Mapa mostra as diferentes formas de responder a um espirro mundo afora


O som que emitimos ao espirrar é (quase) sempre muito semelhante independente do idioma que falamos, mas as respostas a ele podem ser bem diferentes e… curiosas! Em Portugal e em alguns países do continente africano por exemplo, segundo este mapa feito pela Expedia Canadá a resposta é “Santinho”!
Além das respostas, outros fatos no mínimo curiosos sobre o espirro foram levantados na pesquisa. “Antigamente, algumas culturas acreditavam que espirrar era um demônio que saía do corpo.”, comentam acrescentando que no século VI, quando a peste bubônica estava devastando a Europa, o Papa Gregório, o Grande, estimulou o “Deus os abençoe” como proteção contra a pandemia. Já os antigos gregos e romanos viam o espirro como um sinal de bem-estar e ofereceriam “Júpiter proteja você” como uma gentileza, apontam sobre outra teoria.

O levantamento chegou à conclusão que a maioria das culturas não consegue deixar um espirro passar sem uma resposta na sequência. Com exceção de alguns países asiáticos, que não têm costume de responder. Já na cultura islâmica, de acordo com a Expedia, espirrar ilumina a mente, portanto deve-se louvar a Allah quando isso acontece.

Algumas respostas têm o mesmo significado, como saúde (em português, dito no Brasil) e salud (saúde em Espanhol), o que ocorre também com o ‘santé' (saúde em francês) ou ‘gesundheit' (que significa saúde, em alemão).

Bora matar a curiosidade e conferir o mapa!

espirro01

Foto: Reprodução.

espirro02

Foto: Reprodução.

espirro03

Foto: Reprodução.

espirro05

Foto: Reprodução.

espirro04

Foto: Reprodução.

espirro06

Foto: Reprodução.

 

Mais detalhes e as fontes consultadas pelo Expedia Canadá podem ser conferidos no infográfico disponível no https://www.expedia.ca/travelblog/world-responds-sneezing/

Você pode ouvir as pronúncias no Google Tradutor !


Tags:

Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo