Parque do Ibitipoca completa 44 anos e tem programação especial

Localizado em Lima Duarte (MG), o Parque Estadual do Ibitipoca completa 44 anos hoje (04/07) e para comemorar julho e agosto terão eventos especiais. Em julho, o distrito de Conceição do Ibitipoca, que vive do turismo gerado pelo parque abrigará os festivais de forró (dias 14, 15 e 16) e de jazz (dias 28 e 29). Já em agosto, nos dias 5 e 6 acontece o Ibitipoca Off Road  e nos dias 25 e 26 o festival de Blues, o Ibitipoca Blues.

As principais atrações do parque são as grutas, montanhas e cachoeiras. Escolha um dos roteiros e prepare-se para longas caminhadas, vistas deslumbrantes e banhos refrescantes de cachoeira. O roteiro mais longo é do Janela do Céu com percurso total de 16 Km. Ao longo da trilha, os turistas encontram o Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico do Ibitipoca, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Janela do Céu – que dá nome à rota – e Rio Vermelho.

Se a escolha for pelo roteiro Pico do Pião, o percurso será de 11 Km, passando pela Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Pico do Pião e Ruínas da Capela no Pico do Pião. O roteiro das Águas é o mais curto, com 5 km de caminhada pelo Lago dos Espelhos, Lago Negro, Prainha, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Rio do Salto.

04 07 17 parque ibitipoca credito leonardocosta
Rio do Salto | Foto: Leonardo Costa/Ascom MTur.

As vilas do entorno do parque guardam outros atrativos. Em Souza, distante 30 Km de Conceição do Ibitipoca, tem passeio de bote e caiaque no Rio Grande. Já a Vila dos Moreiras, a 12 Km de Conceição do Ibitipoca, tem a parte baixa da Cachoeira Janela do Céu e a Serra da Água Santa. E Conceição, vila “base” para os passeios pela região ostenta ruas de pedras e casario colorido, além de concentrar as principais opções de hospedagem e alimentação com pousadas, bares, restaurantes, bistrôs e lojas de artesanato. O vilarejo tipicamente mineiro tem sotaques variados e é embalado por diferentes ritmos musicais (MPB, Rock, Pop Rock, Blues e Forró).
A biodiversidade e a beleza cênica de Ibitipoca fizeram do vilarejo um dos locais turísticos mais visitados nas montanhas de Minas Gerais. Roots e isolado, o distrito está a 90 Km de Juiz de Fora, 260 Km até o Rio de Janeiro e 360 Km de Belo Horizonte. Ah! Não cometa a heresia de sair de lá sem tomar um café com pão de queijo e beber uma cachacinha.

Mais sobre o parque

1.488 hectares no alto da Serra do Ibitipoca (uma extensão da Serra da Mantiqueira) fazem parte do parque estadual, que concentra a maioria dos atrativos naturais da região. Nele, o limite diário é de 300 visitantes em dias úteis e de até 800 nos finais de semana e feriados. Além das hospedagens do entorno é permitido acampar dentro do parque em áreas com infraestrutura de restaurante, lanchonete e banheiros.
O destino atrai mochileiros de todas as partes. Cariocas representam 50% dos visitantes e a outra metade é dividida entre os demais estados, sendo São Paulo e Minas Gerais os grandes emissores de turistas. Visitantes internacionais também já descobriram o local.
Mais informações sobre o parque podem ser obtidas na página da unidade no Facebook.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário