Mapa mostra o significado literal do nome de cada país

O nome de um país é geralmente a primeira pista que temos sobre sua cultura e história. Este mapa criado por um site australiano mostra a tradução literal do nome de cada país, sugerindo seus significados originais. Como fonte os criadores usaram o “The World Fact Book da CIA, o Oxford Dictionaries e outros meios que você pode conferir nessa planilha. O nome de cada país foi traduzido do idioma nativo para o inglês e nós vamos traduzir aqui (os mais curiosos) para o português .

As lógicas de batismo são muito parecidas, alguns países são nomeados em homenagem aos seus primeiros habitantes, ao ambiente físico ou à localização. A Macedônia por exemplo é a “Terra do Povo Alto”, a Islândia obviamente é a “Terra do Gelo”. Outros países recebem o nome de sua história específica ou observações sociais feitas por exploradores pioneiros. Papua Nova Guiné se traduz como “Homens de cabelo crespo” na língua malaia – um nome que foi dado pelo explorador marítimo espanhol Yñigo Ortiz de Retez depois que ele visitou a ilha em 1545 e notou a aparição dos habitantes locais.

Confira abaixo os mapas divididos por continente:

 

Europa

02 Literal Translation Of Country Names Europe..original
Arte: https://www.creditcardcompare.com.au/blog/world-map-literal-translation-country-names/

A Europa tem uma longa história de exploração, e muitos dos nomes dos países refletem as terras e aqueles que as exploraram. A França leva o nome de uma coalizão de tribos germânicas, os francos. O nome Frank vem da palavra alemã antiga franka, que significa “feroz”, tornando a França a terra dos ferozes.  A Noruega significa simplesmente ‘The Way North’, ou ‘The Northern Way’, fazendo referência a uma antiga rota Viking.

A Espanha é de longe o mais curioso, a “Terra dos muitos Coelhos”. A origem do nome vem de  “ilha dos hiraxes”. Os colonizadores fenícios encontraram coelhos em abundância por lá e os confundiram com hiraxes (pequeno mamífero do norte da África), nomeando a terra no dialeto canaanita. Os romanos, que falavam latim, adaptaram o nome para “Hispania”.

África

literal world map 03
Arte: https://www.creditcardcompare.com.au/blog/world-map-literal-translation-country-names/

A África é conhecida como o berço da civilização – o lugar de onde vem toda a vida humana. Seus nomes de países revelam uma história de culturas tribais e colonização. Por exemplo, Malawi significa “Terra das Chamas”, que é pensado para refletir o hábito local de queimar grama morta para preparar a terra para o cultivo.

O explorador português Fernão do Pó viajou ao longo do rio Wouri em 1472, encontrando uma abundância de camarões ao longo do caminho. Ele descobriu e nomeou o Rio dos Camarões, batizando assim a atual República dos Camarões.

O Sudão vem do árabe “bilad as-sudan” que significa “terra dos negros”.

Ásia

04 Literal Translation Of Country Names Asia.or .original
Arte: https://www.creditcardcompare.com.au/blog/world-map-literal-translation-country-names/

A Ásia ocupa um terço da área total do mundo e é o continente mais populoso do planeta. Sua rica diversidade de cultura e história se reflete em seus nomes de países.

A dinastia Koryŏ governou seu reino de 935 a 1392 AC, supervisionando um país que estava formando suas próprias tradições culturais distintas. Esse país é agora conhecido como Coréia, que pode ser traduzido como “alto e bonito”. Também podemos aprender sobre a geografia da região. O nome do Iraque se refere à sua localização nos rios Eufrates e Tigre. Ele vem do árabe al-‘irāq, que se traduz como ‘ao lado da água’.

 

América do Norte

05 Literal Translation Of Country Names NorthAm.original
Arte: https://www.creditcardcompare.com.au/blog/world-map-literal-translation-country-names/

Os nomes dos países norte-americanos contam a história da colonização européia. O nome ‘America’ provém das “habilidades marqueteiras”  do explorador italiano Américo Vespúcio, uma história muito interessante que você pode conferir aqui.   O México, colonizado pela Espanha, é a tradução simplificada em espanhol da palavra “mexxica” da língua náuatle  que significa “No umbigo da lua”.  Os exploradores espanhóis também chegaram a grande parte da América Central e do Caribe, onde encontraram gemas como a “Terra pela Água” e a “Praça das Romãs” – conhecidas hoje como Nicarágua e Granada.  Já os Estados Unidos é o que tem o nome praticamente auto explicativo.

 

América do Sul

06 Literal Translation Of Country Names SouthAm.original
Arte: https://www.creditcardcompare.com.au/blog/world-map-literal-translation-country-names/

A América do Sul possui alguns dos ecossistemas mais diversos do planeta. Também abriga o maior rio do mundo: o Amazonas.  Não deve ser uma surpresa então, que muitos dos nomes dos países reflitam essa realidade: a abundância de água. A Guiana é derivada de uma língua indígena ameríndia e significa “Terra de muitas águas”, enquanto a vizinha Venezuela tem o nome da cidade dos canais, a “Pequena Veneza”.

Três países da América do Sul têm o equador passando por eles, e este é, de fato, onde o Equador recebe seu nome. A palavra espanhola para equador é, você adivinhou, Equador. O Brasil como estamos cansados de saber vem da madeira de uma árvore que é a “red like an ember” ou em bom português, “vermelha como brasa”, o Pau Brasil.  Argentina é derivado do latim “argentum”, que significa “prata”, em alusão ao Rio Prata,  pois então é a “Terra ao lado do Rio Prateado” ou a “Terra da Prata”.  A Bolívia leva no nome uma homenagem ao libertador da América, Simón Bolivar, ou seja a “Terra do Bolívar”.

O exato significado por trás da palavra “Peru” é obscuro: a teoria mais popular a deriva da palavra nativa “biru” que significa “rio”, portanto no mapa é a “Land of The River” ou a “Terra do Rio”.  Já a Colômbia é uma homenagem ao descobridor da América, Cristóvão Colombo.

Chile é o lugar “Where the land ends”  proveniente da palavra mapuche “chili/chilli” que significa “onde a terra termina/onde a terra vai embora/limite do mundo”

Oceania

07 Literal Translation Of Country Names Oceania.original
Arte: https://www.creditcardcompare.com.au/blog/world-map-literal-translation-country-names/

A Oceania pode ser o menor continente, mas suas diversas paisagens – desde a floresta tropical até os vulcões e as pastagens – fascinam as pessoas há séculos.

Foram os gregos que criaram o nome Terra Australis Incognita, que significa “Terra do Sul Desconhecida”, quando sonhavam com terras desconhecidas no hemisfério sul.  Alguns mitos locais acreditam que essas terras  deram origem a todo o universo. Samoa se traduz em “Centro Sagrado”, e a lenda diz que é aqui que o Deus samoano Tagaloalagi dos Céus criou o mundo.  A Nova Zelândia é a “Aotearoa” que na língua maori significa “terra da grande nuvem branca”.

Curtiu?  Então confira aqui uma versão ampliada e navegável do mapa e aqui uma lista completa da Etimologia dos nomes dos países.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

6 comentários em “Mapa mostra o significado literal do nome de cada país”

  1. As cores brasileiras provêm das casas da família Bragança de dom Pedro e a cor da dinastia dos Habsburgo da Áustria, a qual pertencia sua esposa dona Leopoldina.

    Responder
  2. Se Brasil significa vermelho, por não fizeram nossa bandeira nacional na cor vermelha? Imaginem os uniformes nas copas, campeonatos, ligas mundiais… Ao invés desse verde amarelo difícil de combinar, um vermelho vivo, cor dos campeões.

    Responder
    • Está equivocada sobre as cores. Primeiro q a cor dos campeões sempre foi o dourado (amarelo) nunca foi o vermelho. O vermelho nas bandeiras geralmente faz referência a luta, guerra, sangue e sofrimento. E leia sobre os significados das cores de nossa bandeira, vai te surpreender.

      Responder
  3. Se nos mapas medievais ( basta olhar no Google ) muito antes das grandes navegações já tinha uma ilha mítica chamada HY BRASIL, diziam que essa ilha era o paraíso na terra, todo europeu conhecia a lenda… no século 7 ( 8 séculos antes das grande navegações ) um monge irlandês chamado São Brandão ( hoje é um santo ) se lançou ao mar e encontrou a mitica ilha HY BRASIL… a palavra BRASIL vem de um dialeto irlandês antigos que significa vermelho, porque naquele tempo um corante vermelho de mercúrio era uma especiaria nobre… então já existia a palavra Brasil e o paraíso na terra chamado HY BRASIL… daí veio o nome do nosso grandioso país…

    Responder
    • Ai sim?

      “Despite the similarity, the name of the country Brazil, also spelled Brasil, has no connection to the mythical islands. The South American country was at first named Ilha de Vera Cruz (Island of the True Cross) and later Terra de Santa Cruz (Land of the Holy Cross) by the Portuguese navigators who arrived there. After some decades, it started to be called “Brazil” (Brasil, in Portuguese) due to the exploitation of native brazilwood, at that time the only export of the land. In Portuguese, brazilwood is called pau-brasil, with the word brasil commonly given the etymology “red like an ember”, formed from Latin brasa (“ember””

      Portanto, tanta certeza e estás errado.

      Responder

Deixe um comentário