Parque da Serra dos Órgãos seleciona voluntários

Estão abertas as inscrições para voluntários que queiram participar do Programa de Monitoramento da Biodiversidade no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em 2020. As atividades fazem parte do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem por objetivo envolver a sociedade no cuidado com o meio ambiente, por meio da participação nas atividades cotidianas das unidades de conservação federais.

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade – Programa Monitora – é um projeto de abrangência nacional que avalia e acompanha o estado de saúde ambiental das áreas protegidas. Anualmente, as unidades de conservação participantes do programa monitoram alguns indicadores biológicos que ajudam a compreender se as áreas estão bem conservadas. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, os voluntários selecionados vão auxiliar a equipe a monitorar mamíferos, aves e borboletas.

dedodedeus brunaprado mtur
Pedra do Dedo de Deus, um dos cartões postais do parque | Foto: Bruna Prado/MTur.

Para participar do programa não é necessário ter experiência prévia, mas é preciso gostar de atividades ao ar livre e ter muita disposição para encarar até 8 quilômetros diários de caminhada nas trilhas do parque, além de não ter medo de manusear insetos. As atividades serão realizadas em Teresópolis (RJ) e Petrópolis (RJ) em três períodos: de 16 a 27 de março, de 28 de março a 12 de abril, e de 13 a 24 de abril de 2020. Os voluntários selecionados receberão treinamento para realizar as atividades, e ficarão hospedados no parque durante o período de trabalho.

parnaserradosorgaos arquivoicmbio
Voluntários vão ajudar equipe a monitorar mamíferos, aves e borboletas na unidade | Foto: Acervo/ICMBio.

As inscrições vão até o dia 07 de fevereiro, e devem ser feitas pelo Portal do Voluntariado do ICMBio, no endereço http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario.

Texto: Comunicação ICMbio.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário