Connect with us

Hi, what are you looking for?

Blog

Italianos revivem tradição do século 17 vendendo vinho por pequeno “buchette” na parede

Algumas cidades italianas estão revivendo uma tradição que remonta ao século 17, quando o país passava pela Peste e o vinho era vendido através de uma pequena janela na parede das casas, a “buchette de vino” ou “buchetta de vino”, entre outros nomes que você pode conferir mais abaixo.
Esquecidas por turistas e até por alguns moradores, o recurso tem sido utilizado por restaurantes, bares e cafés que além de vinho e outras bebidas, servem também guloseimas pelas janelinhas. Só na região da Toscana, segundo a organização cultural Buchette del Vino, são cerca de 150 “buchette de vino”, 100 só na cidade de Florença. Também acreditam haver as janelas na região de Piemonte.

vino01

Foto: buchettedelvino.org

vino02

Foto: buchettedelvino.org

vino04

“Venda de vinho” na Via Giglio, em Florença | Foto: sailko/Creative Commons.

vino05

Observe a janelinha (à direita) na fachada do restaurante Il Latini, em Florença | Foto: illatini.com

vino07

Também há as janelinhas em portas | Foto: buchettedelvino.org

 

Além de buchette ou buchetta del vino, a pequena janela recebe outros nomes como Tabernacoli, Mostre, Nicchie, Finestruole, Buche, Porticelle, Finestrini, Porticine, Sportellini, Porte del Paradiso, Porticciole, Finestrine, entre outros.

vino03

Por curiosidade resolvemos saber a tradução dos nomes com o auxílio do Google Tradutor. Uma das formas seria “Portões do céu” 😀 | Foto: Reprodução.

vino06

E o nome mais comumente usado | Foto: Reprodução.

Para saber mais da tradição, história, curiosidades e onde elas podem ser vistas acesse o https://buchettedelvino.org/

Mochileiros.com
Written By

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *