Novo roteiro no RS prevê 10 dias de caminhada


O Rio Grande do Sul anunciou no último dia 4, um novo roteiro no Estado: o ‘Caminhos de Caravaggio’. Inspirado no ‘Caminho de Santiago de Compostela’, os 200 quilômetros em meio as belas paisagens gaúchas ligarão os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio, de Canela e o de Farroupilha.
De acordo com o jornal Zero Hora, o roteiro será tanto turístico como religioso, estendendo-se para peregrinos e esportistas que poderão desfrutar de “paisagens de grandes morros e planícies, igrejas quase centenárias e estradas de chão e asfalto”.
Ainda segundo a publicação, o percurso passará por zonas rurais e urbanas de cinco cidades: Caxias do Sul, Farroupilha, Canela, Gramado e Nova Petrópolis que contarão com “oferta de uma rede de hospedagem para o repouso de mochileiros, pois o trajeto exige pelo menos 10 dias de caminhada longe da agitação da cidade.”

Trajeto apresentado pelos idealizadores do ‘Caminhos de Caravaggio’ | Foto: Divulgação/Caravaggio.org.br

Na apresentação do novo roteiro, o secretário de Turismo de Farroupilha, Francis Casali explicou que os 10 dias de caminhada são uma sugestão (18 a 25Km por dia) e que é recomendável além dos preparativos para uma jornada como esta, reservar as hospedagens antes de começar o ‘Caminho’.
“É um percurso muito bonito, emocionante. Você vai do nível do Rio Caí ao do Campos de Cima da Serra pelo menos três vezes, com variação de temperatura, há subidas íngremes, mas a maior parte é fácil de caminhar. Não há longos trechos sem moradias, no máximo três ou quatro quilômetros”, comentou ao Zero Hora.

Um dos trechos do caminho | Foto: Adroir Fotógrafo.
“Estradas de chão” e… | Foto: Adroir Fotógrafo.
e de asfalto fazem parte do percurso | Foto: Adroir Fotógrafo.
Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha | Foto: Reprodução Google Mapas.
Entrada do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela | Foto: Reprodução Google Mapas.

O viajante poderá escolher como ponto de partida as cidades de Farroupilha ou Canela. O caminho já conta com sinalização e busca apoio Federal para implantar uma “sinalização mais robusta”.
O projeto tem apoio da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul , Nomas Consultoria, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh).
Mais informações e um exemplo do roteiro feito pela comitiva técnica do caminho podem ser conferidos aqui.
*Para mais informações ligue para o Santuário de Farroupilha: (54) 3260-5166 ou envie e-mail para: [email protected]

Com informações do Zero Hora e Caravaggio.org.br.
Fotos: Adroir Fotógrafo.
*Post originalmente publicado em 07/05/2019 e atualizado em 15/05/2019 para o acréscimo da informação.

Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos.
Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.
Mochileiros.com

8 comentários em “Novo roteiro no RS prevê 10 dias de caminhada”

  1. Oi amigos !! Amei a ideia, sou praticamente de caminhadas longas. Gostaria de participar. E também gostaria de todas as informações para a incrisao!amo caminhadas longas aqui no meu lugar em Pananbi tenho um grande grupo de caminhada.

Deixe um comentário