Imposto de Renda 2021: fiscais checam redes sociais, diz site especializado

Começa hoje (1) o prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2021. De acordo com o portal Contábeis, fiscais da Receita Federal têm cruzado as informações declaradas no IR com o “ostentado” na redes sociais. “Se elas mostram uma vida de luxo que não condiz com o que foi declarado, o contribuinte cai na malha fina. E o fato é que a maioria [dos contribuintes] não faz ideia que esse tipo de checagem ocorre”, explica à publicação o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Nehme.
Ainda ao portal, Nehme explica que os perfis não são escolhidos aleatoriamente. As informações são processadas por supercomputadores responsáveis por cruzar os dados, incluindo operações de cartão de crédito ou imobiliárias e movimentações financeiras e, acusando possíveis inconsistências, os fiscais da Receita comparam as informações declaradas com as publicadas nas redes sociais.
Uma vez que caia na malha fina, a Receita Federal solicita esclarecimentos ao contribuinte. Mais informações podem ser conferidas na matéria publicada no Contábeis, aqui.

A foto (da home) e que traz até este post é de Ingo Stiller/Unsplash.

Deixe um comentário