa do Pacífico; temperados como em Medellín e Cali, mais frios como em Bogotá, com uma oscilação entre 12 e 17 graus, até zonas glaciares como a Serra Nevada de Santa Marta e quentes e úmidas como a região Amazônica.

O que brasileiros precisam para entrar na Colômbia?

Brasileiros não precisam de visto para viajar para a Colômbia e podem entrar somente com o RG com foto atual e em boas condições de conservação. Não são aceitos outros documentos como certidão de nascimento ou carteira de motorista.
Fazer o “Check-Mig” – preencher um formulário online, um pré-registro 48 horas antes da viagem no site oficial da migração colombiana: https://apps.migracioncolombia.gov.co/pre-registro/public/preregistro.jsf
Pagar taxa aeroportuária – A taxa “é o valor cobrado aos passageiros pela utilização das instalações aeroportuárias. O passageiro é obrigado a pagar esse valor na prestação do serviço de transporte aéreo comercial regular e não regular.” Algumas companhias aéreas já têm este custo incluso em suas tarifas, informe-se com a companhia onde você adquiriu ou irá adquirir sua passagem.
– Ter contratado um Seguro Viagem Colômbia. A contratação não é obrigatória, mas é altamente recomendável; inclusive o Consulado da Colômbia em São Paulo faz essa recomendação aos viajantes.
Clicando aqui você tem mais informações sobre como contratar o seguro.
– Comprovante de vacinação contra Febre Amarela – O país exige comprovante de vacinação contra Febre Amarela caso vá visitar locais turísticos como o Parque Tayrona, o Parque Nacional da Serra Nevada de Santa Marta e várias reservas na Amazônia. É importante ressaltar que a vacina deve ser tomada 15 dias antes da viagem para estes destinos, portanto providencie aqui mesmo no Brasil e carregue com você o comprovante. Neste link você pode consultar quais outros destinos colombianos exigem vacina contra Febre Amarela.
Vacina contra a Covid-19 – A Colômbia não exige comprovante de vacinação para entrada em seu território, exceto contra a Febre Amarela, como mencionado acima, porém assim como no Brasil, autoridades locais estão habilitadas a definirem as diretrizes contra o avanço da pandemia considerando os fatores e riscos de suas regiões. Para acessar algumas instalações e estabelecimentos ou para participar de eventos em alguns lugares é necessário apresentar o comprovante de vacinação completa (1 ou 2 doses, a depender da vacina), portanto carregue com você (em local seguro) seu comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Ressaltando que a última data da vacinação deve ser de pelo menos 14 dias antes do embarque.
Mais informações sobre saúde e vacinas você pode conferir clicando aqui.

Precisa fazer teste de Covid para viajar para Colômbia?

Não é preciso fazer um teste de Covid para viajar para Colômbia. O governo colombiano anunciou em junho de 2021, a suspensão de apresentação obrigatória de teste PCR negativo para a Covid-19 para entrada no país.

A foto que abre o post é do fotógrafo colombiano, Mário Carvajal (www.cano-cristales.com) está sob licença Creative Commons 3.0.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

2 comentários em “Viagem para Colômbia: 10 destinos para você querer ir agora”

Deixe um comentário