Precisamos falar sobre a Temporada de Furacões

Olá pessoal! Eu sou a Karen Peressuti e escrevo sobre viagens e experiencias no blog Férias pra OntemHoje, devido ao grande problema que foi o Furacão Irma, não vou falar de um assunto muito legal, mas que precisa ser falado: A Temporada de Furacões no Caribe e nos Estados Unidos.

Furacão Irma
Furacão Irma – Foto: Divulgação NASA

Primeiramente: O que é um Furacão?

Segundo o INMET, Instituto Nacional de Meteorologia, um furacão é o “nome dado a um ciclone tropical de núcleo quente, com ventos contínuos de 118 quilômetros por hora, ou mais, no Oceano Atlântico Norte, mar caribenho, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico. Este mesmo ciclone tropical é conhecido como tufão no Pacífico ocidental e como ciclone no Oceano Índico”.

Quando eles ocorrem?

O período oficial da temporada de furacões no Atlântico é de 1º de junho a 30 de novembro. Embora haja chances de furacões ocorrerem em qualquer época do ano, esses meses concentram cerca de 97% das atividades tropicais ocorridas entre 1851 e 2013. 

Dentro da temporada de furacões, as maiores atividades ocorrem entre agosto e outubro, especialmente em setembro. Nesses três meses, há a concentração média de 78% das tempestades tropicais, 87% dos furacões de categorias 1 e 2 (mais fracas) e 96% de categorias 3, 4 e 5 (mais fortes) de todo o ano. As atividades mais frequentes acontecem no início ao meio de setembro.

Quais os lugares MAIS atingidos por furacões?

Segundo o site Hurricanes City, as seguintes cidades e ilhas abaixo foram as mais atingidas apenas por furacões entre 1871 e 2017.

  1. Cape Hatteras, North Carolina
  2. Morehead City, North Carolina
  3. Grand Bahama Island, Bahamas
  4. Cayman Islands
  5. Wilmington, North Carolina
  6. Great Abaco Island, Bahamas
  7. Bermuda
  8. Andros Island, Bahamas
  9. Boca Raton, Florida
  10. Savannah, Georgia
  11. Sable Island, Nova Scotia
  12. Miami, Florida
  13. Myrtle Beach, South Carolina
  14. Hollywood, Florida
  15. Boynton Beach, Florida
  16. Spring Hill, Florida
  17. Tarpon Springs, Florida
  18. Eleuthera Island, Bahamas
  19. Isle of Youth, Cuba
  20. Palm Beach,Florida

Quais os lugares MENOS atingidos por furacões no Caribe?

São as ilhas na porção sul do Caribe. Entre os locais raramente afetados por furacões estão:

  1. Aruba
  2. Curaçao
  3. Bonaire
  4. San Andrés
  5. Grenada
  6. Trinidad e Tobago 
  7. A costa de países como Venezuela e Colômbia.
  8. As ilhas no oeste do Caribe também tendem a ser menos afetadas do que as ilhas no lado leste. 

Visitar ou não visitar esses lugares nesse período?

Como esses períodos normalmente são de baixa temporada nesses locais, a sua viagem irá ficar mais barata e o seu destino não estará tão lotado.

Estatisticamente falando, as chances de um furacão passar enquanto você está viajando são muito baixas. Mesmo viajando em setembro, o mês com mais ocorrências e visitando uma área suscetível a furacões, as chances não são grandes. Porém você precisa estar atento! Quando eu fui para Punta Cana, eu encontrei o site National Hurricane Center que te dá alguma noção se tempestades tropicais ou depressões podem virar um furacão. Também diz como estão os furacões atuais, mostrando a sua rota e força.

Agora a resposta da pergunta acima é: Eu acredito que seja melhor evitar os meses com maior probabilidade (agosto, setembro, outubro). Tirando esses meses eu acho mais tranquilo (de acordo com todas as informações acima). Mas caso queira ir mesmo assim, não diga que eu não te avisei…

Furacão Irma
Furacão Irma – Foto: Divulgação NASA

Dicas do Consulado do Brasil em Miami.

Informação nunca é demais!
Compartilhe esse post com os seus amigos!

 

Meus sinceros sentimentos a todas as famílias que sofreram e ainda sofrem com o Furacão Irma!

 

Para ver o post completo clique AQUI.

Se você gostou desse post, conheça um pouco mais do blog clicando AQUI ou nas redes sociais abaixo.

 

Redes:

2708 Facebook: @feriaspraontemm
2708 Instagram: @ferias_praontem
2708 Instagram: @karenperessuti
2708 Dubbi: Karen Peressuti
2708 Linkedin: Férias pra Ontem
2708 Bloglovin’: Férias pra Ontem
2708 Blogs Brasil: Férias pra Ontem
2708 Mochila Brasil: Karen Peressuti
2708 Pinterest: Férias pra Ontem

Fonte:Melhores Destinos

Foto do autor

Karen Peressuti (Férias pra Ontem)

Eu sou a Karen Peressuti, moro em Curitiba-PR. Tenho 24 anos e sou formada em Sistemas de Informação pela PUCPR. Bem, Sistemas de Informação não tem nada a ver com viagens ou turismo, mas se não fosse por esse curso eu não teria um bom emprego e não poderia ter feito algumas das viagens citadas aqui. Eu criei o blog em 12/10/2016. E decidi que queria cria-lo porque precisava mudar, estudar algo novo e falar sobre algo que eu amasse. Eu acabei decidindo por esse nome, pois quem nunca no meio do expediente pensou: “PRECISO DE FÉRIAS PRA ONTEM!”? Então… rsrs O intuito do meu blog é contar histórias de gente como a gente, dar dicas pessoais, contar os sentimentos e as histórias que aquela viagem fotografou em nossos corações. Este é um blog com vida e coração! ❤

Deixe um comentário