Parque Nacional da Serra dos Órgãos é reaberto


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou hoje (14) a reabertura do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). A retomada das atividades será “gradual obedecendo todas as orientações e medidas de prevenção, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).”, informa.
A visitação ao Complexo do Dedo de Deus foi reaberta e terá acesso reduzido e permitido somente com agendamento prévio. O interessado em conhecer o complexo deverá enviar o Termo de Conhecimento de Riscos e Normas (TCRN) disponível no https://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/images/stories/Termo_de_conhecimento_de_riscos_Montanha_2019_v1.pdf  para o e-mail [email protected] com antecedência mínima de 48 horas da visita e só deverá se deslocar para a visitação após receber a confirmação da vaga e de agendamento para o atrativo escolhido.

dedodedeus parnaso brunaprado mtur

Dedo de Deus | Foto: Bruna Prado/MTur.

O acesso ao Escalavrado será permitido para grupos de até 6 integrantes, com limite diário de 40 pessoas.
O acesso aos atrativos Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora e Cabeça de Peixe serão permitidos para grupos de até 3 pessoas, com limite diário de 12 visitantes para cada uma dessas montanhas.

Para esta unidade, o ICMBio decidiu adotar o distanciamento mínimo de 5 metros por pessoa quando em deslocamento na trilha, além do uso de máscara de proteção. O visitante deve utilizar seus próprios equipamentos para as atividades de montanha e utilizar tubo para acondicionamento de dejetos, em caso de necessidade, dada a indisponibilidade de banheiros. Todo resíduo produzido durante a vista ao parque nacional deve ser descartado adequadamente fora da unidade de conservação.

O instituto alerta ainda que poderão visitar os atrativos do parque somente aquelas pessoas que estejam saudáveis e que não tenham tido sintomas de covid-19 nos últimos 14 dias, nem tido contato com pessoas com suspeita de contaminação.

“Todas as áreas acessadas neste Complexo e suas áreas adjacentes são áreas de escaladas em rocha, incluindo o Escalavrado, cuja via normal tem um nível de dificuldade mais baixo do que as outras montanhas.

Para a ascensão dessas montanhas, é necessário ler e seguir as recomendações elaboradas pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), acesse aqui. “, frisa.

Com informações do ICMBio.

Nota: Antes de planejar sua viagem a este destino informe-se sobre ele através do noticiário (uma dica é escrever o nome do destino no Google e clicar em ‘notícias') e confirme se ele segue aberto (eventualmente ele pode ser fechado novamente, haja vista que a pandemia não acabou) e quais regras devem ser seguidas.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo