Mapa mostra as diferentes formas de responder a um espirro mundo afora

O som que emitimos ao espirrar é (quase) sempre muito semelhante independente do idioma que falamos, mas as respostas a ele podem ser bem diferentes e… curiosas! Em Portugal e em alguns países do continente africano por exemplo, segundo este mapa feito pela Expedia Canadá a resposta é “Santinho”!
Além das respostas, outros fatos no mínimo curiosos sobre o espirro foram levantados na pesquisa. “Antigamente, algumas culturas acreditavam que espirrar era um demônio que saía do corpo.”, comentam acrescentando que no século VI, quando a peste bubônica estava devastando a Europa, o Papa Gregório, o Grande, estimulou o “Deus os abençoe” como proteção contra a pandemia. Já os antigos gregos e romanos viam o espirro como um sinal de bem-estar e ofereceriam “Júpiter proteja você” como uma gentileza, apontam sobre outra teoria.

O levantamento chegou à conclusão que a maioria das culturas não consegue deixar um espirro passar sem uma resposta na sequência. Com exceção de alguns países asiáticos, que não têm costume de responder. Já na cultura islâmica, de acordo com a Expedia, espirrar ilumina a mente, portanto deve-se louvar a Allah quando isso acontece.

Algumas respostas têm o mesmo significado, como saúde (em português, dito no Brasil) e salud (saúde em Espanhol), o que ocorre também com o ‘santé’ (saúde em francês) ou ‘gesundheit’ (que significa saúde, em alemão).

Bora matar a curiosidade e conferir o mapa!

espirro01
Foto: Reprodução.
espirro02
Foto: Reprodução.
espirro03
Foto: Reprodução.
espirro05
Foto: Reprodução.
espirro04
Foto: Reprodução.
espirro06
Foto: Reprodução.

 

Mais detalhes e as fontes consultadas pelo Expedia Canadá podem ser conferidos no infográfico disponível no https://www.expedia.ca/travelblog/world-responds-sneezing/

Você pode ouvir as pronúncias no Google Tradutor !

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário