O Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, está aberto à visitação. A informação foi divulgada há pouco pela página oficial da unidade no Facebook. Somente o atrativo natural “Janela do Céu” segue fechado desde o último dia 29. Estão abertos à visitação atrativos do circuito (Cachoeirinha e grutas).
De acordo com comunicado feito pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) no último dia 28, Minas Gerais terá 11 parques fechados “momentaneamente” devido a “problemas administrativos e estruturais”, mas o do Ibitipoca não está na lista oficial do Instituto, informação diferente da veiculada no último dia 01, pela Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).

Viajante na “Janela do Céu”, monumento natural cujo acesso está proibido | Foto: LuHarumi/Arquivo pessoal.
De acordo com a Amda, o fechamento dos parques se deve ao atraso de quase três meses no pagamento do salário de guardas-parque contratados por uma empresa terceirizada. Além disso, desde o final de 2015 o FGTS deles não é recolhido, há casos de férias vencidas e que há dois anos não foram pagas.
O fechamento dos parques traz sérios impactos econômicos para as comunidades próximas às unidades e prejudica também as atividades de educação ambiental.
Abaixo, as unidades que estão com serviços momentaneamente suspensos segundo o IEF:
– Parque Estadual do Pau Furado
– Parque Estadual Lapa Grande
– Parque Estadual do Rio Preto
– Parque Estadual do Itambé
– Parque Estadual da Serra Negra
– Parque Estadual da Serra do Intendente
– Parque Estadual do Biribiri
– Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes
– Monumento Natural da Várzea do Lageado e Serra do Raio
– Estação Ecológica de Acauã
– Estação Ecológica da Mata dos Ausentes
Nota: Já atualizamos o post no qual noticiamos o fechamento dos 11 parques, mas que tinha em sua lista o Parque Estadual do Ibitipoca, conforme divulgou a Amda.

