O melhor da Rússia em 3 cidades

Como falar só de 3 lugares do maior país do mundo?

Difícil… e para isso, claro que a capital e a cidade “menina dos olhos” não podem faltar, e de quebra, que tal também citar uma outra cidade, pouco conhecida mais apaixonante de se explorada?

Vamos lá…

 

1- São Petersburgo

A Veneza russa, assim é descrita São Petersburgo, uma cidade realmente linda, rodeada de águas, história e belas construções. Sem dúvida um dos melhores destinos para o seu roteiro neste país show de bola.

37-quero-mochilar

Confesso que não esperava tanto, mas esta bela cidade me surpreendeu e muito.

São Petersburgo é a segunda maior cidade russa, e a “menina dos olhos” do país. Com 1 MM de habitantes é conhecida como uma metrópole ocidentalizada e a capital cultural do país. Peter, como também é chamada, já foi também a capital do império russo.

 

A cidade está localizada em um ponto estratégico, as margens do rio Neva e próxima ao golfo da Finlândia no mar Báltico, e por isso foi, e ainda é, uma cidade de grande importância histórica, por estar em vários canais, o que lhe deu a fama de Veneza do Norte.

São Petersburgo já teve outros dois nomes no século passado, que as vezes pode soar mais comum se você for um amante de história. Até 1924, a cidade era conhecida como Petrogrado, depois passou a se chamar Leningrado – nome que ficou marcado na história com o Cerco a Leningrado – quando a Alemanha nazista durante a segunda guerra mundial cercou a cidade proibindo a entrada de suprimentos e acabou matando grande parte da população de frio e fome.

Somente após 1991, após o colapso da URSS a cidade voltou a ter seu nome original.

7-quero-mochilar

Foto: A bela Catedral Santo Isaac, de onde temos uma bela vista para a cidade.

Roteiro – São Petersburgo

2- Veliky Novgorod

Viajar é assim mesmo, quando saímos do planejamento e nos aventuramos encontramos aquele lugar que nem conhecíamos e que se torna um dos mais especiais da viagem. Assim foi Novgorod, uma cidade fora do roteiro de muitos, mas que sua história e beleza surpreende quem resolve conhecê-la.

37-3-quero-mochilar-novgorod

Em toda viagem independente sempre fugimos do nosso planejamento em algum momento e geralmente nesse momento acontecem belas surpresas, e esta encantadora cidade russa, foi a bela surpresa de uma das minhas viagens.

Localizada entre São Petersburgo e Moscou, esta cidade de aproximadamente 240 Mil habitantes, foi a primeira capital registrada da Rússia, sendo de uma importância histórica muito grande para o país.

Veliky Novgorod, cujo o nome significa “Cidade Nova, a Grande”, foi uma das importantes cidades do leste europeu durante a idade média e com toda esta importância acabou passando por várias guerras e foi reconstruída diversas vezes.

12-quero-mochilar-novgorod

Foto: Panorâmica da fortaleza (Kremlim) e sua entrada principal.

Colocá-la em seu roteiro durante sua passagem pela Rússia é fugir da ostentação de Moscou e São Petersburgo e conhecer o país um pouco mais intimamente, além de se sentir andando na história, pois muitas atrações da cidade parecem um museu a céu aberto.

36-quero-mochilar-novgorod

Foto: Museu a céu aberto – Vila medieval.

Roteiro Completinho para – Veliky Novgorod

3- Moscou

Quando pensamos em Rússia logo vem a mente aquela catedral que mais parece feita de doce, e assim ela se torna o primeiro destino para aquela nossa foto de porta retrato, mas o que as vezes esquecemos é que a capital da Rússia ainda é cheia de outras surpresas e lugares fantásticos. Vamos lá conferir?

Situada sobre o rio Moscova, Moscou (Москва) é a capital e maior cidade da Rússia, sendo um importante centro político, econômico e cultural do país. Com 12 MM de habitantes é considerada a segunda cidade mais populosa da Europa, atrás somente de Istambul.

31-quero-mochilar

Situada sobre o rio Moscova, Moscou (Москва) é a capital e maior cidade da Rússia, sendo um importante centro político, econômico e cultural do país. Com 12 MM de habitantes é considerada a segunda cidade mais populosa da Europa, atrás somente de Istambul.

9-quero-mochilar

Foto: A catedral possui um conjunto de cinco cúpulas douradas e seu interior é lindo, só que não podemos fotografar.

Em Moscou também rola muita grana, alguns não sabem, mas esta cidade possui a segunda maior comunidade de milionários do mundo.

A atração principal sem dúvida é a sede do Kremlin, um dos vários patrimônios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO na cidade. Este Kremlin é uma antiga fortaleza onde hoje fica a residência do presidente russo e a sede do poder executivo do governo.

Por tudo isso e muito mais a capital da Rússia é uma cidade repleta de atrativos para todos os gostos e ainda bem servida em relação ao transporte, facilitando seu acesso a qualquer ponto da cidade. Moscou possui uma extensa rede de trânsito, com quatro aeroportos internacionais, nove terminais ferroviários e uma das maiores e mais belas redes de metrô do mundo.

41-quero-mochilar

Foto: Metros de Moscou são um passeio a parte.

Roteiro para Moscou.

Quer saber mais?

Nos roteiro há um relato completo em cada uma destas cidades.

Aproveite e mochile pelo blog (www.queromochilar.com.br), são mais de 100 roteiros em 16 países e mais de 10 estados brasileiros. Algum lugar que você procura esta aqui prontinho para você!

Deixe um comentário