Santiago retoma normalidade no comércio e transporte, e Chile encerra restrição de deslocamento em vias públicas


A Subsecretaria de Turismo, juntamente com o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), informaram neste domingo (27), que a atividade turística segue operando em grande parte do Chile, com os destinos mais visitados recebendo turistas normalmente, como San Pedro de Atacama, Vale do Elqui, Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Ilha Juan Fernández, Patagônia Chilena e Parque Nacional Torres del Paine, entre outros.

Quanto à situação na capital, Santiago, ambas as entidades afirmam que a normalidade foi retomada. O comércio na cidade foi reaberto e já funciona normalmente, com algumas exceções no centro, onde opera parcialmente. O mesmo vale para o transporte público, que está retomando gradualmente sua operação usual, com a maior parte das estações de metrô funcionando normalmente. Já a hospedagem turística funciona normalmente, com algumas exceções específicas no centro da cidade.

vistasantiago2810

Vista da cidade de Santiago | Foto: Alisha Lubben/Pexels.

Nas cidades de Valparaíso, Concepción, Coquimbo e Rancagua, o comércio e o transporte funcionam normalmente, com algumas poucas alterações.

As entidades declararam ainda que não há mais restrição de deslocamento nas vias públicas , e os principais eventos programados no país em novembro e dezembro estão mantidos.

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, está totalmente operacional, e a programação de voos das companhias aéreas funciona no momento sem alterações. Transfers e táxis de e para o aeroporto voltaram a funcionar normalmente. Todos os demais aeroportos chilenos também estão operando sem alterações.

Quanto aos terminais de ônibus, não há nenhuma alteração no funcionamento.
Ambas as instituições reiteraram a importância do turista ter cautela neste momento. A orientação é a de reunir informações básicas sobre os destinos a serem visitados, além de adotar comportamentos de autocuidado e respeitar as regras estipuladas pelas autoridades locais.

É recomendável entrar em contato com os Escritórios de Informação Turística em caso de dúvidas, usar táxis oficiais nos aeroportos e contratar serviços turísticos legais e registrados no Sernatur.

Links de interesse:

Aeroporto: para saber sobre o reagendamento de voos, consulte os sites de cada uma das companhias aéreas.
Transporte público: consulte o site do Ministério dos Transportes http://www.usuarios.subtrans.gob.cl/
Rede de metrô em Santiago: https://www.metro.cl/
Recomendações e procedimentos para entrar no Chile: consulte o site do Ministério das Relações Exteriores https://minrel.gob.cl/recomendaciones-para-ingresar-a-chile/minrel/2008-06-19/154047.html
Informações turísticas: www.sernatur.cl e https://chile.travel

Nota: Este foi um comunicado emitido pela Assessoria de Imprensa da Sernatur. Ressaltamos que quem está de viagem marcada para o país deve estar atento ao noticiário local (uma opção é criar um alerta no Google, aqui), bem como informar-se com outros viajantes que estejam no Chile (uma das opções são os grupos no Facebook, como o grupo ‘mochileiros', aqui) e acompanhar os links citados acima, que são de órgãos oficiais.

Se você está no Chile e tem informações sobre a situação do local e região onde está, por favor deixe seu comentário abaixo.

Sua saúde no país

Se você tiver algum problema relacionado a saúde enquanto estiver viajando pelo Chile, a “Ley de urgencia en salud” garante atendimento universal em casos de urgência e risco de morte, mas somente até a estabilização do paciente.
Tendo um seguro viagem contratado você terá a garantia de cobrir os gastos que tiver com despesas médicas de urgência e emergência. Os mais completos incluem até assistência odontológica e extensão de internação hospitalar, por exemplo e também outros itens não relacionados a saúde, como cancelamento de viagem, extravio e atraso de bagagem etc.
No https://www.mochileiros.com/blog/seguros-america-do-sul você pode fazer uma cotação com mais de 10 empresas confiáveis com preços especiais. Usando o código MOCHILEIROS5 você ainda ganha 5% de desconto na contratação.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

1 Comentário

    Deixe uma Comentário

    Mochileiros.com
    Logo