Machu Picchu: chuvas fecham trilha e deixam feridos e um morto


No último dia 23, chuvas intensas geraram um repentino deslizamento a cerca de 150m do acampamento Pacaymayo Alto, na Trilha Inca. Três funcionários da Agência de Turismo Alpaca foram atingidos. O transportador Mario Quispe Cervantes e o cozinheiro Cecilio Quispe Cusihuallpa ficaram feridos e já estão estáveis e fora de perigo, mas  Esteban Huamán Pérez, que trabalhava como transportador, veio a falecer. As informações são do Ministerio da Cultura peruano.

1deslizamentotrilhainca230120
Equipe resgata os feridos | Foto: culturacusco.gob.pe

O anúncio do fechamento da Red de Caminos Inka foi feito recentemente pelo Ministerio. Durante o mês de fevereiro, desde 2002 o caminho é fechado para manutenção, o que inclui entre outras ações, reparos em pontes de madeira e corrimãos, em canais de drenagem, corte e limpeza de vegetação, mas desta vez o fechamento foi antecipado. O aumento das chuvas tem provocado deslizamentos e queda de rochas em diferentes trechos da trilha.

O comunicado (abaixo) assinado pela Dirección Desconcentrada de Cultura de Cusco e pela Sernanp (Servicio Nacional de Áreas Naturales Protegidas por el Estado) diz que a Rede de Caminhos Inca do Santuário Histórico de Machu Picchu estará fechada de 23 de janeiro de 2020 até novo aviso, ficando portanto suspensa toda atividade turística na área.

comunicadotrilhainca310120
Foto: Reprodução.
trilhainca kal visuals unsplash
Se você pretende conhecer Machu Picchu em fevereiro terá de enfrentar o mês mais chuvoso do ano na região e abrir mão de visitar o local através do Camino Inca | Foto: Kal Visuals/Unsplash.

 


4 comentários em “Machu Picchu: chuvas fecham trilha e deixam feridos e um morto”

  1. Fernandes, a cidadela de Machu Picchu segue aberta para visitação. Quem tem interesse em conhecer o local, mesmo com chuva, pode fazê-lo por exemplo, usando os serviços da Peru Rail (trem). A trilha é que está fechada, como informa o texto. Abraço.

    Responder
  2. Favor confirmar essa informação pois estive em Machu Picchu do dia 23 a 25 de Janeiro de 2020 e não vi nada disso, a Cidade sagrada de Machu Picchu estava aberto normalmente!!!

    Responder

Deixe um comentário