Gramado e Canela anunciam reabertura do Turismo com restrições

Duas das mais visitadas cidades da Serra Gaúcha durante o inverno anunciaram que abrirão, com restrições, seus equipamentos e serviços turísticos.
Após videoconferência entre o vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar e entidades ligadas ao setor de turismo, secretários municipais e a procuradoria do município, no último dia 7 foi anunciada publicação de decreto que determina procedimentos para reabertura/retomada gradual das atividades e operações em hotéis, pousadas, aluguéis de temporada, parques e atrações turísticas da cidade.

Segundo informa o site da prefeitura, os estabelecimentos hoteleiros por exemplo, poderão receber até 50% de sua capacidade máxima, devendo realizar uma logística de distribuição de hóspedes em blocos, andares ou categorias de apartamentos próximos visando controle de fluxo de circulação. Já os hostels (albergues) poderão funcionar oferecendo somente quartos individuais com banheiros individuais, ficando vedado o compartilhamento de quartos, banheiros e áreas comuns como cozinha e espaços de lazer.

Novas hospedagens na modalidade aluguel de temporada, mesmo por aplicativo, ficam proibidas.
Parques, museus, atrações turísticas, áreas ou ambientes temáticos e afins devem obedecer as normas de higiene e segurança e assim como as hospedagens deverão receber até 50% da sua capacidade máxima de visitantes, orientar o público para que não gerem aglomeração e observem os protocolos sanitários.
O uso de máscara individual será obrigatório no interior dos estabelecimentos, por hóspedes, clientes, funcionários e visitantes.

ruacanelars renatosoares mtur
Rua de Canela em um dia fora da pandemia. Ao fundo a Catedral de Pedra | Foto: Renato Soares/MTur.

Já Gramado realiza (até o dia 12) uma pesquisa de intenção de viagem à cidade em 2020. Segundo o secretário de Turismo do município, Rafael Carniel de Almeida, o levantamento é fundamental para a estratégia de retomada do turismo local e “seus resultados serão divulgados oportunamente através dos canais oficiais”. Dentre as perguntas, está o grau de segurança em visitar a cidade nos próximos meses, bem como o grau de intenção e quais eventos locais o visitante gostaria de conhecer. Você pode participar da pesquisa aqui.

Assim como a vizinha Canela, também no dia 7 de maio a cidade decretou o uso de máscaras nas ruas e espaços públicos de Gramado.
No dia 5, a cidade definiu que a plataforma de aluguel por temporada Airbnb, deveria suspender os anúncios, reservas e locação de acomodações em Gramado, até que fosse editado novo decreto regulamentando as atividades de hospedagem, incluindo as locações por temporada.
Na manhã de hoje (8) o prefeito Fedoca Bertolucci e seu Gabinete de Crise, receberam representantes do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur), para analisar as reivindicações do setor e manter diálogo sobre eventuais ajustes.

No último dia 6, a cidade publicou decreto que permite a reabertura da hotelaria, parques de turismo e museus de Gramado. De acordo com comunicado publicado no site do Sindtur, o documento reafirma “a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial de todas as pessoas que ingressarem em espaços públicos e também no comércio situado no território municipal”.

matrizsaopedro gramadors renatosoares mtur
Praça e Igreja Matriz de São Pedro, em Gramado em um dia fora da pandemia | Foto: Renato Soares/MTur.

Como no decreto de Canela, os hotéis devem respeitar a capacidade máxima de 50% das unidades de habitação disponíveis. Já os hostels (albergues) poderão oferecer quartos compartilhados, porém deverá ser obedecida uma distância nunca inferior a três metros entre uma cama e outra, na vertical e também na horizontal. É proibida a disponibilização de beliches e treliches.
Aluguel por temporada e hospedagem em camping estão proibidas.

Em todos os meios de hospedagem liberados, dentro das novas regras, fica proibida a abertura e utilização de espaços coletivos, como piscinas, jacuzzis, academias, brinquedotecas, sala de jogos e similares. É preciso manter uma distância de pelo menos dois metros entre hóspedes e funcionários, no ato do check-in e check-out a fim de evitar aglomeração de pessoas nos ambientas. Idosos, gestantes, deficientes fíciscos e doentes crônicos deverão ter atendimento prioritário e agilizado.

O estabelecimento deverá disponibilizar na entrada do mesmo, álcool em gel 70% para utilização e hóspedes e funcionários. Hóspedes e funcionários deverão utilizar máscaras de proteção individual nas áreas de circulação e elevadores, dentre outras medidas foram anunciadas.

A imagem (da home e) que traz até este post é da Cascata do Caracol, no Parque Estadual do Caracol, um dos monumentos naturais de Canela | Foto: Renato Soares/MTur.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

1 comentário em “Gramado e Canela anunciam reabertura do Turismo com restrições”

  1. Boa noite!
    O questionário já foi respondido, anteriormente. Gostaria de saber, entretanto, por qto tempo essas medidas vão vigorar? Elas serão reavaliadas periodicamente?
    Agradeço e aguardo.

    Responder

Deixe um comentário