São Paulo e Rio têm alta de 20% em demanda por viajantes, segundo pesquisa

O Brasil está em alta como destino de viagens. Pesquisa do Expedia Group analisou o comportamento de mais de 800 milhões de usuários de suas plataformas online em 2019 e elencou as cinco cidades brasileiras mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros. Segundo o levantamento, os dois principais destinos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, tiveram alta de 20% na demanda por viagens em relação a 2018.

rio brunaprado mtur
O monumento Pão de Açúcar e o bondinho | Foto: Bruna Prado/MTur.

Apesar de as duas localidades seguirem no topo da lista, dados do Expedia apontam que os turistas domésticos preferem as capitais, enquanto os estrangeiros buscam, também, municípios turísticos menores. Na lista dos mais procurados pelos visitantes internacionais, Búzios (RJ) e Foz do Iguaçu (PR) aparecem em 3º e 4º lugar, respectivamente. Já entre os turistas nacionais, Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) completam o ranking, ficando na 3ª, 4ª e 5ª posição, respectivamente.

sp rogeriocassimiro mtur
Área do Parque do Ibirapuera com os prédios da região ao fundo | Foto: Rogério Cassimiro/MTur.

O estudo também traçou o perfil dos viajantes e constatou que estrangeiros costumam gastar mais com hospedagem, somando uma diária média US$ 30 maior que a paga pelos brasileiros. Porto de Galinhas (PE), São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu são os destinos com a maior diária média paga por esse público.

Os estrangeiros também planejam os deslocamentos com maior antecedência, fazendo a reserva com uma média de 31 dias antes da viagem, contra 18 dos turistas domésticos. Quanto ao meio utilizado para reservas, turistas de fora do país são mais tradicionais: apenas 22% usam o smartphone. Entre viajantes domésticos, o percentual atinge 41%.

Texto: Vanessa Castro/Ministério do Turismo (Com informações do Expedia).

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário