Italianos revivem tradição do século 17 vendendo vinho por pequeno “buchette” na parede

Algumas cidades italianas estão revivendo uma tradição que remonta ao século 17, quando o país passava pela Peste e o vinho era vendido através de uma pequena janela na parede das casas, a “buchette de vino” ou “buchetta de vino”, entre outros nomes que você pode conferir mais abaixo.
Esquecidas por turistas e até por alguns moradores, o recurso tem sido utilizado por restaurantes, bares e cafés que além de vinho e outras bebidas, servem também guloseimas pelas janelinhas. Só na região da Toscana, segundo a organização cultural Buchette del Vino, são cerca de 150 “buchette de vino”, 100 só na cidade de Florença. Também acreditam haver as janelas na região de Piemonte.

vino01
Foto: buchettedelvino.org
vino02
Foto: buchettedelvino.org
vino04
“Venda de vinho” na Via Giglio, em Florença | Foto: sailko/Creative Commons.
vino05
Observe a janelinha (à direita) na fachada do restaurante Il Latini, em Florença | Foto: illatini.com
vino07
Também há as janelinhas em portas | Foto: buchettedelvino.org

 

Além de buchette ou buchetta del vino, a pequena janela recebe outros nomes como Tabernacoli, Mostre, Nicchie, Finestruole, Buche, Porticelle, Finestrini, Porticine, Sportellini, Porte del Paradiso, Porticciole, Finestrine, entre outros.

vino03
Por curiosidade resolvemos saber a tradução dos nomes com o auxílio do Google Tradutor. Uma das formas seria “Portões do céu” 😀 | Foto: Reprodução.
vino06
E o nome mais comumente usado | Foto: Reprodução.

Para saber mais da tradição, história, curiosidades e onde elas podem ser vistas acesse o https://buchettedelvino.org/

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário