Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é reaberto


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabriu no último dia 12, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Mato Grosso.
Por enquanto a reabertura se dá de forma gradual e com restrições. Neste momento por exemplo, não haverá acesso a banheiros e bebedouros e é preciso agendar a visita com até 12 horas do dia anterior ao passeio. O agendamento deve ser feito através do site https://www.gov.br/pt-br/servicos/visitar-unidades-de-conservacao-federais . O parque também disponibiliza um e-mail para dúvidas: [email protected]
O uso de máscara é obrigatório durante toda a visitação. É importantíssimo que o visitante leve sua própria garrafa d’água (já que não haverá acesso aos bebedouros) e álcool em gel.

Atrativos reabertos

Nesta primeira etapa serão reabertos os atrativos Véu de Noiva, Cidade de Pedras, Vale do Rio Claro e Morro de São Jerônimo. Conforme divulgou o ICMBio, as regras para os atrativos reabertos são as seguintes:

Véu de Noiva: redução da capacidade para 70% da média de público diário. De segunda a sexta, serão 300 pessoas/dia e finais de semana e feriados 500 pessoas/dia. Para o Véu de Noiva não será necessário fazer agendamento. O funcionamento será das 10h às 16h.
Cidade de Pedra: redução de 50% da capacidade diária. Os grupos continuam sendo de 6 pessoas. Cabe ao condutor orientar o visitante e evitar que os grupos se encontrem nos pontos de parada do atrativo.
Vale do Rio Claro: a capacidade diária será mantida, porém os grupos serão reduzidos para 6 pessoas. Cabe ao condutor orientar o visitante e evitar que os grupos se encontrem nos pontos de parada do atrativo.
São Jerônimo: como os encontros no atrativo são mais raros, ficará mantida a capacidade diária, assim como o tamanho dos grupos.”

veudanoiva guimaraes FlavioAndreMTur

Vista aérea da Véu da Noiva | Foto: Flávio André/MTur.

A Chapada dos Guimarães tem diversos atrativos naturais como cachoeiras, nascentes, lagoas, cavernas e sítios arqueológicos e paleontológicos. A área do Parque Nacional criado em 1989 é de 32.630 ha. Mais informações sobre o parque (atrativos, como chegar, melhor época para visitar etc) podem ser conferidas no https://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante.html

cuibachapadadosguimaraes

De Cuiabá até a entrada principal do parque são 50Km. Se o ponto de partida for a cidade de Chapada dos Guimarães, a entrada está a 11Km de distância | Foto: Reprodução/Google Mapas.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo