Praias paulistas terão restrições a partir de amanhã


A partir da meia-noite (06/03) começam a valer as regras da ‘Fase Vermelha’ do Plano SP, estratégia do governo de São Paulo no combate à covid-19 em todas as regiões do estado, o que inclui os municípios do litoral e alguns prefeitos já anunciam restrições para impedir aglomerações nas praias. Levantamos informações sobre as principais.
Santos informou que será proibido colocar cadeiras e guarda-sóis na areia e a presença de ambulantes. Somente a prática de esportes individuais como corrida e caminhada.
O mesmo ocorre com São Vicente, estando as praias abertas somente para atividades físicas individuais. Em nota a prefeitura ressalta o pedido para que as pessoas evitem aglomerações, respeitem o distanciamento social e usem máscara.
A cidade do Guarujá segue as mesmas orientações acrescentando que irá implementar barreiras sanitárias na cidade, com aferição da temperatura dos ocupantes dos veículos. Se a temperatura for igual ou superior a 37,5°C a entrada não será permitida. Também foi imposto “toque de restrição das 20h às 5h” na cidade.
São Sebastião também proibirá guarda-sóis e cadeiras nas praias, tanto de particulares quanto as instaladas por restaurantes, hotéis ou condomínios.

Ubatuba divulgou hoje (5) que as praias da cidade também terão acesso restrito a partir de amanhã (6). “A instalação de cadeiras, guarda-sóis, tendas e similares na faixa de areia e calçadão está proibida. O acesso só é permitido para as práticas esportivas individuais.” O comércio ambulante também não será liberado.
Em live feita ontem, a prefeita Flávia Pascoal (PL) pediu que os turistas não visitem Ubatuba nos próximos 15 dias. “Estamos enfrentando um período difícil e sério da mutação do vírus. Essa nova variante tem trazido muita preocupação para o estado como um todo e nós temos a obrigação de aderir à fase vermelha diante da determinação do Estado de São Paulo”, afirmou.
“Outras ações para conter a vinda de turistas e veranistas incluem a suspensão de emissão de senhas de acesso de vans e ônibus de turismo e das senhas já emitidas (que poderão ser remarcadas para outra data) e a montagem de barreiras sanitárias orientativas no acesso à cidade.”, diz texto divulgado pela prefeitura.

A prefeitura de Caraguatatuba publicou em sua página no Facebook sobre a Fase Vermelha do Plano SP. “Atenção Caraguatatuba”.
Bertioga já adota a restrição de circulação das 23h às 5h desde 26 de fevereiro, mas ainda não divulgou as medidas que serão adotadas especificamente nas praias, neste período de entrada na Fase Vermelha. Ilhabela também ainda não divulgou que medidas adotará especificamente nas praias.
De acordo com informações do Portal Costa Norte (em matéria publicada ontem) Praia Grande e Mongaguá “ainda não confirmaram nem adesão às restrições”.

Abaixo estão os sites das prefeituras das cidades que fazem parte do litoral paulista onde é possível pesquisar e ou encontrar os canais para mais informações:

Santos: https://www.santos.sp.gov.br/
São Vicente: http://www.saovicente.sp.gov.br/
Praia Grande: http://www.praiagrande.sp.gov.br/
Guarujá: https://www.guaruja.sp.gov.br/
Cubatão: http://www.cubatao.sp.gov.br/
Caraguatatuba: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/
Itanhaém: http://www.itanhaem.sp.gov.br/
Ubatuba: https://www.ubatuba.sp.gov.br/
São Sebastião: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/
Peruíbe: http://www.peruibe3.sp.gov.br/
Bertioga: http://www.bertioga.sp.gov.br/
Mongaguá: https://mongagua.sp.gov.br/
Ilhabela: https://www.ilhabela.sp.gov.br/
Iguape: https://www.iguape.sp.gov.br/
Cananéia: https://cananeia.sp.gov.br/
Ilha Comprida: https://www.ilhacomprida.sp.gov.br/

ilhassaosebastiao rogeriocassimiro mtur

Vista de área de São Sebastião | Foto: Rogério Cassimiro/MTur.

O que é liberado e não liberado na Fase Vermelha

Na Fase Vermelha do Plano SP somente atividades essenciais estão permitidas. Farmácias, mercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, pet shops, bancos, serviços de hotelaria e transporte coletivo, além de atividades religiosas podem funcionar (com regras de segurança sanitária). Serviços de delivery/entregas também estão liberados.
Quaisquer atividades que gerem aglomeração (shows, eventos, convenções, atividades culturais etc), academias, salões de beleza e barbearias, shoppings e comércio em geral não estão liberados. Bares e restaurantes também não podem funcionar, mas podem trabalhar com o serviço de entrega.
As 82 unidades do Poupatempo no Estado estarão fechadas.
Todo o estado de São Paulo entrará na Fase Vermelha pelo menos até o dia 19 de março de 2021, conforme anunciou o governador João Dória no último dia 3.

NOTA: As cidades têm acompanhado os casos dia a dia, portanto costumam agir conforme estes dados o que faz com que as regras possam mudar repentinamente, daí a importância de estar informado sobre, acompanhando o noticiário e comunicados oficiais.
Você também pode buscar o nome da cidade no Google e clicar em “notícias”. O resultado costuma trazer as informações mais recentes.

Com informações da Agência Brasil, Portal Costa Norte, Prefeitura Municipal de Ubatuba e Governo do Estado de São Paulo.


Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo