Luxemburgo é o primeiro país a ter transporte público gratuito

A partir deste sábado (29) Luxemburgo passará a oferecer transporte público gratuito à população. A medida serve para todos os meios de transporte e para todo o país. As informações são do jornal britânico The Guardian.
De acordo com a publicação esta é uma ação do governo luxemburguês na tentativa de reduzir o intenso tráfego de veículos.
Além disso, a mudança afetará aproximadamente 40% das famílias que economizarão cerca de 100 euros (algo próximo a R$ 500 – cotação de 28/02/2020 via Banco Central do Brasil) por ano.

Estação de Luxemburgo
Estação de Luxemburgo – Foto: Cornischong / Sob licença Creative Commons CC BY-SA 1.0

Carros particulares são a forma de transporte mais utilizada em Luxemburgo. Ônibus são usados apenas por 32% das viagens ao trabalho, seguidos pelos trens que representam 19%, segundo dados do jornal que compara os números com os de Paris, na França, onde 69% dos trabalhadores utilizam transporte público.
A cidade de Luxemburgo, capital do país tem trânsito notoriamente ruim e segue construindo um onde há vários anos. A primeira parte desta construção opera desde 2017 e os trabalhos continuarão para ligar a periferia sul da cidade ao norte, onde está o aeroporto local.
A publicação ressalta ainda que não serão gratuitas as viagens de primeira classe em trens e em determinados serviços de ônibus noturnos.

 

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

3 comentários em “Luxemburgo é o primeiro país a ter transporte público gratuito”

  1. “vai sair dos impostos, que lá são altos”

    Amigão, os impostos mais altos do mundo estão no Brasil, caso vc não saiba

    O governo de lá não faz mais que a obrigação, enquanto nosso governo manda “fazer arminha”

    Responder
  2. Excelente que sejam os impostos cobrados a população que retorne em benefício do povo, pior eh no Brasil,que somos explorados nos impostos e vivemos como escravos libertos das algemas fisicas!

    Responder

Deixe um comentário