Livro apresenta travessias em parques e unidades de conservação no Brasil

A jornalista Duda Menegassi percorreu 11 travessias em unidades de conservação brasileiras. Foram aproximadamente 400 quilômetros de trilhas por nove parques nacionais, uma floresta nacional e uma reserva extrativista. Além da experiência ímpar de conhecer várias belas áreas protegidas do país, a jornada deu vida ao livro “Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil”. A obra é fruto de uma parceria entre O Eco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

livrotravessias01
Foto: Reprodução.

Segundo a autora, o livro ajuda a marcar o momento nacional de abertura dos parques e aumento da visitação nas unidades de conservação, além do recém-criado Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. “Quando eu fiz a primeira travessia do livro, em junho do ano passado, não havia nem um terço das trilhas sinalizadas que existem hoje. O movimento dos gestores, servidores e voluntários engajados na implementação e sinalização dos percursos fez com que o Sistema Brasileiro de Trilhas nascesse e ganhasse corpo muito rápido. As reportagens do livro acompanham esse crescimento e também ajudam a divulgar esse atrativo que está ficando cada vez mais popular: a caminhada na natureza”, conta a jornalista.

livrotravessias02
Uma das inúmeras belas paisagens dos caminhos percorridos | Foto: Duda Menegassi.

O livro de 123 páginas traz fotos, mapas, informações sobre o nível de dificuldade da travessia, distâncias percorridas entre outras das travessias das Sete Quedas (no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO), dos Lençóis Maranhenses (no parque homônimo), da Casa do Morro (no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – MT), Alto Palácio e Serra dos Alves (no Parque Nacional da Serra do Cipó – MG), Capão X Lençóis (no Parque Nacional da Chapada Diamantina – BA), Serra Negra (no Parque Nacional do Itatiaia – RJ/MG), Petrópolis X Teresópolis (no Parque NAcional da Serra dos Órgãos – RJ) e nas trilhas Transcarioca (Parque Nacional da Tijuca – RJ), Sucupira (Floresta Nacional de Brasília – DF) e Chico Mendes (Reserva Extrativista Chico Mendes – AC).

livrotravessias03
Foto: Reprodução.

Você pode baixar as 123 páginas em arquivo .pdf, clicando aqui.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário