Litoral Paulista entra na Fase Vermelha: serviços essenciais e de hotelaria estão liberados


[Post originalmente publicado às 11h28 de 23/12/2020 e atualizado às 13h18 para acréscimo de informações*]

O Governo de São Paulo confirmou ontem (22) as novas restrições no Estado. “Com caráter imediato e temporário, haverá retorno à Fase Vermelha do Plano São Paulo entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro em todo o estado.” A medida é obrigatória para todo o Estado, incluindo o litoral paulista.
Nestes dias somente atividades essenciais como farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis e lavanderias estão liberados, bem como os serviços de hotelaria. Nestes 6 dias específicos o atendimento presencial em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais está proibido. Restaurantes e bares poderão oferecer o serviço de delivery.
O Plano SP é a estratégia do governo do Estado de São Paulo no combate a Covid-19. Temporariamente a Fase Vermelha (a mais restritiva das fases) é válida para todo o Estado. Nos demais dias, o território paulista continua na Fase Amarela, a terceira das cinco estipuladas pelo plano. A exceção é a região de Presidente Prudente, que segue na fase de maior restrição (vermelha).

Uma reclassificação das fases foi remarcada do dia 4 para 7 de janeiro. Como as cidades terão novos prefeitos o governo estadual fará reuniões para apresentação do Plano SP visando que as medidas sejam cumpridas em parceria com os municípios. “As autoridades estaduais lembram que todas as prefeituras têm autonomia para ampliar o rol de restrições previstas no Plano SP.”, explica o portal do governo de SP, acrescentando que em janeiro de 2021 nenhuma região deve voltar à fase mais branda de restrições, a Verde.

Serviços de hotelaria estão liberados

Hotéis, motéis, hostels, apart-hotéis, hotéis fazenda, SPAs com serviço de alojamento, pousadas, albergues e pensões, entre outros são os meios de hospedagem considerados pelo Plano SP. Aqui você pode conferir as recomendações para os estabelecimentos e clientes com relação ao distanciamento social, higiene pessoal e limpeza e higienização de ambientes, por exemplo.

Aqui estão as recomendações para outras atividades do Setor de Viagem e Turismo, como serviços de transporte, operadoras, agências de viagens e receptivos e locadoras de automóveis. Os protocolos para bares, restaurantes e simulares estão aqui.

Cidades do litoral estão preocupadas também com a atividade econômica

Nesta época do ano vários setores das cidades (principalmente) do litoral ganham fôlego econômico para seguirem durante os demais meses do ano  (neste em especial) e a confirmação da volta à fase mais restrita das atividades econômicas preocupa. O setor de turismo por exemplo, pode ter muitos cancelamentos de reservas. Comerciantes costumam aumentar seus estoques para atenderem à demanda que pode ser menor que a esperada por conta da volta à Fase Vermelha do Plano SP.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB) criticou a decisão do governo estadual. “Acho que nós tivemos a oportunidade de controlar essa doença com mais intensidade lá no mês de abril, não fizemos isso”, disse hoje (23) ao programa Café da Manhã. As informações são do portal Costa Norte. “Você não toma nenhuma decisão de cancelar nenhuma atividade a três dias antes. Se se tivesse falado disso há um mês atrás, conversado com a sociedade, mas não. Simplesmente se chega, dois dias antes do Natal e se toma uma atitude dessa. Não concordo com isso”. Ele criticou também a realização das eleições municipais “era melhor ter prorrogado o mandato seis meses, esperar a vacina, e encurtar seis meses o próximo mandato do que ter feito isso.”

ilhaqueimadapequena itanhaem rogeriocassimiro mtur

Vista da Ilha Queimada Pequena em Itanhaém | Foto: Rogério Cassimiro/MTur.

*Praias serão fechadas no Ano-Novo para evitar aglomerações, mas prefeitos do litoral sul vão manter a Fase Amarela

As cidades da Baixada Santista, litoral sul de São Paulo anunciaram que fecharão as praias de toda a região nos dias 31 de dezembro de 2020 e 1ª de janeiro de 2021. As informações sobre a medida podem ser conferidas em matéria do jornal Folha de S.Paulo, aqui.

Embora as praias do litoral sul devam fechar nos dias 31 e 1, alguns prefeitos decidiram no início da tarde de hoje (23) que a região não acatará a decisão do Governo do Estado para que as cidades voltem à Fase Vermelha e vão manter a região Fase Amarela (3), que é uma fase de atenção com eventuais liberações. As informações foram publicadas pelo portal Costa Norte. A matéria sobre pode ser conferida na íntegra, aqui.

fasesplanosp

Fases Vermelha, Laranja, Amarela, Verde e Azul do Plano SP | Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo.

NOTA –  Na fase mais restritiva do Plano SP as prefeituras devem seguir as regras impostas. As prefeituras só têm autonomia para ampliar (e não diminuir) as restrições previstas no plano. Porém, como você leu, os prefeitos de algumas cidades decidiram no início da tarde de hoje (23) não respeitar a decisão.
Nas outras fases as cidades podem seguir ou não total ou parcialmente as regras do Plano SP e como acompanham os casos de Covid-19 dia a dia, costumam agir conforme estes dados o que faz com que as regras possam mudar repentinamente.
Se você vai viajar informe-se sobre o destino através do noticiário e comunicados oficiais. Uma dica é colocar o nome da mesma no Google e clicar em “notícias”, outra é seguir ou consultar as redes sociais das prefeituras municipais ou os sites delas. Abaixo seguem os sites e as páginas do Facebook das prefeituras das seguintes cidades:

Litoral Norte

 

Baixada Santista

Para saber mais sobre o Plano SP acesse https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/

 


Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Mochileiros.com
Logo