Família de ursos é vista passeando em Machu Picchu


Em várias partes do mundo são relatadas aparições de animais em cidades ou parques dos quais a movimentação de humanos os havia afugentado.
Desta vez uma família de ursos escolheu bem o lugar por onde passear: Machu Picchu.
As imagens dos ‘osos de anteojos', ou Ursos-de-óculos, conhecidos também como ursos-andinos (Tremarctos ornatus) foram registradas por guardas florestais durante monitoramento de rotina no setor de Qente, no Santuário Histórico de Machu Picchu.

ursos mp01
Foto: @SernanpPeru

O chefe do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Sernap), Pedro Gamboa explicou à reportagem do jornal peruano El Comercio, que ao não perceberem a presença de seres humanos, os animais começaram a explorar locais vizinhos e até áreas urbanas. “Não é que haja mais animais. Antes não os víamos porque ocupávamos os espaços que naturalmente pertencem a eles”, comentou.
Ainda ao El Comercio, o chefe do Santuário Histórico de Machu Picchu, Ernesto Escalante indicou que o maior avistamento dessas espécies é sinal de que os outros animais também estão bem. “Esses animais informam sobre a saúde do ecossistema. Se existe presença do urso andino, é porque a floresta está saudável”, completou.

ursos mp02
Foto: @SernanpPeru

2 comentários em “Família de ursos é vista passeando em Machu Picchu”

Deixe um comentário