Estudos indicam que o mar nos ajuda a ser mais felizes


O BlueHealth (Saúde Azul), um programa de estudo europeu que explora os benefícios para a saúde e bem-estar humanos associados à interação com o “Espaço azul” (mar, rios, costas e lagos) descobriu que o som do mar estimula a área do cérebro chamada córtex pré-frontal – grosso modo, a área responsável por nossas emoções. Observaram também que o som do oceano amplia e melhora nossa autoconsciência e bem-estar emocional.

mar sean o unsplash
Foto: Sean O./Unsplash.

O site Bright Side fez um levantamento apresentando outros estudos que reforçam os benefícios que o mar traz ao cérebro humano. A publicação cita pesquisa que afirma que quando estamos na praia nosso corpo absorve os íons negativos que são liberados pelas ondas do oceano, o que faz com que absorvamos mais oxigênio e regulemos nossos níveis de Serotonina. Já o som do mar, segundo estudiosos, reduz nossos níveis de Cortisol. Grosso modo, Serotonina e Cortisol os hormônios do prazer e do estresse, respectivamente. Este estudo até sugere que o som lembra o som do batimento cardíaco de nossas mães quando estávamos no útero, o que teria um impacto emocional relacionado à sensação de segurança e proteção.
Já no século XVIII, médicos recomendavam o banho de mar aos seus pacientes visando benefícios à saúde. Séculos mais tarde, há relatos de melhora significativa na saúde (geral e mental) daqueles que moram perto da costa.

Partiu praia?

A gente publicou uma lista (a ser ampliada) com praias brasileiras paradisíacas pra você conhecer e também uma super seleção de hostels para você trocar trabalho por hospedagem no litoral! Vale conferir.


4 comentários em “Estudos indicam que o mar nos ajuda a ser mais felizes”

  1. Eu nunca precisei saber desse estudo sobre o mar, para acreditar que o mar me deixa mais feliz, quando estou em contato com ele, pois foi por causa dessa certeza que hj moro do lado dele, e ele hj faz parte da minha vida. Quando estou triste, e achando que Deus esqueceu de mim, é para lá que eu vou buscar a certeza do Deus que habita em mim, é isso é tão forte em mim, é tão certo, que outro dia eu estava centrada de frente ao mar triste e falando com Deus sobre o meu sofrimento, onde passou um homem vendendo amendoim, onde ele tirou um panfleto do seu bolso, e deu para mim, naquele momento eu acenei para ele que me deixasse ali em paz, mas ele foi é existiu em me dar aquele panfleto, e eu tomei e guardei, logo após resolvi lê-lo, e no panfleto falava de todos os questionamento que eu estava falando com Deus, e aquilo ñ foi coincidência, foi fato de que eu ali encontrei o que eu esperava de Deus, uma resposta à altura do que eu pedia e dizia a ele. Hoje eu só penso naquele homem, ao qual não pude agradecer, e dizer para ele o quanto somos pequenos perante a Deus e os enviados dele a nós, pois a sua fé era superior a minha. Então, é com essa manifestação da natureza chamada de MAR que eu costumo me achar, e costumo ser mais feliz, pois ali é a manifestação mais concreta de que Deus existe, e de que o mar nos trás essa paz interior ligada à ele, DEUS!

    Responder

Deixe um comentário