Eles viajam pela América do Sul promovendo a Astronomia


Viajando de carona e com as mochilas carregadas de sonhos e alguns apetrechos como maquete e telescópio, os venezuelanos Bryant González e Pablo Urrea estão há quase 2 anos viajando pela América do Sul promovendo a Astronomia.
O projeto recebeu o nome de ‘Mochileros Astronómicos’. Pelos lugares onde passa a dupla realiza palestras sobre o tema. De acordo com informações publicadas pelo jornal El Litoral, de outubro de 2017 a agosto de 2019, mais de 11 mil pessoas interessadas por Astronomia participaram do projeto que mistura ciência e viagem. “Levamos instrumentos lúdicos e interativos, maquetes do sistema solar e equipamento para lançar [o que simula] foguetes”, conta Bryant.
Além de destinos turísticos pelo caminho, os mochileiros às vezes param em áreas rurais onde sequer há internet. Ali as pessoas se entretém com a ideia e aprendem algo “essa é a ideia central”, reforça explicando que insistem na didática de que com pequenas coisas se pode mostrar e explicar grandes fenômenos do Universo. “Não necessariamente é preciso de um telescópio. É possível fazer divulgação astronômica com qualquer coisa: a céu aberto e em plena luz do dia.” Eles se dedicam a despertar curiosidade pela ciência. “Adaptamos as explicações às diferentes idades”.

À espera de uma carona no norte da Argentina | Foto: Facebook/@astromochileros.
Bryant e as crianças num lançamento de foguete feito com garrafa pet | Foto: Facebook/@astromochileros.
Os Mochileros Astronómicos no Salar de Uyuni, na Bolívia | Foto: Facebook/@astromochileros.

Os mochileiros

Bryant e Pablo decidiram partir do seu país, a Venezuela, quando a crise por lá se agravou. Para ajudar nos custos da viagem eles realizam as palestras que são gratuitas em troca de hospedagem e comida e também vendem em CD material interativo/informativo.
Aficionado pela Astronomia, Bryant idealizou o projeto em 2017 depois de 6 anos sendo conferencista no Planetario Humboldt, em Caracas. A ideia inicial, conforme informações publicadas pelo Voy de Viaje, era viajar de planetário em planetário compartilhando seus conhecimentos, mas como nem todas as cidades latino-americanas contam com esse tipo de equipamento, decidiu abrir as possibilidades e incluir vilas, escolas, áreas rurais e todo lugar onde seja permitida a divulgação da Astronomia.
Neste ano, o amigo Pablo Urrea, especialista em desenho gráfico e audiovisual se uniu ao projeto para documentá-lo.
Eles dividem suas histórias e agenda no site, Facebook e Instagram.

Foto: Facebook/@astromochileros.

Com informações de El Litoral, Voy de Viaje e Mochila Astronómica.
A imagem (da home e) que traz até este post é dos viajantes no Salar de Uyuni, na Bolívia. Foto: Facebook/@astromochileros.

Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos.
Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.
Mochileiros.com

Deixe um comentário