Parque da Serra dos Órgãos seleciona voluntários


Estão abertas as inscrições para voluntários que queiram participar do Programa de Monitoramento da Biodiversidade no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em 2020. As atividades fazem parte do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem por objetivo envolver a sociedade no cuidado com o meio ambiente, por meio da participação nas atividades cotidianas das unidades de conservação federais.

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade – Programa Monitora – é um projeto de abrangência nacional que avalia e acompanha o estado de saúde ambiental das áreas protegidas. Anualmente, as unidades de conservação participantes do programa monitoram alguns indicadores biológicos que ajudam a compreender se as áreas estão bem conservadas. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, os voluntários selecionados vão auxiliar a equipe a monitorar mamíferos, aves e borboletas.

dedodedeus brunaprado mtur

Pedra do Dedo de Deus, um dos cartões postais do parque | Foto: Bruna Prado/MTur.

Para participar do programa não é necessário ter experiência prévia, mas é preciso gostar de atividades ao ar livre e ter muita disposição para encarar até 8 quilômetros diários de caminhada nas trilhas do parque, além de não ter medo de manusear insetos. As atividades serão realizadas em Teresópolis (RJ) e Petrópolis (RJ) em três períodos: de 16 a 27 de março, de 28 de março a 12 de abril, e de 13 a 24 de abril de 2020. Os voluntários selecionados receberão treinamento para realizar as atividades, e ficarão hospedados no parque durante o período de trabalho.

parnaserradosorgaos arquivoicmbio

Voluntários vão ajudar equipe a monitorar mamíferos, aves e borboletas na unidade | Foto: Acervo/ICMBio.

As inscrições vão até o dia 07 de fevereiro, e devem ser feitas pelo Portal do Voluntariado do ICMBio, no endereço http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario.

Texto: Comunicação ICMbio.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo