São Paulo ganha mural que filtra o ar

Você pode já ter visto o belo mural assinado pelo artista Rimon Guimarães, próximo ao Minhocão, em São Paulo mas talvez não saiba que ele foi pintado com uma tinha especial “fotocatalítica”, reconhecida por ajudar a limpar o ar. A informação é do site CicloVivo, especializado em temas relacionados à sustentabilidade.
O mural faz parte do projeto ‘Converse City Forests’, Converse, criadora do tênis All Star.
Segundo o site do projeto, a obra em São Paulo levou 11 dias para ser concluída e o trabalho equivale ao plantio de 750 árvores (informação que inclusive está no próprio mural). De acordo com o CicloVivo, a “tecnologia da tinta fotocatalítica usa a energia da luz para decompor os poluentes atmosféricos nocivos e converte-los em substâncias inofensivas. Qualquer superfície revestida com esta tinta torna-se uma superfície purificadora de ar ativa, que ajuda a proteger as pessoas de gases nocivos. A tinta faz o papel de árvores em lugares que não podem crescer.”

A ideia é pintar mais de 14 mil metros quadrados de murais pelo mundo, o que segundo apurou a publicação equivaleria a aproximadamente o plantio de 40 mil árvores.

O mural

Batizado de “Pindorama“, o mural mostra “a terra, o o vento, a água e o fogo, os quatro elementos adorados pelos índios, além da cobra, do pássaro e do leopardo, considerados animais de poder.”, comenta o site do projeto.
“O pássaro representa o ar; o leopardo simboliza a terra e sua cauda se transforma em uma cobra, representando o submundo que não podemos ver.”, comenta o artista curitibano Rimon Guimarães, que já espalhou sua arte por 27 países.
A artista paulistana Nazura, que colaborou com a obra, destacou a importância de o mural dialogar com o aspecto ambiental, favorecendo o desenvolvimento de mais materiais do tipo. “Eu nunca tinha trabalhado em um mural desta altura e adorei, especialmente porque havia muito sentimento envolvido”, comentou.

pindoramarimonguimaraes
“Pindorama” – Rimon Guimarães | Foto: Divulgação/ConverseCityForests.com

Mais sobre o projeto ‘Converse City Forests’, que até o momento desta publicação tem murais nas cidades de Bangkok (Tailândia), Belgrado (Sérvia), Santiago (Chile), Lima (Peru), Varsóvia (Polônia) e Sydney (Austrália) pode ser conferido no site: https://conversecityforests.com/

Sobre o mural de São Paulo e os artistas no https://conversecityforests.com/city-forests/sao-paulo/ e na matéria do CicloVivo, aqui.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário