Por que conhecer La Paz?

Sério que você gostou de La Paz? Alguns me dizem. Sim, eu respondo, e não foi pouco não! La Paz esta cercada pela Cordilheira dos Andes, o que dá um charme todo especial para a cidade e ainda tem uma cultura muito peculiar presente em cada canto.

Um misto de pobreza com riqueza cultural, de bagunça que acaba virando beleza, algo que nem sei explicar, que só estando lá mesmo para entender a beleza exótica que há na maior cidade da Bolívia.

14-2

La Paz não é só a cidade mais populosa da Bolívia com aproximadamente 2 MM de habitantes, é também uma das mais altas do mundo, estando a 3.660 metros de altitude. Poucos sabem, mas La Paz mesmo com a sede do governo desde 1868 não é a capital do país, ficando este papel a cidade de Sucre.

A primeira vista nos assustamos com a desorganização, pobreza e o tráfego (como buzinam rs), mas é só observar com mais calma que nos encantamos com o cenário de fundo da cidade rodeado pela majestosa Cordilheira dos Andes, e todo aquele “bagunção” começa a criar forma e nos encantar pela sua identidade cultural tão específica, e o melhor, a Bolívia é um pais super barato seja para comer, beber, comprar roupa etc.. Se for, refaça o seu guarda roupa de inverno.

Com isso, gostaria de citar 6 lugares imperdíveis para se conhecer nesta cidade Boliviana.

1- Plaza Murillo.

Uma praça colorida, cheia de pombos e história. É aqui que está a sede do Governo, com palácios e belas arquiteturas. Além do marco zero, onde a cidade realmente se originou.

5

Foto: De frente ao palácio com este mundarel de pombos..rs

9

Foto: Este é o marco zero. La paz nasceu aqui, em frente a praça Murillo.

2- Calle Jaen.

Esta é a rua mais charmosa da cidade, toda no estilo colonial e com casas bem preservadas, o que fará você se sentir voltar no tempo, e ao mesmo tempo estar em outro lugar.

12

Foto: Calle Jaén – Rua preservada no estilo colonial no centro da cidade.

14

3- Igreja São Francisco.

Um dos marcos da cidade e também uma das mais belas arquiteturas. É aqui na frente, nos vendedores, nas apresentações e na movimentação do dia a dia que você entenderá a alma da cidade.

24

Foto: Igreja São Francisco: Construída no século XVIII, é o principal monumento da época colonial na cidade.

4- Mirante Kili Kili

O melhor lugar para admirar este “bagunção” todo do alto e entender porque La Paz pode ser encantadora.

2

5- Calle de las Bruja

Esta é uma rua muito exótica no centro de La Paz que se encontra de tudo, não só souvenirs. Para mim, o lugar mais interessante e cheio de vida em La Paz. Um dos melhores passeios para se fazer aqui é andar por estas ruelas e explorar ao máximo tudo que seus olhos conseguirem ver.

18

Foto: Na rua dos mercado de las Brujas (Mercado das bruxas) há venda de produtos para cerimonias e rituais como la Chálla e as oferendas para Pachamama (mãe terra).

17

Foto: Também no mercado das Bruxas encontramos todos os produtos derivados de coca: balas, chás etc… normal para os paises andinos.

15

Foto: Fetos de Llamas na rua das bruxas – Dizem que vem de aborto natural.

21

Foto: O feto de lhama é um dos mais populares e disputados no mercado das brujas. “O feto de lhama serve para dar sorte no trabalho, em viagens ou na casa nova”, explicou uma das vendedora. É uma oferenda à Mãe Terra, cultuada pelos povos indígenas. – Eu devia ter comprado um para este mochilão rs rs rs.

30

Foto: As Cholas chamam a atenção e despertam a curiosidade de qualquer forasteiro.O termo tinha conotação  pejorativa e se referia às mulheres nativas aimarás  que, ao se mudarem para a cidade grande, esqueciam as tradições e costumes de seus antepassados e se rendiam ao estilo de vida dos mestiços urbanos. Hoje esse visual está relacionado ao orgulho que essas mulheres tem de sua identidade indígena.

6- Valle de la Luna

A 11 km da cidade esta o Valle de La Luna. Um lugar bem interessante, que vale a pena conhecer. Em uma hora pode-se conhecer as esculturas formadas pela natureza (vento e água), interessante demais!

7-2

Que saber mais? No blog www.queromochilar.com.br tem mais dicas e informações sobre a cidade.

Acesse o link e saiba mais: Roteiro La Paz.

Dica de ouro: Pertinho de La Paz esta o lago mais alto do mundo, o Titicaca, na simpática Copacabana. O Quero Mochilar tem um roteiro prontinho de dois dias cheio de dicas por lá.

Acesse o link e saiba mais: Roteiro Copacabana.

Deixe um comentário