Metade dos europeus quer voltar a viajar ainda no primeiro semestre, revela pesquisa

Uma pesquisa feita pelo European Travel Commission (ETC) revelou que 52% dos cidadãos da União Europeia que participaram do questionário* têm planos para viagens ainda no primeiro semestre. Os dados foram publicados em janeiro e mostram que 32% dos entrevistados indicaram pretender fazer uma viagem durante abril e junho de 2021, um aumento de 20% em relação às respostas obtidas em pesquisa anterior.
“Apesar dos contínuos bloqueios, os europeus estão progressivamente interessados em viagens durante o segundo trimestre de 2021, à medida que as vacinas Covid-19 são lançadas”, comenta a ETC, que é uma associação de organizações nacionais de turismo criada em 1948 para promover a Europa.
40% dos entrevistados estão dispostos a viajar para outro país europeu; 36% pretendem fazer uma viagem pelo próprio país.

traveller with hat medical mask checking map freepik
Foto: Travel photo created by freepik – www.freepik.com

Objetivo da viagem

O lazer é o principal objetivo da viagem para quase 63% dos pesquisados que planejam viajar a curto prazo. 21% querem viajar para visitar amigos e parentes. Viagens de negócios representam 9% dos consultados.

Segurança

De acordo com a ETC a confiança nas viagens aéreas aumentou: 52% dos entrevistados afirmaram que estão dispostos a viajar de avião, em comparação com 49% dos consultados em setembro de 2020.
67% dos entrevistados disseram se sentir mais seguros e relaxados o suficiente para aproveitar a viagem quando há protocolos rígidos de saúde e segurança em vigor. Apenas 22% acreditam que as medidas rigorosas podem prejudicar até certo ponto, a experiência de viagem; 11% afirmaram não fazer diferença para eles.
De qualquer forma, as medidas de quarentena, o aumento dos casos de covid-19 e o adoecimento durante as férias continuam sendo as principais preocupações para 15%, 14% e 14% dos europeus com planos de viagem de curto prazo, respectivamente.

viagemaviaocovid camila perez unsplash
Foto: Camila Perez/Unsplash.

O estudo completo pode ser conferido no https://etc-corporate.org/uploads/2021/01/2021ETC_MSIET_Wave_4.pdf (em inglês).

*Foram ouvidos nesta pesquisa 5.742 cidadãos da União Europeia.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário