Blog

Mapa mostra o significado literal do nome de cada país


O nome de um país é geralmente a primeira pista que temos sobre sua cultura e história. Este mapa criado por um site australiano mostra a tradução literal do nome de cada país, sugerindo seus significados originais. Como fonte os criadores usaram o “The World Fact Book da CIA, o Oxford Dictionaries e outros meios que você pode conferir nessa planilha. O nome de cada país foi traduzido do idioma nativo para o inglês e nós vamos traduzir aqui (os mais curiosos) para o português .

As lógicas de batismo são muito parecidas, alguns países são nomeados em homenagem aos seus primeiros habitantes, ao ambiente físico ou à localização. A Macedônia por exemplo é a “Terra do Povo Alto”, a Islândia obviamente é a “Terra do Gelo”. Outros países recebem o nome de sua história específica ou observações sociais feitas por exploradores pioneiros. Papua Nova Guiné se traduz como “Homens de cabelo crespo” na língua malaia – um nome que foi dado pelo explorador marítimo espanhol Yñigo Ortiz de Retez depois que ele visitou a ilha em 1545 e notou a aparição dos habitantes locais.

Confira abaixo os mapas divididos por continente:

 

Europa

A Europa tem uma longa história de exploração, e muitos dos nomes dos países refletem as terras e aqueles que as exploraram. A França leva o nome de uma coalizão de tribos germânicas, os francos. O nome Frank vem da palavra alemã antiga franka, que significa “feroz”, tornando a França a terra dos ferozes.  A Noruega significa simplesmente ‘The Way North’, ou ‘The Northern Way’, fazendo referência a uma antiga rota Viking.

A Espanha é de longe o mais curioso, a “Terra dos muitos Coelhos”. A origem do nome vem de  “ilha dos hiraxes”. Os colonizadores fenícios encontraram coelhos em abundância por lá e os confundiram com hiraxes (pequeno mamífero do norte da África), nomeando a terra no dialeto canaanita. Os romanos, que falavam latim, adaptaram o nome para “Hispania”.

África

A África é conhecida como o berço da civilização – o lugar de onde vem toda a vida humana. Seus nomes de países revelam uma história de culturas tribais e colonização. Por exemplo, Malawi significa “Terra das Chamas”, que é pensado para refletir o hábito local de queimar grama morta para preparar a terra para o cultivo.

O explorador português Fernão do Pó viajou ao longo do rio Wouri em 1472, encontrando uma abundância de camarões ao longo do caminho. Ele descobriu e nomeou o Rio dos Camarões, batizando assim a atual República dos Camarões.

O Sudão vem do árabe “bilad as-sudan” que significa “terra dos negros”.

Ásia

A Ásia ocupa um terço da área total do mundo e é o continente mais populoso do planeta. Sua rica diversidade de cultura e história se reflete em seus nomes de países.

A dinastia Koryŏ governou seu reino de 935 a 1392 AC, supervisionando um país que estava formando suas próprias tradições culturais distintas. Esse país é agora conhecido como Coréia, que pode ser traduzido como “alto e bonito”. Também podemos aprender sobre a geografia da região. O nome do Iraque se refere à sua localização nos rios Eufrates e Tigre. Ele vem do árabe al-‘irāq, que se traduz como ‘ao lado da água’.

 

América do Norte

Os nomes dos países norte-americanos contam a história da colonização européia. O nome ‘America’ provém das “habilidades marqueteiras”  do explorador italiano Américo Vespúcio, uma história muito interessante que você pode conferir aqui.   O México, colonizado pela Espanha, é a tradução simplificada em espanhol da palavra “mexxica” da língua náuatle  que significa “No umbigo da lua”.  Os exploradores espanhóis também chegaram a grande parte da América Central e do Caribe, onde encontraram gemas como a “Terra pela Água” e a “Praça das Romãs” – conhecidas hoje como Nicarágua e Granada.  Já os Estados Unidos é o que tem o nome praticamente auto explicativo.

 

América do Sul

A América do Sul possui alguns dos ecossistemas mais diversos do planeta. Também abriga o maior rio do mundo: o Amazonas.  Não deve ser uma surpresa então, que muitos dos nomes dos países reflitam essa realidade: a abundância de água. A Guiana é derivada de uma língua indígena ameríndia e significa “Terra de muitas águas”, enquanto a vizinha Venezuela tem o nome da cidade dos canais, a “Pequena Veneza”.

Três países da América do Sul têm o equador passando por eles, e este é, de fato, onde o Equador recebe seu nome. A palavra espanhola para equador é, você adivinhou, Equador. O Brasil como estamos cansados de saber vem da madeira de uma árvore que é a “red like an amber” ou em bom português, “vermelha como brasa”, o Pau Brasil.  Argentina é derivado do latim “argentum”, que significa “prata”, em alusão ao Rio Prata,  pois então é a “Terra ao lado do Rio Prateado” ou a “Terra da Prata”.  A Bolívia leva no nome uma homenagem ao libertador da América, Simón Bolivar, ou seja a “Terra do Bolívar”.

O exato significado por trás da palavra “Peru” é obscuro: a teoria mais popular a deriva da palavra nativa “biru” que significa “rio”, portanto no mapa é a “Land of The River” ou a “Terra do Rio”.  Já a Colômbia é uma homenagem ao descobridor da América, Cristóvão Colombo.

Chile é o lugar “Where the land ends”  proveniente da palavra mapuche “chili/chilli” que significa “onde a terra termina/onde a terra vai embora/limite do mundo”

Oceania

A Oceania pode ser o menor continente, mas suas diversas paisagens – desde a floresta tropical até os vulcões e as pastagens – fascinam as pessoas há séculos.

Foram os gregos que criaram o nome Terra Australis Incognita, que significa “Terra do Sul Desconhecida”, quando sonhavam com terras desconhecidas no hemisfério sul.  Alguns mitos locais acreditam que essas terras  deram origem a todo o universo. Samoa se traduz em “Centro Sagrado”, e a lenda diz que é aqui que o Deus samoano Tagaloalagi dos Céus criou o mundo.  A Nova Zelândia é a “Aotearoa” que na língua maori significa “terra da grande nuvem branca”.

Curtiu?  Então confira aqui uma versão ampliada e navegável do mapa e aqui uma lista completa da Etimologia dos nomes dos países.

Votar

24 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 34

Votos Positivos: 29

Upvotes percentage: 85.294118%

Votos Negativos: 5

Downvotes percentage: 14.705882%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…