Parque Nacional da Chapada Diamantina reabre parcialmente neste sábado

No próximo sábado, dia 21, o Parque Nacional da Chapada Diamantina inicia a sua primeira fase de reabertura gradual da visitação. Será permitida a entrada a alguns atrativos mediante o cumprimento de protocolos sanitários. As informações são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo a Secretaria de Turismo (Setur) da Bahia, os municípios de Lençóis e Mucugê (já reabertos) foram os primeiros da região a retomar as atividades, com empreendimentos também seguindo protocolos de biossegurança. “Os protocolos contemplam os segmentos de hospedagem, alimentação, agências de receptivo, atrativos e transportes turísticos, acampamentos e guias/condutores e foram elaborados de forma a abranger os vários segmentos do turismo na Chapada Diamantina.”
Para evitar aglomerações e ajudar no controle do fluxo de visitantes, o ICMBio utilizará uma plataforma para agendamento prévio das visitas (https://janoo.com.br/), que permitirá identificar quais atrativos estão sendo mais procurados na data escolhida. De acordo com a analista ambiental Marcela de Marins, “a colaboração de condutores e visitantes na utilização da plataforma será muito importante para o monitoramento da visitação”.

Atrativos autorizados

O ICMBio informa que estarão abertas para visitação as cachoeiras do Sossego, Ribeirão do Meio, Capivari, Mixila, Palmital e a trilha Pai Inácio-Barro Branco.
Ao todo, 34 cidades turísticas fazem parte da região. Por enquanto ICMBio e seis municípios do entorno do Parque Nacional vem dialogando “para definir em que momento e de que forma as trilhas e atrativos serão reabertos, procurando conciliar a estratégia de combate à Covid-19 dos municípios e as demandas de visitação.”

vistadecimadomorrodopaiinacio gleidsonsantosMtur
Vista de cima do Morro do Pai Inácio, um dos cartões-postais do Parque Nacional da Chapada Diamantina | Foto: Gleidson Santos/MTur.

Regras de segurança sanitária

Para entrar no Parque Nacional da Chapada Diamantina será obrigatório seguir os seguintes protocolos sanitários:

– Uso de máscara;
– Grupos de no máximo 10 pessoas, incluindo o condutor;
– Manter distanciamento de 2m de outros visitantes;
– Higienizar as mãos com álcool em gel 70% em cada parada ou logo após trechos que necessitem utilizar as mãos, como “escalaminhadas”;
– Resíduos contaminantes, como máscaras, devem ser embalados e descartados fora do Parque Nacional seguindo as normas municipais.

“Os protocolos desenvolvidos para a Chapada Diamantina contam com uma série de diferenciais, tendo em vista as especificidades de cada atividade. As práticas aquáticas, cicloturismo, observação da vida silvestre, rapel e espeleoturismo (visitação a cavernas), por exemplo, implicam em cuidados especiais como o não compartilhamento de máquinas fotográficas, uso de cajados para apoio durante caminhadas e escaladas, produtos especiais para desinfecção de objetos como binóculos e limpeza de utensílios alugados. As orientações incluem ainda cuidados para o contato com as comunidades tradicionais, a fim de evitar o aumento da disseminação do novo coronavírus”, frisa comunicado da Setur.

Alguns dos atrativos mais visitados do parque nacional permanecerão fechados nesta primeira fase de reabertura: Trilha Lençóis-Cachoeira da Fumaça, Gruta do Lapão, Trilha Capão-Lençóis, Roncador e Trilha da cachoeira Fundão e 21.

Mais detalhes das normas de reabertura gradual da visitação ao Parque Nacional da Chapada diamantina podem ser conferidas no https://www.gov.br/icmbio/pt-br/caderno_normas_reabertura_final.pdf

Com informações do ICMBio e da Setur Bahia.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário