Meus cinco passos para planejar uma viagem!

Olá desbravadores!

Apesar de acreditar que a comunidade das pessoas que planejam suas próprias viagens, vem aumentando gradativamente todos os anos, uma das afirmações que mais escuto das pessoas, quando o assunto férias surge nas rodinhas de conversa é: mas eu não sei nem por onde começar a planejar.

Pensando nisso, resolvi fazer essa postagem sobre os meus 5 passos para planejar uma viagem. Tem alguns deles que vocês pensarão: Nossa, mas é tão obvio. Sim, sim é mesmo, mas quando não possuímos a prática até mesmo o obvio é esquecido, gerando complicação no planejamento.

O esquema é seguir os passos na ordem e não iniciar um sem finalizar o outro. Vai por mim, quando você começar a planejar suas férias elas serão muito mais divertidas!

 

Onde, Quando e Com quem?

knowledge-1052012_1920.jpgFoto: Dariusz Sankowski

A primeira coisa a se escolher é o destino. Quando o assunto é férias eu costumo pensar na próximo viagem assim que retorno da que estou realizando. Funciona assim: sempre separo 3 possibilidades de destinos e vou sutilmente pesquisando sobre o local e o valor dos aéreos, criando uma pequena noção do que fazer, melhor época para viajar e os custos desse lugar, ajudando assim a escolher o Quando ir  e identificar os reais valores dos aéreos, evitando falsas promoções. Pensando assim, você começa a “desejar” a viagem antes de iniciar o planejamento efetivo, criando os conhecimento básicos sobre o local.

Após escolher o local e ter uma noção do quando ir está na hora de decidir se a viagem será sozinha (o), com amigos ou em casal, pois a quantidade de pessoas inclusas na viagem, influenciará os procedimentos de reservas e a tomada de decisões em conjunto. Vale ressaltar, que é importante que todos tenham conhecimento dos locais  e das reservas feitas. Este procedimento inicio com no minimo 6 meses de antecedência.

Aéreo

night-flight-2307018_1920Foto: Danilo Bueno

Esse talvez seja o assunto que mais cause dúvidas nas pessoas.

Depois de definir o Onde, Quando e Com quem, chega o momento de colocar a mão na massa. Esta é a primeira etapa que efetiva a viagem. O primeiro cuidado que devemos ter, é  evitar os meses de alta temporada onde existe um aumento nos preços dos aéreos por conta da alta procura devido as ferias escolares e festas de final de ano. No Brasil evite sempre Janeiro, Julho e Dezembro.  nos Estados Unidos e Europa considere além desses meses o mês de Agosto. É importante observar os feriados de cada região, quando os aéreos sobem.

Para viagens nacionais, o dia da semana escolhido para embarque e desembarque influencia no valor da passagem, sendo as terças, quartas e quintas-feiras as melhores opções para voar.

Sobre as buscas, uma dica preciosa é sempre limpar os cookies do seu navegador e utilizar o modo anônimo para realizá-las. Isso evita que os sites utilizem seus dados de pesquisa e ocultem  ou modifiquem os valores promocionais, levando a compra da passagem por um valor diferente do primeiro pesquisado.

No site dos Melhores Destinos (em breve teremos uma postagem sobre esse maravilhoso site) existe uma tabelinha ótima sobre quanto tempo antes da viagem se deve comprar o aéreo:

Quando comprar passagens aéreas nacionais:
Baixa temporada: de 25 a 40 dias
Alta temporada: de 60 a 90 dias

Quando comprar passagens aéreas internacionais:
Baixa temporada: de 30 a 60 dias
Alta temporada: de 60 a 120 dias

E onde buscar?

Existem varias ferramentas que poderão te ajudar que vão de sites a app´s. Mas o conselho é sempre comprar direto na cia aérea, assim se existirem problemas você sabe pra quem correr! Listarei algumas para que vocês se familiarizem ok?! 😉

***Sites que comparam valores entre as cias aéreas***

Voopter

Skyscanner

***Agência de viagem virtuais (costumam cobrar tarifas pelo serviço)***

CVC

Decolar

Submarino Viagens

Ainda sobre as buscas, indico que vocês baixem o app ou acompanhem o site do Melhores Destinos , onde são publicadas promoções e dicas sobre destinos.

Hospedagem

travel-1737172_1920.jpgFoto: Cyprus Villas

As opções são inúmeras e tudo depende do seu bolso e com quem você irá viajar: para uma viagem sozinha (o) o bacana é optar por um hostel por ser uma opção econômica e que permite que você conhecer pessoas. Viagem em casal é possível ficar em um hostel que possua quarto com suítes, buscar por uma pousada ou até mesmo um hotel. Se a viagem é em turma, é possível idealizar uma casa e de quebra vocês podem vivenciar um pouquinho do local como um verdadeiro munícipe. Nos links acima coloquei as melhores opções de busca para cada opção! Agora basta escolher qual é mais adequada para sua viagem e buscar 😉

 

O que fazer?

world-1264062_1920Foto: Andras Barta

Para mim é a parte mais divertida de todo planejamento! É o momento de olhar para o  Google e fazer uma linda amizade…rs!

Leia bastante sobre o local que você visitará: sua cultura, seus hábitos, sua história, restaurantes legais de conhecer, museus, parques, sítios arqueológicos, enfim, pesquise muito!

Leia blogs e aprenda com a experiência de outras pessoas, peça dicas e faça perguntas, e principalmente guarde essas informações em algum lugar no seu computador, Ctrl+C e Ctrl+V em tudo! Ao término da pesquisa quando acreditar que tem material suficiente pra se virar no local, junte todo o conhecimento que você guardou e comece a organizar, leia e separe as informações por assunto, isso facilita o entendimento de cada item pesquisado: assuntos relacionados a passeios em uma local, comida em outro e assim por diante. Faça um resuminho dessas informações para que fique de fácil o entendimento e monte uma planilha com o que fazer em dia a dia, criando um roteirinho bem simplificado das coisas que você quer conhecer enquanto explora o local.

Outra dica é salvar alguns mapas com rotas de localização dos pontos turísticos ajudando na locomoção entre eles.

***Minhas sugestões de blog´s para pesquisa***

360 Meridianos

Viaje na Viagem

Melhores Destinos

TripAdvisor

Mochileiros.com

Esse mundo é nosso

Nós no mundo

Vambora!

Gabriel quer Viajar

Viagens para Mãos de Vaca

Money $$$

euro-870757_1920Foto: Werbe Fabrik

Depois de saber o valor do aéreo, hospedagem, passeios desejados, custo médio da alimentação  e criar uma noção básica dos gastos supérfluos da viagem, é possível traçar um custo total aproximado e saber o valor que se deve levar. É sempre bom ter um cartão internacional com um limite razoável que permita em uma emergência. que você “sobreviva” alguns dias no local ou até mesmo comprar uma passagem de retorno para casa. Você também pode habilitar seu cartão de débito para utilizar durante a viagem, mas preste bem atenção: para essas modalidades o IOF cobrado é de 6,38%, aumentando assim o custo total da viagem inicialmente estipulada.

Uma outra modalidade que vem sendo bastante utilizada é o cartão pré-pago para viagens. O Melhores Destinos (santo melhores destinos!) fez uma ótima matéria explicativa sobre a funcionalidade dessa categoria (aqui), vale muito a pena ler!

Salvo exceções bem pontuais, nas viagens internacionais é sempre interessante levar dólar como dinheiro em espécie por conta da força que a moeda tem em vários países, encontrando uma boa taxa de cambio você poderá “ganhar” uns trocadinhos nas transições entre as moedas.

Três dicas importantes:

1 – Sempre que tiver uma graninha sobrando e a taxa cambial do dólar estiver favoravel é interessante comprar a moeda já fazendo um pezinho de meia para viagem

2 – Nas viagens em grupo, deixem para trocar o dinheiro juntos, assim é possível dividir a taxa que as casas de cambio cobram pela transação.

3- Sempre é mais seguro optar pelos meios oficiais de cambio evitando assim dores de cabeça com notas faltas.

Acredito que seguindo esses passos você conseguirá planejar suas viagens e, com o tempo, aperfeiçoar os métodos para o seu perfil!

Prometo tratar cada passo com mais profundidade nas próximas postagens, ajudando ainda mais no planejamento de vocês em desbravar o mundo 😉

Tem alguma dica para um dos passos? Deixa um comentário e vamos multiplicar essas informações.

Gostou dessa postagem? Leia também Quanto Custa Viajar?

Até a próxima…

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Michellândia

Nas redes ?

Blog Michellândia
Geração Touch
Facebook: @blogmichellândia
Instagram: @blog_michellandia
Bloglovin’: Michellândia
Linkedin: Michelle Graça
Mochila Brasil: Autora Michelle Graça

Foto capa: Creative Commons

Foto do autor

Michelle Graça - Michellândia

Michelle Graça tem 35 anos, Paulista, pós-graduada em marketing estratégico, mochileira, redatora de conteúdo do blog Michellândia, colaboradora do site Mochila Brasil e com uma paixão incontrolável por conhecer o mundo.

Deixe um comentário