Que tipo de mochileiro você é?


Para ser mochileiro não há receita e há diversos tipos desses viajantes, de todos os bolsos, idades, profissões… e perfis.
Abaixo listamos alguns com os quais você provavelmente já se deparou ou se identifica.

Diga qual você é e nos ajude a completar a lista!

1 – Mochileiro Mauricinho/Patricinha

Para o trekking uma dúvida cruel: “levo meu Converse ou minha super bota pouco funcional, mas linda e da moda?” (Ele não tem consciência que a bota em questão é pouco funcional).

backpackers

2 – O Neo-hippie

Anda viajando por aí. Domina os trabalhos manuais, artesanais, malabares e afins e não raro uma fumaça diferente está rondando seus rastas. Existentes nos exemplares “chic” e “sujinho”, dizem as más línguas.

os-mochileiros-do-passado-700x400

3 – Mochileiro “Richard*”

É o festeiro, adepto da combinação “música eletrônica, cibercafé, boteco, balada, praia” (de preferência tudo isso junto e que a praia seja paradisíaca).

1907334_10152178003014211_182024031022920331_n

4 – Mochileiro mochileiro

Foge da “vibe” turista como o diabo da cruz (fugindo também dos destinos turísticos de massa, mas se vai à Paris, possivelmente vá ao Louvre e à Torre Eiffel).

Gosta de estar fora do grupo, ainda que sempre acabe junto a outros exemplares da mesma espécie em algum lugar do planeta.

12329368_f1024

5 – O sabático

Nas versões: Profissional liberal (com tempo e dinheiro) e Jovem (sem outro compromisso que o impossibilite) com grande vontade de conhecer o mundo e muita criatividade para fazê-lo economicamente.

Green-Camping-Guide-13

6 – O Urbano

Sua selva preferida é a de asfalto.

IMG_2881

7 – O montanhista

Auto-explicativo.

336157-hiking

8 – Mochileiro-CVC

Na prática ele é mais um turista moderninho, mas para os amigos ele se diz ” mochileiro” – ele é cool!

Comprou uma mochila cara, mas não sabe ao certo como usá-la. Pode até ter uma bota de US$ 600 e por isso tem dó de colocá-la na lama.

Acredita que no topo do Everest deveria haver mais “infraestrutura” para turistas. Alguns têm dificuldade de seguir “regras de convívio” em campings e cozinhas de hostel, por exemplo.

Ele não gosta de organizar a própria viagem, mas entra em fóruns para mochileiros e em grupos do Facebook pra solicitar ” AJUDA URGENTE”, (e nunca ajuda ninguém quando volta da viagem). Ele não gosta de pesquisar e ler muito, o que ele quer mesmo é um pacotinho all inclusive e se encontrar um naquela agência “Super descolada” que o nome começa ou termina com  “Eco” ou “Adventure”, ele compra e vai viajar feliz!

IMG_1777

9 – Mochileiro Assalariado

Trabalha o ano inteiro e só tem 30 dias de férias, e que durante todos os outros 11 meses do ano passa planejando seu mochilão minuciosamente no escritório ou quando chega em casa; tudo para aproveitar cada segundo de cada lugar, independente do lugar ser badalado ou underground. Ele só quer sugar o máximo do destino escolhido… metade do prazer dele é pesquisar e estudar sobre o lugar que escolheu, nas pesquisas ele já começa a “viajar” !  – (Contribuição do viajante Diogo Medeiros)

PikiWiki_Israel_5310_Hasharon_Beach_Herzliya

* Em alusão ao personagem Richard, interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio, no filme A Praia.

Nota: Esse é um texto opinativo (em construção), com alguma dose de humor e não tem nenhuma intenção de desmerecer este ou aquele tipo de indivíduo.

Texto: Claudia Severo de Almeida e Silnei L. Andrade


Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

36 Comentários
  1. O Sábio, aquele que não liga pra companhia pro dinheiro nem como vai ser, sou aquele que confia e obedece a vontade da mãe natureza

  2. Assalariado, com certeza!

  3. Mochileiro Assalariado… kkkkk

  4. Mochileiro-mochileiro com mochileiro assalariado

  5. O meu perfil é uma mistura de Mochileiro-Mochileiro + Mochileiro Assalariado. Esses 30 dias é tudo o que eu tenho.

  6. Mochileiro-mochileiro com certeza!!! Adorei a definição do mochileiro-CVC, tem aos lotes por ai, são frescos, enrolados e ainda querem tirar onda de descolados quando voltam de viagem! rsrs

  7. Richard e sabitico. Já me aventurei este mês em Montevideu é me considero.

  8. Eu acho que sou uma mistura de Richard com Urbano.

  9. Acho que sou o mochileiro-mochileiro com uma mistura de neo-hippie na versão chic HAHAHAHAHA.

  10. Sou uma mistura de "O Neo-hippie" com o "Mochileiro mochileiro"…Adorei! 😉

  11. Sou Mochileiro-Mochileiro com leve toque de Sabático com relação a economia. E já estive ai na Caixaprego senão lá foi muito próximo!

  12. Sou mochileiro mochileiro e sabatico… rsrs achei um barato essas classificações..

  13. Respostas Avatar
    Rutra Oinegue Legnar 19/04/2013 as 19:12

    Mochileiro-mochileiro-sabático.
    srrssr

  14. Nessa época do ano to mais pra "O Montanhista" e "Mochileiro – Mochileiro", mais quando vem chegando o final do ano agente já parte para "Richard" e Neo-Hippie" kkkkkkkkkkk fala ai Nilton da-lhe Trindade e Floripa… / enjoyIt

  15. Haha, acho que estou mais para o urbano.

  16. Gostaria de ser “o sabático” hahaha 🙂

  17. Respostas Avatar
    Douglas Barbosa Quintino 31/03/2013 as 14:34

    n the pra ser só um ahahah.

  18. não sei em qual eu me encaixo, só saberei quando eu me aventurar de verdade pela primeira vez, mas tudo indica que vou ser um mochileiro perdido e sem rumo ;).

  19. richard+mochileiro mochileiro gostaria de juntar aos dois o sabatico.

  20. Sou definitivamente a urbana e – *tapando os ouvidos* – minha mochila é uma mala com rodinhas! Mas nem morta vou de pacote!

  21. Ainda não sei onde me encaixo… Depois de outubro/ 13 volto para relatar.

  22. Mochileiro-mochileiro, hahahah Mas, ultimamente, voltado demais pro urbano… rsrsrs

  23. Respostas Avatar
    Claudia Severo de Almeida 15/03/2013 as 15:19

    Eu queria ser o sabático com Richard hahaha; mas acho que misturo o Mochileiro-Mochileiro com o Urbano 😛

  24. Mochileiro-Mochileiro.

  25. Mochileiro Escoteiro! o

  26. Rapaz, eu me classificaria em três dos citados: mochileiro mochileiro, escoteiro e, pricipalmente, montanhista. : ] Muito legal a matéria.

    Deixe uma Comentário

    Mochileiros.com
    Logo