Paraíso na Patagônia chilena procura ‘colonizadores’

A pequena cidade de Timaukel tem apenas 25 habitantes (a Wikipédia informa haver 423 de acordo com o Censo 2002) e busca 145 famílias dispostas a irem viver no local, para juntas formarem uma comunidade em um dos últimos cantos intocados do planeta.
Em entrevista à agência de notícias EFE, Alfonso Simunovic, prefeito da localidade, disse que no último fim de semana foram registrados 1.600 pedidos de informação sobre a ‘nova colonização’ por e-mail.
Ele estima que em dois anos, Timaukel deverá estar preparada para cerca de 700 habitantes, os quais terão terrenos de 450m² para construírem suas casas. As condições para conseguir o terreno ainda não foram apresentadas, mas de acordo com o prefeito, os interessados deverão apresentar projetos de turismo, comércio e serviços que possam garantir um futuro sustentável para a cidade.

Área de Porvenir, capital da Terra do Fogo. Novas casas seguirão o estilo das construções locais, com casas de madeira | Foto: James Byrum.
Área de Porvenir, capital da Terra do Fogo. Novas casas seguirão o estilo das construções locais, com casas de madeira | Foto: James Byrum.

A nova cidade ficará a cerca de 2.700Km de Santiago e a cerca de 150Km de Porvenir, a capital da província da Terra do Fogo e a 450Km de Punta Arenas, cruzando o Estreito de Magalhães.

Região onde está a cidade | Reprodução Google Mapas.
Região onde está a cidade | Reprodução Google Mapas.

Hoje Timaukel possui uma pequena escola, uma delegacia, um aeroporto e uma estrada de terra “em bom estado”.
Os interessados devem enviar os projetos para o e-mail munitimaukel@gmail.com para que sejam avaliados pelo Conselho Municipal local.
Moradores da Terra do Fogo terão preferência para obtenção das licenças as quais serão oferecidas a famílias de outras regiões do Chile ou estrangeiras caso não haja o número suficiente de fueguinos (moradores da Terra do Fogo) interessados.

Com informações de EFE/Veja, PlataformaUrbana.cl e Wikipédia.
A foto a home é da região do Parque Nacional Torres del Paine e de autoria de Bill Hertha.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

3 comentários em “Paraíso na Patagônia chilena procura ‘colonizadores’”

  1. Bom dia,

    Meu nome é David Ackley,estou interessado em ir para essa cidade gostaria de mas informações e onde eu possa tá mim cadastrando para poder ser selecionado sou solteiro,mas para ter a oportunidade de sair deste lixo de país Brasil,caso até para ganhar o visto permanente,quem puder mim ajudar agradeço,sonho desde criança com o chile,tenho familiares na venezuela e na bolivia mas esses dois países não servem para mim,procuro algo menos civilizado e uma região mas remoto do mundo onde pessoas que vão morar tenham cultura e não seja pessoas futeis como a maioria dos Brasileiros. agradeço se alguêm fazer contato comigo.

    Responder

Deixe um comentário