Machu Picchu: chuvas fecham trilha e deixam feridos e um morto

No último dia 23, chuvas intensas geraram um repentino deslizamento a cerca de 150m do acampamento Pacaymayo Alto, na Trilha Inca. Três funcionários da Agência de Turismo Alpaca foram atingidos. O transportador Mario Quispe Cervantes e o cozinheiro Cecilio Quispe Cusihuallpa ficaram feridos e já estão estáveis e fora de perigo, mas  Esteban Huamán Pérez, que trabalhava como transportador, veio a falecer. As informações são do Ministerio da Cultura peruano.

Equipe resgata os feridos | Foto: culturacusco.gob.pe

O anúncio do fechamento da Red de Caminos Inka foi feito recentemente pelo Ministerio. Durante o mês de fevereiro, desde 2002 o caminho é fechado para manutenção, o que inclui entre outras ações, reparos em pontes de madeira e corrimãos, em canais de drenagem, corte e limpeza de vegetação, mas desta vez o fechamento foi antecipado. O aumento das chuvas tem provocado deslizamentos e queda de rochas em diferentes trechos da trilha.

O comunicado (abaixo) assinado pela Dirección Desconcentrada de Cultura de Cusco e pela Sernanp (Servicio Nacional de Áreas Naturales Protegidas por el Estado) diz que a Rede de Caminhos Inca do Santuário Histórico de Machu Picchu estará fechada de 23 de janeiro de 2020 até novo aviso, ficando portanto suspensa toda atividade turística na área.

Foto: Reprodução.
Se você pretende conhecer Machu Picchu em fevereiro terá de enfrentar o mês mais chuvoso do ano na região e abrir mão de visitar o local através do Camino Inca | Foto: Kal Visuals/Unsplash.

 

4 comentários em “Machu Picchu: chuvas fecham trilha e deixam feridos e um morto”

  1. Fernandes, a cidadela de Machu Picchu segue aberta para visitação. Quem tem interesse em conhecer o local, mesmo com chuva, pode fazê-lo por exemplo, usando os serviços da Peru Rail (trem). A trilha é que está fechada, como informa o texto. Abraço.

    Responder
  2. Favor confirmar essa informação pois estive em Machu Picchu do dia 23 a 25 de Janeiro de 2020 e não vi nada disso, a Cidade sagrada de Machu Picchu estava aberto normalmente!!!

    Responder

Deixe um comentário