Ministros da União Europeia aprovam controle de viajantes isentos de visto


Os países membros da União Europeia fecharam na última sexta-feira (9) acordo para instaurar um controle prévio a viajantes de países que são isentos de visto que queiram entrar em território europeu, o que inclui os brasileiros.
De acordo com informações publicadas pelo G1, o controle prevê que estes viajantes que não precisam de visto para ficar períodos curtos na União Europeia deverão obter uma autorização prévia à sua saída preenchendo uma solicitação na internet. A medida ainda passará pelo Parlamento Europeu.
Se passar, os candidatos à visita deverão pagar 5 euros para pedir a permissão e se obtida, ela será válida por 3 anos.
Ainda de acordo com a publicação, o objetivo é comparar as informações proporcionadas por cada cidadão com as de diferentes bases de dados europeus para identificar, antes da saída do seu país de origem, se esta pessoa apresenta “um risco de migração irregular ou de segurança”.
O sistema denominado ETIAS é inspirado no formulário ESTA, um dispositivo já em vigor nos Estados Unidos. Se aceita pelo Parlamento, a comissão que lançou essa iniciativa espera que ela já esteja operando a partir de 2020.
Nós já havíamos falado sobre o eventual controle quando das ideias iniciais sobre. Na ocasião especulava-se a cobrança de 50 euros para o “pedido online”.

Com informações de G1 e ANSA.
A foto (da home) que traz até este post é de Yanni Koutsomitis (sob licença Creative Commons).

Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos.
Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.
Mochileiros.com

Deixe um comentário