Empresa espanhola cria primeira certificação ‘Covid free’ do mundo


Uma empresa da cidade de Medina del Campo, em Valladolid, na Espanha implantou a primeira certificação hoteleira ‘Covid free' (Livre de Covid) para o setor turístico mundial, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são do jornal La Vanguardia, citando a agência espanhola de notícias EFE.

A companhia responsável, Excelencia Turística, atua na Espanha, Portugal, na América Ibérica, além de ter escritórios na República Tcheca que operam na Alemanha e Itália, além do resto da Europa e Rússia, segundo a publicação.

O diretor da empresa, explicou que há mais de um mês e meio a Excelencia Turística informa e trabalha com a OMT e a OMS para implantar o certificado no setor turístico mundial. Um certificado global Covid Free “que reúna todos os requisitos e protocolos que garamtam um espaço seguro livre de coronavírus e entorno limpos”.

covidfree

Logotipo da Certificação publicado no site da Excelencia Turística | Foto: Reprodução (excelenciaturistica.es)

Uma pesquisa que perguntou a mais de 15.000 viajantes de todo o mundo sobre a intenção de viajar, pernoitar ou comer em um restaurante após a reabertura de fronteiras e desescalada de confinamento revelou que a maioria viajaria mais segura com um certificado de qualidade e segurança global independente.

Ainda de acordo com a reportagem, o objetivo do certificado é ajudar a reativar as empresas do setor. Os certificados “Destino Covid Free”, “Hotel Covid Free”, “Restaurante Covid Free” e “Atividades Covid Free” foram criados com a assessoria de técnicos de turismo, saúde e alimentação, seguindo as recomendações das autoridades e organizações locais de cada país no qual a equipe trabalhou, informa a empresa ao jornal.

A certificação irá requerer a adoção e revisão das medidas e protocolos de higiene, controle, prevenção, segurança alimentar e a apropriada adequação de destinos e espaços de mobilidade, além da formação necessária para profissionais do setor, reforça a reportagem que completa que a partir de junho, um site e app próprios, o www.travelcovidfree.org, informará aos viajantes de todo o mundo sobre os destinos e estabelecimentos que aplicaram e revisaram as medidas necessárias.

Mais informações podem ser conferidas aqui.
Uma página da Excelencia Turística já vende (aqui) a certificação. O preço varia de 600 a 6.000 euros.

vendacovidfree

Empresa já colocou a certificação a venda | Foto: Reprodução.

O setor do turismo é um dos mais atingidos pelas medidas de combate à pandemia de covid-19. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), as restrições de viagem afetam 96% de todos os destinos mundiais.

A OMS recomenda “muito cuidado” na suspensão de restrições. Aqui é possível acompanhar as recomendações da OMS relacionadas à covid-19 e as viagens.

Nós não encontramos menção à certificação nos sites da Organização Mundial da Saúde (https://www.who.int/) ou no site da Organização Mundial do Turismo (https://www.unwto.org/).

A foto (da home e) que traz até este post é de Johannes W/Unsplash.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo