Mapa mostra os souvenirs mais procurados em 30 países

Tem gente que é louca por souvenirs. Algumas pessoas levam um pouquinho do destino para casa, para si ou para presentear; outras fazem até coleção. Mais do que recordações, alguns destes objetos carregam em si um pouco da cultura e do povo de onde vêm, principalmente aqueles feitos artesanalmente.
Confira abaixo o mapa feito pelo Club Med que revela quais são os souvenirs mais vendidos em 30 países mundo afora.

mapa souvenirs00
Foto: Reprodução/ClubMed.

América do Norte e América Central

Exceto pelas máscaras de Lucha Libre do México, dos objetos em pedra Larimar da República Dominicana, dos tecidos feitos pelos indígenas Kuna Yala do Panamá, as Molas, e dos famosos charutos cubanos entre outros, parece que os turistas que visitam os países das Américas do Norte e Central gostam mesmo é de alimentos e bebidas destes lugares. Veja no mapa:

mapa souvenirs amNC
Foto: Reprodução/ClubMed.

América do Sul

Na América do Sul a maioria das lembrancinhas podem ser utilizadas ou vestidas, como o poncho que é o souvenir mais procurado na Bolívia ou o chullo (gorro) peruano. Quem visita o Brasil não resiste a uma rede, segundo o levantamento do Club Med.

mapa souvenirs amSUL
Foto: Reprodução/ClubMed.

Europa

Os souvenirs mais vendidos no continente europeu são bastante variados. Na Bélgica, França e Irlanda a lembrancinha mais procurada é o chocolate; na Alemanha a cerveja, em Portugal o ‘Galo de Barcelos’, um dos símbolos do país que tem até uma lenda (leia sobre ela aqui). E até que você vá lá, seja um fã ou tenha lido este post saberá que o Lego nasceu na oficina de um mestre carpinteiro dinamarquês – que  é o souvenir mais procurado pelos turistas que visitam a Dinamarca. Aqui você encontra um pouco sobre a História do Lego.

europamapasouvenir
Foto: Reprodução/ClubMed.

África

Os produtos têxteis são os favoritos de quem visita os países do continente africano. “Na Nigéria, Aso Oke, um tecido vibrante e tradicional usado pelo povo iorubá é um item popular para levar para casa. O tecido também é a melhor lembrança do Zimbábue e dos Camarões, enquanto os tapetes tecidos à mão são a melhor opção de lembrança para aqueles que viajam para o Malaui.”, explicam os produtores do mapa.

mapa souvenirs Africa
Foto: Reprodução/ClubMed.

Ásia

Geralmente feitas em madeira as matrioscas são as lembranças mais buscadas por quem visita a Rússia; já quem visita o Japão quer levar para casa alguma peça que utilizou a arte tradicional e secular do Origami.
Embora não apareça na ilustração, o Club Med comentou sobre um souvenir inusitado: propaganda. Sim, na Coreia do Norte, país cujas visitas só podem ser feitas em uma excursão organizada pelo governo norte-coreano turistas podem levar como lembranças de posteres a cartões-postais que “idolatram seu governante e suas políticas polêmicas”, comentam.
Também não aparece na ilustração, mas os pesquisadores disseram que dificilmente quem visita o Laos sai de lá sem uma camiseta da mais popular bebida do país, uma cerveja, a Beer Lao.

mapa souvenirs Asia
Foto: Reprodução/ClubMed.

Oceania

As paisagens naturais da Nova Zelândia encantam e aparecem na série de filmes “O Senhor dos Anéis”. Por lá, o souvenir mais procurado por turistas é o “The one ring”, ou o Anel de Sauron (se você assim como nós não manja de Senhor dos Anéis, aqui você fica sabendo um pouco sobre o Anel). O turismo neozelandês tem até um site oficial dirigido a quem quer fazer uma “Jornada Hobbit” (em alusão ao filme) pelo país. Confira aqui.
Em Fiji, a procura é pelas máscaras Mako. Esculpidas a mão elas representam diferentes deuses ou divivindades e conceitos como prosperidade, força, felicidade etc.
Já na Austrália, além dos cangurus também são famosos os bumerangues. Segundo a Wikipedia, o arqueólogo Rober Luebbers encontrou exemplares de bumerangues autralianos que acredita-se tenham aproximadamente 9 mil anos.

mapa souvenirs Oceania
Foto: Reprodução/ClubMed.

Mais detalhes sobre o mapa podem ser conferidos no https://www.clubmed.co.uk/l/blog/top-souvenirs-around-the-world

E você tem algum souvenir aí? É colecionador(a)? Conta pra gente!

 

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário