Ingerir bebida alcoólica pode ajudar a falar melhor outras línguas

Você até que quebra o galho na leitura do inglês, arrasa no portunhol, mas às vezes tem uma certa timidez em arriscar uma palavra ou outra numa língua que não a portuguesa e de repente naquela viagem, com aquela cervejinha vira o mochileiro poliglota. Você é normal!
Segundo um estudo feito em parceria entre universidades inglesas, alemã e holandesa e publicado no Journal of Psychopharmacology o álcool realmente melhora a capacidade de falar línguas estrangeiras.

alcool01
Né?

Para chegar à conclusão os pesquisadores não foram curtir um barzinho durante o mochilão, mas reuniram 50 pessoas que falavam fluentemente alemão e tinham aprendido recentemente holandês. Uma parte do grupo recebeu uma bebida com baixa dosagem de álcool e outra sem álcool nenhum (com água no lugar do álcool). A tarefa era conversarem por alguns minutos em holandês.
As conversas foram gravadas e depois avaliadas por holandeses que não conheciam os participantes. Os que ingeriram bebidas com álcool receberam melhores classificações no tocante a pronúncia do idioma.
No Science Daily, o pesquisador doutor Fritz Renner ressalta que os participantes do estudo consumiram uma dose baixa de álcool. “Níveis mais altos podem não ter efeitos benéficos na pronúncia de uma língua estrangeira”. Você já deve ter constatado isso alguma vez na vida!

Mas por que então as bebidas alcoólicas têm influência nessa capacidade?

É sabido que o álcool prejudica as funções cognitivas, nossa atenção e até a lembrarmos de alguma situação; na verdade o que acontece com o pequeno consumo, é a diminuição da ansiedade, aumentando a autoconfiança o que ajuda o indivíduo a expressar-se.
Mesmo chegando a essa conclusão, os estudiosos são cautelosos afirmando que é preciso investigar mais o assunto.

Com informações de Business Insider e Science Daily.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário