Elefantes da Tailândia podem morrer com a falta de turistas

Mais de mil elefantes podem morrer de fome na Tailândia devido ao fim das receitas do Turismo no país. Os donos dos animais geralmente dependem dessa renda para mantê-los alimentados e saudáveis e agora muitos estão sendo abandonados. As informações são do portal Terra, citando a CNN Brasil.

Segundo a publicação, mais de 4 mil elefantes são criados em cativeiro na Tailândia. Cada um deles pode comer até 200Kg de comida por dia. “Se não houver apoio para mantê-los seguros, esses elefantes vão morrer de fome ou serão colocados nas ruas. Algumas das fêmeas estão grávidas”, comenta à CNN, Lek Chailert, criador da Fundação Save Elephant.

elefantesTai kym ellis Unsplash
Foto: Kym Ellis/Unsplash.

 

A irlandesa Kerri McCrea é fundadora e administradora de um santuário em Mae Chaem, no norte da Tailândia. Ela contou à reportagem que cerca de 70 elefantes já foram abandonados por seus donos nas proximidades do santuário porque eles não estão mais recebendo dinheiro dos turistas. “As pessoas aqui não tem muitos recursos, mas estão fazendo o que podem para manter os elefantes vivos por enquanto.”, diz.

Além do problema financeiro, eles estão na época seca. “Alimentar elefantes é uma prioridade, mas o problema é que não há mais floresta suficiente para alimentá-los”, conta. Ela precisa dirigir cerca de três horas para conseguir mato e milho para alimentar cinco animais que estão sob seus cuidados.

elefantefeliz andrew rice unsplash
Foto: Andrew Rice/Unsplash.

Ela fala sobre o comportamento de quando os elefantes estão felizes: balançam os rabos, agitam as orelhas e se dão banhos de lama e pó para se refrescarem. Nenhum desses comportamentos têm sido demonstrado por eles. Eles ficam deprimidos quando têm fome, explica.

Você deve ter visto (ou pode ver agora, aqui) as impressionantes imagens que centenas de macacos divididos em gangues rivais protagonizaram nas ruas da cidade de Lopburi, na Tailândia atrás de comida. É cenário de filme apocalíptico.

Nota: O Mochileiros.com é completamente contrário as atrações turísticas que exploram animais, mas o fato é que elas existem e neste momento a falta do Turismo nos lugares que a praticam já reflete no comportamento e saúde dos animais.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

7 comentários em “Elefantes da Tailândia podem morrer com a falta de turistas”

  1. Já passou da hora de castrar qualquer animal silvestre “criado” em cativeiro. Se não tem mais espaço na selva, não tem que continuar se reproduzindo pra depois serem explorados no turismo, mesmo que seja aquela exploração disfarçada de “santuários”.

    Responder
  2. VAMOS COMPARTILHAR NAS REDES ATÉ SURGIR UMA ONG, E DOAÇÕES !!!! NÃO PODEMOS FICAR PARADOS VENDO OS ANIMAIS MORRENDO DE FOME🙏🙏🙏🐘🐘🐘🐘🦧🦧🦧 NA TAILANDIA🙏🙏🙏❤️❤️❤️❤️❤️

    Responder
  3. Quer dizer que esses elefantes só foram criados para gerar receitas para esses tailandeses! Se eles não gerarem dinheiro, que morram, não é seres humanos? Vem meteoro…

    Responder
  4. O santuário que visitei e acolhe elefantes que um dia já foram explorados pela atividade turística me enviou um e-mail pedindo doações justamente porque também esses santuários dependem dos turistas, porém lá nós ajudamos a dar comida, banho e nos conscientizamos dos malefícios do turismo irresponsável, de se montar em elefantes, pagar pra ver fazerem malabarismos ou coisas do tipo. O link pra quem puder doar é esse: http://www.elephantsanctuaryasiafoundation.org/donate-for-foundation/

    Responder

Deixe um comentário