Documentário mostra percurso de 70Km a pé pelos cânions gaúchos


Intitulado “Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes”, produção premiada no Concurso Interativo do Gramado Film Market 2019 mostra a jornada de cinco pessoas que fazem uma expedição no estilo trekking pelos arredores de São José dos Ausentes, conhecida como a cidade mais fria e de maior altitude do Rio Grande do Sul

O doc foi exibido em fevereiro no canal Travel Box Brazil e posteriormente também entrou no YouTube* (assista o filme completo abaixo).

Em agosto de 2019 o longa recebeu o Prêmio Box Brazil de licenciamento, no Concurso Interativo do Gramado Film Market, premiação paralela do Festival de Gramado. O prêmio envolve direitos de exibição no canal de viagens, turismo e cultura da Box Brazil, maior programadora independente da televisão por assinatura brasileira.

terradoscanions filme canions 5
Foto: Divulgação.

Produzido pela Cine Travel, o documentário mostra a jornada de cinco pessoas que fazem uma expedição no estilo Trekking em São José dos Ausentes, conhecida por ser a cidade mais fria e de maior altitude do Rio Grande do Sul. Entre os seus paraísos naturais estão oito cânions, várias cachoeiras e belíssimas paisagens e este foi o cenário escolhido pela equipe formada por Camila Jasper, Lucas Jasper, Josemar Contesini, Andrews Mohr e Cleber Pazini para percorrer a pé 70 quilômetros durante cinco dias, enfrentando as adversidades do tempo e presenciando inúmeros milagres da natureza.
Lucas Jasper, diretor do filme e um dos expedicionários, afirma que a experiência foi um desafio incrível. “Sem querer entrar na parte técnica profunda, mas sim como documentarista, registrar o esforço dessas pessoas, bem como as belezas naturais e ‘intocadas’ de São José dos Ausentes, foi uma das melhores oportunidades que já tive. O filme não tem a pretensão de expor o que é fazer o trekking em Ausentes mas apenas mostrar para as pessoas que esse lugar fantástico existe e está lá para qualquer um que queira visitar”, declara.
Já Camila Jasper, expedicionária e produtora executiva, conta que acampou pela primeira vez durante as gravações e que, desde então, o trekking se tornou uma de suas grandes paixões. “Pensei que o acampamento fosse ser uma das minhas dificuldades, mas adorei. A jornada foi uma experiência para a vida: ver a hora exata em que a neblina cobre todo o cânion, a chuva inesperada, dormir admirando o céu estrelado, a vegetação, a fauna e a forma como nos integramos com os outros expedicionários… foi tudo incrível”, finaliza.

terradoscanions filme canions 20
Foto: Divulgação.
terradoscanions filme canions 2
Foto: Divulgação.

Além do prêmio, a parceria entre o canal e a produtora já começa a render outros frutos. A Cine Travel está trabalhando em mais dois documentários que também retratam expedições que têm como cenários lindas paisagens. “Trekking Vale do Pati” e “Ausentes 4×4: Expedição Off Road” estão previstos para serem lançados ainda em 2020.

*Dica do leitor viajante Tiago Taz. Valeu Tiago!


7 comentários em “Documentário mostra percurso de 70Km a pé pelos cânions gaúchos”

    • Oi Tiago! Acrescentamos o link. Obrigado pela dica. Quando publicamos o post ainda não haviam disponibilizado.
      Abraço. Cuide-se!

      Responder
  1. Conheço este lugar desde que eu era criança e já passei um pouco dos 60. Voces desceram? Eu gostaria de ir lá embaixo…

    Responder
  2. Eu odeio tv por assinatura, só assisto online como posso acessar esse canal por essa mídia ou streaming

    Responder

Deixe um comentário