Nova sede do Serra dos Órgãos terá área para hospedagem e camping


A nova sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no bairro Bonfim, em Corrêas, Petrópolis contará com espaço para hospedagem (com alojamentos para pesquisadores e brigadistas), área de camping, sala de informações e loja de souvenirs. As informações são do jornal Tribuna de Petrópolis. É na “Cidade Imperial” que se concentra a maior parte do território do Parnaso.
Ainda de acordo com a publicação, com a nova sede será possível ampliar o número de brigadistas que ajudarão no combate aos incêndios florestais, problema comum nesta época do ano.
Ao jornal, o chefe do Parnaso, Leandro Goulart explicou que está em fase final o processo de desapropriação do terreno para a nova sede. “O próximo passo será a implementação desse espaço. Além de recebermos mais visitantes teremos reforço na nossa brigada operacional, com uma estrutura que vai lembrar a sede de Teresópolis”.
No território do parque é feita uma das travessias mais bonitas do Brasil, a Petrópolis-Teresópolis. Você pode conferir várias dicas e experiências de viagem sobre ela e outras Trilhas no Rio de Janeiro, no nosso fórum.

Vídeo abaixo mostra um pouco das belezas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos:

Como chegar

Pórtico da cidade de Petrópolis | Foto: Wania Corredo/MTUR.

Para chegar à portaria da Sede Petrópolis, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio):
“O acesso terrestre principal é feito pela BR 040, que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Juiz de Fora (MG). Do centro de Petrópolis até a portaria, o acesso é através da Estrada União-Indústria, que margeia o Rio Quitandinha. Deve-se tomar o acesso do Distrito de Corrêas.

Para quem vem de Teresópolis o acesso é através da Rodovia BR-393 (Teresópolis-Itaipava). Chegando-se a Itaipava toma-se a direção do Centro de Petrópolis até o Distrito de Corrêas.

A partir de Corrêas deve-se seguir as indicações do Bairro Bonfim. O acesso é feito por estrada de terra e trechos ruins de asfalto e paralelepípedo. A portaria do parque é a última construção na área mais alta do bairro.

De ônibus a melhor opção a partir do Centro de Petrópolis é tomar um ônibus para o Terminal de Corrêas. De lá existem duas linhas que atendem ao Bonfim – a linha 611 (Bonfim) que tem ponto final a cerca de 1 Km da portaria e a linha 616 (Pinheiral) que chega mais perto, até a Escola Rural do Bonfim.”
Mais informações sobre o Parnaso podem ser conferidas aqui.

Um dos belos monumentos naturais do Parnaso, o “Dedo de Deus” visto da estrada | Foto: Bruna Prado/MTUR.

Deixe um comentário