Parques Nacionais devem reabrir para visitação a partir de hoje (26)


[Atualizado às 11h55 de 27/08/2020 para acréscimo de informações*]

As unidades de conservação federais deverão ser abertas para visitação pública a partir desta quarta-feira (26). A determinação de reabertura foi do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e publicada no Diário Oficial da União hoje (26). As informações são da Agência Brasil.
Segundo a agência, o documento indica que a reabertura será gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitárias estabelecidos pelos estados e cidades em que se encontra determinado parque nacional. Para as unidades de conservação que estejam sob concessão, a volta da visitação deverá ser pactuada entre a concessionária e o concedente.
Ainda de acordo com a publicação, as medidas se aplicam a todos os prestadores de serviços, agências e operadores de turismo que atuam na unidade.
Aqui é possível conferir quais parques já estão abertos e as regras estabelecidas pelo ICMBio.

canionfortaleza renatosoares mtur

Vista do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral | Foto: Renato Soares/MTur.

Prevenções

Além das regras determinadas por estados e municípios, as atividades a serem realizadas nos parques nacionais devem observar as seguintes medidas de prevenção:

“1 – Usar obrigatoriamente máscara de proteção facial, ainda que artesanal, cobrindo a região do nariz e boca, durante todo o período que estiver no interior da unidade de conservação.

2 – Disponibilizar álcool gel 70% ou produto de higienização para as mãos nas estruturas abertas à visitação e nos transportes terrestres e aquaviários, por meio dos operadores e prestadores de serviços.

3 – Para os atrativos que constituem a obrigatoriedade de uso de algum equipamento de proteção individual – EPI, estes não poderão ser compartilhados sem a higienização e desinfecção dos equipamentos.

4 – Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível.

5 – Promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes de uso comum.

6 – Remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta.

7 – Estimular e priorizar a venda online de ingressos, serviços e/ou agendamentos, ou organizar o atendimento em filas para evitar aglomerações, considerando a marcação no piso com distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

8 – Manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre os sofás, mesas, cadeiras e bancos dos espaços comuns.

9 – Proceder a higienização e desinfecção de objetos (inclusive cardápios) e superfícies comuns, como as mesas e cadeiras após cada utilização.

10 – As máquinas de débito e crédito devem estar fixas ou envelopadas com filme plástico e desinfetadas após cada uso.

11 – Os transportes terrestres e aquaviário de visitantes deverão priorizar a ventilação natural. Ao final de cada viagem, promover a limpeza e desinfecção dos veículos.

12 – Respeitar a capacidade de transporte de cada tipo de veículo e evitar superlotação e/ou aglomeração.”

Com informações da Agência Brasil.

*Em nota (imagem abaixo) o ICMBio afirmou que irá informar semanalmente em seus canais de comunicação quais Unidades de Conservação serão reabertas e sob quais condições.

notaicmbio reaberturaparquesnacionais

Foto: Reprodução.

Nota: Antes de planejar sua viagem a quaisquer destinos (das cidades base para os parques nacionais, as de entrada ou as de seu entorno) informe-se sobre eles através do noticiário (uma dica é escrever o nome do destino no Google e clicar em ‘notícias') e confirme se eles seguem abertos (eventualmente eles podem ser fechados novamente, haja vista que a pandemia não acabou) e quais regras devem ser seguidas.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo