O ‘Mar’ de Minas: aproveite um roteiro em Capitólio

Quem disse que Minas Gerais não tem mar? Tem sim e é feito de água doce. É em Capitólio, a 280 km de Belo Horizonte e a 480 km de São Paulo, que fica o Lago de Furnas, mais conhecido como o Mar de Minas. A maior extensão de água do Estado é rodeada de enormes lagos, uma verdadeira praia para quem está a aproximadamente 600 km do litoral e quer fazer um roteiro em Capitólio.

E foi justamente por conta do Lago de Furnas e de atrações de ecoturismo que a cidade tornou-se um dos destinos brasileiros mais cobiçados pelos viajantes. A região é repleta de belezas naturais como cachoeiras, piscinas naturais e montanhas com trilhas incríveis.

Sem dúvida a cidade mineira tem muitas atividades que garantem mais do que dois dias de viagem. Entretanto, foi pensando em você, que quer passar apenas um final de semana ou tem um curto período de tempo para explorar a região, que elaboramos este roteiro em Capitólio. Com as dicas abaixo, você conseguirá conhecer, ao menos, as principais atrações da cidade.

Ao final do texto você também saberá como chegar em Capitólio em uma viagem de ônibus.

O que fazer em Capitólio?

Dia 1 | Lago de Furnas e Cachoeira Lagoa Azul

Canyons em Capitólio, Roteiro em Capitólio
Créditos: Creative Commons

O cenário do Lago de Furnas é emoldurado por cânions de até 20 metros de altura, além de grutas e cachoeiras. O espelho-d’água da região, um dos maiores lagos artificiais do mundo, tem 1.440 km². A dimensão do conjunto de lagos realmente impressiona: é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Aproveite o seu primeiro dia em Capitólio para conhecer o Lago. A melhor forma de apreciá-lo é a bordo de lanchas, escunas ou chalanas (pequenas embarcações), que oferecem tours com direito a paradas entre os cânions e as cachoeiras. Por conta do aumento de turistas, nenhum outro município no estado de Minas Gerais tem mais embarcações que Capitólio. Diversos hotéis, pousadas e agências de turismo realizam o passeio na cidade.

Prefira conhecer a Cachoeira Lagoa Azul na parte da manhã para evitar a concentração de pessoas, que deixa o paraíso menos tranquilo. Para a entrada na cachoeira é cobrado um valor de aproximadamente R$ 30, pois o local fica em uma propriedade particular.

Dia 2 | Morro do Chapéu e o Mirante do Lago de Furnas

Morro do Chapéu, Roteiro em Capitólio
Créditos: Creative Commons

Comece o segundo dia se aventurando na trilha para o Morro do Chapéu, um dos pontos mais altos de Capitólio, a 1.290 metros. O percurso para o mirante natural é repleto de histórias. Ao longo do trajeto é possível ver os lajeados, chapadões e muralhas de pedra construídas no início do século passado. Eles eram utilizados para a separação das propriedades, quando ainda não existia arame farpado. É recomendado fazer o passeio com um carro 4×4.

Continue lendo o roteiro em Capitólio no blog do Guichê Virtual!

Deixe um comentário