A essência de Belém em 4 lugares indispensáveis para o seu roteiro

Belém é uma capital cheia de atrações e escolher 4 lugares é uma tarefa difícil. Pela experiência que tive vou citar quatro pontos indispensáveis no seu roteiro e que para mim seu conjunto engloba história, cultura, natureza e boa comida, ou seja, a essência da cidade.

1- Mercado Ver-o-Peso

1

Não há lugar melhor para entender o Pará que aqui, conhecer seus peixes, frutas, som, cores, cheiros e sabores.

O Mercado Ver-o-Peso é um dos mercados públicos mais antigos do país, inaugurado no ano de 1901, este mercado esta situado às margens da baía do Guajará e logo ao lado do complexo Lusitânia .

Este é um Ponto turístico obrigatório e de grande importância cultural para a cidade, por isso mesmo comece desbravando a cidade por ele. Este mercado é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina, abastecendo a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Uma curiosidade é que ele foi candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil.

2

Foto: Castanhas super baratas.

3

Foto: Frutas desconhecidas como o delicioso Abricó de Macaco.

7-1

Foto: Muita superstição.

7

Foto: Filhote – um dos peixes mais consumidos em Belém.

2- Complexo Feliz Lusitânia

Lugar ideal para quem quer conhecer mais da história da cidade e do Brasil que aqui não tem.

Este nome foi uma denominação usada por colonizadores portugueses para o núcleo inicial do município de Belém, atualmente o lugar é um complexo turístico o qual reforça as origens ibéricas e o exotismo dos habitantes primitivos. Esta situado no centro histórico e região mais antiga do município de Belém do Pará, o bairro da Cidade Velha.

Há aqui vários museus e antigas construções como o Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém, popularmente referido como Forte do Presépio, que constitui um dos mais procurados pontos turísticos da cidade, por sua localização privilegiada e seu sentido histórico.

Além do forte outros atrativos são a praça Dom Frei Caetano Brandão, a Casa das 11 Janelas, a Igreja de Santo Alexandre (Museu de Arte Sacra) e a Catedral Metropolitana de Belém.

11

Foto: Forte do presépio.

14

Foto: A casa das 11 janelas.

16

Foto: Interior da Igreja da Sé.

Saiba mais detalhes de cada uma das atrações no blog: Aqui.

3- Estação das docas

Lazer, diversão e boa comida! Pode apostar!

Este lugar é fruto da revitalização do antigo porto fluvial à beira da baia do Guajará, e hoje é um dos lugares mais representativos do Pará. Este lugar se tornou um grande complexo turístico de referência nacional, que oferece em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, tudo com muito conforto e segurança. Tem vários restaurantes ótimos aqui, e ainda você pode conhecer cervejas artesanais de frutas amazônicas e o melhor sorvete da cidade.

44

Foto: Estação das Docas.

46

Foto: Sorvete de açaí com tapioca da Cairu – o melhor da cidade.

55

Foto: O por do sol daqui é show!

52

Foto: Não deixe de experimentar os chopps da Amazon Beer – Cervejaria especializada em cervejas com frutas da amazônia.

4- Mangal das Garças

Estamos no meio da Amazônia e aqui fará você lembrar disso.

Este belo parque criado pelo Governo do Pará no ano de 2005 foi fruto de uma revitalização de 40.000 metros quadrados às margens do Rio Guamá, próximo ao centro histórico de Belém. O que antes era uma área alagada abandonada hoje se tornou uma extensa área de preservação e um dos mais um belo recanto naturais da cidade.

Além da preservação do ambiente e de várias espécies em cativeiro, o parque serve de refúgio para muitos animais selvagens como:  biguás, garças, iguanas entre outros.

Entre os atrativos do parque estão:  Museu Amazônico da Navegação, o Farol de Belém, o Viveiro das Aningas, a Reserva José Márcio Ayres e o Borboleteio.

29

Foto: Mangal vista da torre de observação.

36

Foto: Além de muitas Garças aqui você poderá ver o belo Guará (vermelho), um dos símbolos do Pará.

Gostou? Quer saber mais detalhes como custos, horários etc destes destinos… ou saber mais de outras atrações de Belém, então acesse o www.queromochilar.com.br e saiba mais.

 Siga o Quero Mochilar no Instagram.

Deixe um comentário