Jalapão: 4 destinos do parque estadual já estão reabertos


As atividades nos parques estaduais do Tocantins foram retomadas no início do mês passado. O Parque Estadual do Jalapão, o principal destino do Estado reabriu a Cachoeira da Velha, a Prainha da Cachoeira da Velha, as Dunas e a Trilha do Espírito Santo.
Segundo o órgão responsável pelo Meio Ambiente do Estado, o Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins), dois novos quiosques com infraestrutura foram inaugurados nas Dunas e na Cachoeira da Velha. Eles serão usados pelos turistas para receberem orientações sobre o uso consciente dos atrativos do parque, para descanso e base de apoio dos profissionais do Naturatins. Trilhas de acesso às Dunas na Serra do Espírito Santo foram revitalizadas e em Mateiros foi anunciada a oferta gratuita de internet no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT).
Para ter acesso aos atrativos o interessado deve agendar a visita. O agendamento deve ser solicitado por um guia de turismo, agência de viagens ou condutor registrado junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A ficha de solicitação deve ser enviada com pelo menos 4 dias de antecedência para o e-mail [email protected]

dunasjalapao flavioandre mtur

Vista de área das Dunas no Jalapão | Foto: Flávio André/MTur.

De acordo com a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) que controla os atrativos em parceria com a Naturatins, grande parte dos atrativos, hospedagens, restaurantes e lojas de artesanato dos municípios mais visitados do Estado (São Félix, Mateiros e Ponte Alta) já implementaram os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, tendo o selo TO Seguro.

cachoeiradavelhajalapao flavioandre mtur

Vista da Cachoeira da Velha, um dos atrativos liberados para visitação no Jalapão | Foto: Flávio André/MTur.

Além do Jalapão, os parques (e respectivos atrativos) do Tocantins cujas visitas (seguindo protocolos de biossegurança) já estão liberadas são:
– Parque Estadual do Cantão – Trilha do Cega Machado, Trilha do Ferrugem e Varjão do Murici, Trilha do Lago Rico e Trilha do Lago de Dentro;
– Parque Estadual do Lajeado – Trilha do Mirante das Mangabeiras, Trilha do Mirante da Onça, Trilha do Brejo Comprido e Trilha da Matinha;
– Monumento Natural das Árvores Fossilizadas – Trilha da Andradina, Trilha da Buritirana e Trilha do Neco.

Mais sobre o Jalapão e outros atrativos do Estado do Tocantins acesse https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/

Com informações do Naturatins e da Adetuc.


Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Mochileiros.com
Logo