Van usa óleo de cozinha usado como combustível

A Ford anunciou que utilizará HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) como combustível de sua linha de vans Transit. O HVO é um tipo de diesel renovável que pode ser feito com óleos de cozinha usado, de peixe ou gordura animal, por exemplo.
Segundo nota divulgada pela Ford, a substituição de combustíveis fósseis convencionais por HVO pode contribuir para a melhoria da qualidade do ar. “Os gases de efeito estufa podem ser reduzidos em até 90% em comparação com o diesel comum”.

Ford BIO OIL ILLUSTRATION with
Foto: Reprodução.

A Europa adotou metas para redução de emissões dos veículos novos, com destaque para os carros elétricos, mas segue investindo em outras opções para substituição dos derivados de petróleo. Por lá, empresas coletam óleo de cozinha usado em restaurantes e escolas por exemplo. O RecOil, uma iniciativa da União Europeia está trabalhando para aumentar a coleta e produção do diesel renovável e incluir também a participação de residencias.
O HVO é vendido na Europa em postos de combustível selecionados, principalmente na Escandinávia e países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), onde é oferecido puro ou misturado ao diesel comum, informa a Ford na mesma nota.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário