ICMBio reabre mais dois parques nacionais


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabriu os Parques Nacionais de Sete Cidades e da Serra da Capivara, no Piauí. Em ambos os casos, a reabertura “ocorre de forma parcial atendendo todas as orientações das medidas de prevenção [ao novo coronavírus] e controle, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, informa o instituto.
O Sete Cidades reabrirá recebendo no máximo 200 visitantes por dia, nos primeiros 30 dias de funcionamento (100 pessoas com entrada entre 8h e 12h e 100 entre 12h e 17h). Do 31º aos 60º dia o horário deverá ser normal com limite de até 400 pessoas por dia. A partir do 61º dia de reabertura, horários e limites passam a ser regulares, mantendo-se apenas as trilhas principais, Mirante da 2ª Cidade e Mirante Novo, abertos.
A Gruta do Catirina segue fechada “até que aglomerações voltem a ser permitidas”, diz comunicado do ICMBio. Acesso às piscinas e banhos não serão permitidos nos primeiros 60 dias de retomada de atividades na unidade.
O acesso às trilhas será por grupos de no máximo 8 pessoas, sendo dado intervalo de 20 minutos entre o deslocamento de um grupo visitante e outro. As trilhas estarão abertas somente para caminhada, não sendo possível o uso de bicicleta nos primeiros 30 dias de reabertura.
As medidas de segurança adotadas no Parque Nacional de Sete Cidades podem ser conferidas aqui.

fotosparna7cidades silneiandrade

Confira aqui nossa matéria no Parque Nacional de Sete Cidades | Fotos: Silnei L Andrade/Mochileiros.com

Parque Nacional da Serra da Capivara

Assim como no Sete Cidades, no Serra da Capivara serão permitidos grupos de no máximo 8 pessoas, “preferencialmente do mesmo grupo familiar ou que viagem juntas”, comenta o ICMBio. O horário de visitação é da 7h às 17h. Em trilhas, passarelas e escadas deverá ser respeitado o distanciamento social de no mínimo 2 metros entre cada visitante, todos com máscara de proteção facial.

Nos primeiros 60 dias estarão abertos os circuitos:

– Boqueirão da Pedra Furada: Toca do Boqueirão da Pedra Furada; Monumento da Pedra Furada; Tocas da Fumaças; Vista das Mangueiras; Toca do Cajueiro. A área do Fundo da Pedra Furada (Sítios Arqueológicos do Carlindos I, II, III e Caldeirão da Gameleira) permanecerá fechada.

– do Sítio do Meio: Toca Sítio do Meio. Circuito da Serra Branca, com exceção do Olho D'água da Serra Branca, este permanecerá fechado.

– da Serra Vermelha: Baixão das Andorinhas e Variante. Trilha Hombu: Toca da Ema; Toca do Braz; Toca do Alexandre; Casa Neco Coelho.

– Circuito da Invenção: Toca do Martiliano e Toca da Invenção.

– Circuito de Caminhadas: Alto da Pedra Furada.

“Para grupos escolares ou que caracterizem excursões, poderão entrar até 24 pessoas, sendo três grupos de oito pessoas visitando o mesmo circuito por vez, respeitando-se o distanciamento por grupo e por pessoa. Em atrativos e espaços fechados, como abrigos, auditórios, centro de visitantes, lojas de conveniência e souvenirs, o número de visitantes deverá ser reduzido até o limite de 50% de sua capacidade de público, de forma que a visitação possa ocorrer respeitando-se o espaçamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.”, informa o instituto.
As medidas de segurança adotadas no Parque Nacional da Serra da Capivara podem ser conferidas aqui.

pedrafurada parnaserradacapivara chicorasta mtur

Monumento natural Pedra Furada, no Parna Serra da Capivara | Foto: Chico Rasta/MTur.

 


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo